Santa Inês: números mostram avanços na Saúde

????????????????????Em reunião realizada no último dia 31 de julho, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Santa Inês comprovou que o serviço realizado no município não corresponde, veementemente, ao que tem sido mostrado por alguns órgãos comunicação do município.

Os números apresentados durante a reunião do CMS, com dados coletados junto ao Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação DATASUS, mostram que o serviço foi melhorado, se comparado aos últimos anos.

Uma das principais especulações está relacionada a mortes no Hospital Tomaz Martins. O que muita gente não sabe é que o índice de mortalidade no hospital diminuiu. Quando este número é relacionado a pessoas moradoras de Santa Inês, o índice cai ainda mais. Em 2011, 188 moradores de Santa Inês morreram no Hospital Tomaz Martins; em 2012, 190; no ano seguinte, 186; já este ano, apenas 75.

Diminuição também no número de mortes fetais no período de janeiro a junho.

Em 2011, houve 21 mortes de bebês em processo de parto; em 2012, houve 3 mortes a mais; em 2013, o índice caiu para 14; este ano, foi reduzido pela metade;

Dengue

Um outro dado que chama a atenção é sobre o combate à Dengue. Os dados do Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti impressionam. O risco de epidemia de dengue no final de 2012, era de 6 pontos no Lira. Situação de alto risco! Após trabalho intenso em 2013, o lira atual é 0,6. Muito abaixo da média nacional, que é de 1.

Com relação ao atual quadro da Saúde de Santa Inês, a secretária-adjunta de Saúde, Ana Josélia Gaioso, enfatiza que o órgão trabalha atualmente com os mesmos recursos que eram repassados pelo Governo Federal há pelo menos 8 anos.

Segundo ela, este é um dos principais obstáculos enfrentado pela Secretaria. Levando em consideração o aumento da população tanto fixa quanto flutuante, e dos atendimentos de pessoas de outras localidades, há uma defasagem de recursos de cerca de 80%.

“Diante dos verdadeiros fatos, a saúde teve um avanço. O que houve não foi queda na melhoria do serviço, e sim, mais transparência. Como não se acomoda com a delicadeza geral da saúde no país, a atual administração tem o compromisso de mostrar à população a realidade. Da mesma forma que não se cansa em buscar melhoria para este serviço”,  disse Ana Josélia.

(As informações são da Prefeitura de Santa Inês)

3 pensou em “Santa Inês: números mostram avanços na Saúde

  1. isso é pra sorrirr neh… só pode, santa ines tá um caos só, piada pra populacao… coitado do povo q só ver desespero.. vide as grávidas

Os comentários estão fechados.