A juíza eleitoral auxiliar Maria José França Ribeiro condenou no fim da semana passada, o Instituo DataM e a Rádio Capital a pagarem, cada um, multa de R$ 53.205,00 por divulgação de pesquisa considerada irregular. Cabe recurso da decisão.
O levantamento foi divulgado no dia 24 de abril e apontava o senador Edison Lobão Filho, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, com 12%, contra 62,5% do comunista Flávio Dino.
No ato do registro, no entanto, o instituto não anexou o questionário aplicado, o que só foi feito dias após a publicização do resultado.
“Entendo configurado o registro irregular da pesquisa protocolada sob o n.º MA 00006/2014, visto que o questionário aplicado foi extemporaneamente apresentado, inclusive após a divulgação da pesquisa em referência em meios de comunicação”, despachou a magistrada.
A irregularidade chegou a ser apontada pelo historiador Wagner Cabral, em uma série de posts no Twitter um dia antes de divulgação dos dados da consulta (reveja).
No dia 9 de maio, atendendo pedido do Diretório Estadual do PMDB, a juíza Maria José França Ribeiro mandou suspender a divulgação da pesquisa (leia mais).
Como sempre a família sarney usando do seu poder em todos os setores para tentar minar um instituto sério de pesquisa. Por essas e outras que nosso estado não vai pra frente.
Mas é isso aí blogueiro, defenda seu pão de cada dia! rsrs!
amigo, deixe de mania de perseguição. isso faz parte do jogo e o DataM sabe que errou (risco calculado, dizem). Flávio Dino não fez o mesmo com o Data Mérita?
Amigo,
Gostaria que você olhasse o link abaixo, trata-se do ranking de IDHM 2010 publicado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Me responda a seguinte pergunta: por que o estado do Maranhão está há anos com os piores índices de IDHM do Brasil (2010 e 2000 penúltimo lugar) se a família Sarney é tão boa assim?
Está mais do que comprovado que a oligarquia Sarney há mais de 40 anos arruína nosso Estado. Quem tem um minimo de discernimento, e não tem “rabo preso” com eles, sabe que o Edinho 30 é mais uma péssima opção para o MA.
É impressionante, para não dizer lamentável, a falta de imparcialidade da imprensa do nosso estado.
Fonte: IDHM – 2010.
http://www.pnud.org.br/arquivos/ranking-idhm-2010-uf.pdf
Meu caro amigo Eduardo, imparcialidade é um sonho de tolos. Isso não existe em lugar nenhum do mundo
Gilberto,
É brincadeira ver uma resposta assim de alguém que se julga jornalista, mas você não respondeu a minha pergunta. Maranhão entre os piores IDHM há anos (educação, renda e longevidade). Mérito ou demérito da família Sarney?
Abraço!
Já era tempo de alguém ser penalizado essa radio capital junto com alguns radialistas passam o tempo todo falando mal de tudo e todos…parece que não tem outros assuntos a ser discutidos nessa cidade? é o tempo todo fazendo comentários maldosos
POR QUE VCS NÃO MOSTRAM A PESQUISA ENCOMENDADA PELO GOVERNO PARA CONTRAPOR COM A DA DATA M.
SERÁ PORQUE OS RESULTADOS SÃO OS MESMOS
foi registrada?
SEI QUE CONDENADO MESMO FOI EDI 30, PENA QUE VOCES SÃO OBRIGADO A NÃO PUBLICAR POR DURAS PENAS E PERDER A BOQUINHA