Um comentário em “IMAGEM DO DIA: encostando…

  1. Alunos estão sem aula na zona rural de Codó e recursos da educação podem se suspensos, diz vereador
    maio 8th, 2014 correiocodoense

    Em sessão plenária, na última segunda-feira (05), o vereador Rodrigo Figueiredo (PDT) iniciou seu pronunciamento alertando que Codó ainda passa por sérios problemas nos dois setores que ele [vereador] mais tem debatido no Parlamento Municipal: SAÚDE e EDUCAÇÃO. E como se passam os dias, os meses, o ano e nada melhora, muito pelo contrário, só aumentam as reclamações da população, o pedetista voltou a falar destes temas na Sessão da Câmara. Antes de tratar da educação, o parlamentar informou que tem feito cobranças ao Governo para solucionar a problemática envolvendo, tanto saúde e educação, como também questões de outras áreas como segurança pública. Mas a prefeitura, até então, não tem atendido a nenhuma das reivindicações do vereador no sentido de sanar as deficiências da administração e que estão prejudicando os codoenses.

    Reivindicações sem resultado
    Vereador Rodrigo Figueiredo

    Vereador Rodrigo Figueiredo

    “Temos aqui cobrado, mas, infelizmente, até o momento não temos visto soluções. Infelizmente, exemplos e mais exemplos vem acontecendo no município de Codó. Não é o que nós queríamos, queríamos sim uma educação de qualidade ao povo que merece. Nós queremos sim, uma saúde de qualidade ao povo de Codó, mas para nossa tristeza, o que temos visto neste atual governo que está comandando o município por mais de cinco anos, é muito abaixo do que a população merece“, disse o vereador.

    Antes de entrar no assunto “EDUCAÇÃO”, Rodrigo expôs o drama que enfrentou um codoense vítima de acidente de trânsito na MA-026. Um homem por nome de Josiel Bispo bateu em um animal na noite de sábado (03) e ficou por mais de três dias agonizando no leito do Hospital Geral Municipal a espera por atendimento de um médico ortopedista. O vereador informou que além de não haver estrutura no HGM em relação ao quadro de profissionais para atender aos pacientes, também não há condição de manutenção das pessoas em cima dos leitos com a falta de material como um simples lençol que está em falta no Hospital.

    Educação no noticiário nacional

    Sobre a situação do sistema de ensino oferecido pela prefeitura de Codó, o vereador lamentou que mais uma vez as escolas tenham sido pauta para noticiário exibido em rede nacional. “Semana passada no Bom Dia Brasil e como o Fantástico também já fez, mostrou a realidade dura do município de Codó com as escolas em péssimas condições“, lembrou. De acordo com o pedetista, nas escolas do interior, na maioria não há energia elétrica e banheiros é outra necessidade suprida apenas pelo mato, meio recorrido por alunos e professores sempre que precisam.

    O Ministério Público Estadual já se mobilizou ao convocar o prefeito para assumir o compromisso por meio de um documento – Termo de Ajustamento de Conduta, assegurando que resolveria o problema, mas até o momento nada foi feito para dá melhores condições de estudo aos filhos do homem do campo. “Foi assinado um TAC onde a prefeitura de Codó se responsabiliza, se compromete num de prazo de um ano, salvo engano, construir cerca de 18 escolas e nós torcemos, realmente, para que o governo de Codó cumpra com sua obrigação que não tem feito até agora“, argumentou o edil.

    Sem aula e recurso suspenso

    Rodrigo Figueiredo alertou ainda, que a carência não está só na falta de estrutura física das escolas, o que já reflete um caos na educação, além disso, os alunos são prejudicados por serem liberados mais cedo e não para por aí, tem comunidade onde os estudantes nunca estiveram em sala de aula neste ano de 2014. Rodrigo falou baseado numa postagem feita pelo Jornalista Acélio Trindade em seu Blog. “Isso é lamentável, vergonhoso para o município de Codó. Um governo fracassado, um governo que não tem atitude nem vontade de melhorar nosso município. Esse é um fato que, infelizmente, acontece em Codó“, lamentou Rodrigo ao informar da publicação feita no Blog do Acélio.

    Mas não para por aí. Por fim, o Governo Federal vai suspender o repasse de recursos financeiros para o município porque a Secretaria de Educação não prestou contas. “Além de não oferecer uma educação de qualidade, ainda não prestam conta do dinheiro público da população de Codó? É triste, porque recebendo o recurso como recebe religiosamente, a prefeitura oferece uma péssima educação. Imagine se deixar de receber, como não vão ficar esses alunos codoenses?”, argumentou o vereador ao revelar que 165 municípios do Estado poderão ficar sem o repasse da educação, dentre eles Codó, por falta de prestação de conta.

Os comentários estão fechados.