O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, contestou hoje (18) a decisão da juíza titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Luzia Madeiro Neponucena, suspendendo a cessão do Hospital Carlos Macieira para a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Murad disse, por meio de comentário em sua página no Facebook, que “a fundamentação é completamente equivocada”. Segundo ele, a decisão deve se r reformada.
“Com o devido respeito à decisão da magistrada, a fundamentação é completamente equivocada e com certeza iremos demostrar isso no recurso que estamos fazendo para o Tribunal de Justiça. O HCM, o Geral e o Macro de Coroatá são referência para toda a rede do SUS na alta complexidade e UTI. Não é possível retirar do SUS o Hospital da Alta Complexidade Carlos Macieira porque sem ele para atender os pacientes referenciados de todos os recantos do Estado teremos o caos”, escreveu.
O secretário comentou, ainda, a decisão de interditar o Socorrão II. Veja:
“Sobre a interdição do Socorrão II também precisa ser reformada a sentença. Com todos os problemas que possam existir no Socorrão II, é a única urgência e emergência para politraumatizados – principalmente vítimas de acidentes de veículos, motos etc – dentro da rede pública de São Luís e região metropolitana e não pode ser fechado. Fechar o Socorrão II significa condenar diariamente centenas de pessoas à morte. Em conversa agora a pouco com a secretária Helena Duailibe acertamos agir conjuntamente para garantir que o Socorrão II continue atendendo”.
agora so falta obrigar o ricardao fazer licitacao ou concurso para as empresas e funcionarios,os que trabalham la e so a panelinha da oligarquia
Concordo plenamente com o Secretario Ricardo Murad em seu raciocínio e comentário, tanto em relação ao HCM e principalmente quanto ao Socorrão II visto que o judiciário esta prejudicando a população de que precisa dos hospitais, e não punindo seus gestores, na minha opinião a justiça deveria ter mais o que fazer e deixar de ta se metendo em área de saúde, visto que sua finalidade é justiça e não cuidar da saúde do povo, que esta justiça falida e seus juízes incompetentes façam justiça e tentem ser gestores hospitalares!!!
Decisão equivocada. A conta é de chegada. Vamos imaginar que o Estado tenha um quantitativo de 300 mil servidores entre ativos e inativos. Vamos admitir hipoteticamente que as contribuições dos servidores sejam em média R$ 20.000.000,00 mensais. Considerando que o Estado não pode mais simplesmente repassar $$$$$$ para a manutenção desse hospital, enquanto hospital que atenda apenas servidores e dependentes, pois além de não ser referenciado na rede, a lei de LRF proíbe, é de se perguntar.Quanto custa manter um hospital desse porte? . Quantos hospitais de desse tipo, estão em boas condições de funcionamento, resto do Brasil? Ademais, é preciso que a população conheça a política de saúde, que o Ministério da Saúde, impõe aos Estados e Municípios Brasileiros.
E A REFORMA DO PAN DIAMANTE, Q NAO ACABA NUNCA,TA ARRUMANDO DINHEIRO PRA CAMPANHA……
Esse Ricardo Murad, tem que entender que o HCM é do servidor do Estado, que esse é um dos maiores patrimônio que o servidor do Estado possui. Que o sr Ricardo procure servir os interesses dos seus amigos, prestando outro tipo de serviço, o Hospital não pode ficar a serviço da instituição Ceuma do laranja Mauro Fecury e do empresário de plano de saúde falido, pagando alto preço por aluguel de prédio para servir de hospital do servidor. Que o hospital do servidor depois de desativado sirva para a comunidade da estrada da Mata, que tanto necessita de um posto médico…
A decisão judicial é equivocada sim.
Não tenho nenhuma procuração para falar em nome do secretário de saúde, más, convenhamos, tirar o HCM do sistema de atendimento do SUS, que bom ou ruim, atende a toda população, indistintamente, só porque o mesmo pertence aos servidores do Estado, não deixa de ser um despropósito, com o fim a que se destina, assim como uma tremenda falta de solidariedade com os menos favorecidos economicamente.
Hoje o hcm é considerado um dos hospitais bem mais equipado do Brasil e atende toda população maranhense sem diferença de classe, dando oportunidade para aquelas pessoas, por que se não tivesse esse hospital estaria no corredor do socorrão, isso foi a melhor coisa que Ricardo Murad fez transformar esse hospital para população sofrida , por favor juíza veja o que a senhora esta fazendo a senhora vai tirar este hospital da população maranhense para da aos servidores do estado, eu acho egoísmo por parte dos servidores por que todos tem direito ao atendimento do SUS