Em uma solenidade marcada pela emoção, na última sexta-feira, 13, os agentes de endemias de Santa Inês finalmente receberam a tão sonhada portaria de nomeação, efetivando-os, portanto, no sistema municipal de saúde. “Agora nós estamos totalmente seguros quanto aos nossos direitos como servidores. Não há palavras para mencionar o quanto isso significa pra gente depois de anos e anos de espera” – enfatiza Telvino Conceição, Agente de Endemias em Santa Inês há 13 anos.
Durante a cerimônia realizada no auditório da Prefeitura, foi lembrada toda a luta da categoria pela efetivação, ao longo de anos. Assim também como todo o empenho e dedicação prestados pelo atual gestor do município, Ribamar Alves, quando Deputado Federal. No período em que exerceu função na Câmara dos Deputados, Ribamar Alves teve participação ativa para a regulamentação da profissão dos agentes de endemias no Brasil. “Este é um momento histórico repleto de muita alegria para todos. Muito mais do que a concretização de um compromisso de campanha, este momento demonstra o quanto o Governo Sem Fronteiras valoriza cada classe trabalhadora e que contribui para o desenvolvimento do nosso município” – desta o Prefeito.
Segundo o Secretário de Saúde, Thiago Lima Alves, a efetivação dos agentes de endemias só não ocorreu mais cedo devido a todo o processo burocrático necessário para atender aos requisitos legais. “Se tem uma classe que merece reconhecimento, é a dos agentes de endemias. Graças à dedicação destes profissionais, nós conseguimos deixar o município com incidência de casos de dengue bem abaixo de todos os indicadores do Ministério da Saúde. Não temos nenhum caso registrado, a não ser de dois pacientes que recebemos de outros municípios vizinhos. Santa Inês está de parabéns” – explica Thiago Lima Alves.
A solenidade foi encerrada com a entrega de kits de trabalho para os agentes de endemias. Os kits são integrados por uniforme e equipamento de trabalho em campo.
Esta é mais uma ação que demonstra o comprometimento do Governo Sem Fronteiras em melhorar a saúde pública no município, levando em consideração que, segundo o Prefeito, os recursos para o setor, oriundos do Governo Federal, diminuíram significativamente. Sendo que até agora o Governo do Estado não fez nenhum repasse. O que obriga o município a se desdobrar para manter o serviço empregando recursos próprios.
(As informações são da Prefeitura de Santa Inês)