Ibope e o “já ganhou” da oposição

Banner de campanha revela euforia do PMDB após pesquisa

Banner de campanha revela euforia do PMDB após pesquisa

O ímpeto com que setores da oposição partiram para o ataque contra o Ibope após a divulgação de pesquisa que aponta diferença de apenas 12 pontos (reveja) entre Flávio Dino (PCdoB) e Lobão Filho (PMDB) tem uma razão clara de ser.

Até este fim de semana, baseando-se em pesquisas contratadas por eles próprios, os comunistas sustentavam a tese de que Lobão nunca havia passado das casa dos 27% e que Dino sempre esteve acima dos 50%.

Esse cenário produzia um situação amplamente favorável ao candidato do PCdoB: ao mesmo tempo em que mantinha seus apoios, ele garantia que prefeitos e lideranças governistas, se ainda não tinham pulado do barco, também não se esforçavam tanto pelo candidato do PMDB.

É a tal expectativa de poder…

Mas esses mesmos governistas sabem que, para quem está no poder, tirar 12 pontos em um mês de campanha é uma questão de empenho. E só…

“Uma eleição dessa se resolve até em 10 dias”, contou ontem (7) ao blog um graduado correligionário do peemedebista.

E isso muda toda a postura de todas as lideranças ligadas a Lobão Filho.

E é por isso que a oposição reagiu tão ferozmente (quase desesperadamente) aos números.

20 pensou em “Ibope e o “já ganhou” da oposição

  1. Tu devia pedir para algum parente, não engajado, fazer uma enquete junto aos seus conhecidos no intuito de saber o quanto estas pessoas acreditaram em mais um embuste do Ibope.

  2. CARO BLOGUEIRA O BOECHAT FEZ UM COMENTARIO ESPETACULAR HOJE NA BAND NO PROGRAMA MATINAL CAFÉ COM JORNAL. ELE DISSE QUE OS SARNEYS DEVEM SER EXTERMINADOS DA FACE DA TERRA E OS CHAMOU NA LATA DE LADRÃO EM REDE NACIONAL. TOU FELIZ CARA PORQUE TOU VENDO A JUSTIÇA SENDO FEITA……DIZ ALGUMA COISA SOBRE O ESCANDALO DE CORRUPÇÃO DA PETROBRAS!! TU ÉS UM JORNALISTA PELA METADE.

  3. Prezado Gilberto Léda, até pelas diferenças na metodologia aplicada, não se deve comparar pesquisas de institutos diferentes. Fica a dica! Destaco que o IBOPE é o instituto que tem menos acertado nas eleições no Maranhão nos últimos anos.

  4. Pelo visto, além de péssimo blogueiro, tu não sabes fazer conta. Onde tu já viu fazer comparação de pesquisas entre institutos diferentes!
    Outra. Todo mundo já sabe que quem fez a pesquisa foi a Econométrica, que o IBOPE só deu o nome pra divulgar , pra tentar levantar o ânimo dos eleitores e divulgadores de Edinho, que depois dessas declarações do ex da Petrobrás, Edinho e Lobão já estão se escondendo com medo da Policia Federal!

    • Rapaz, achei interessante como depois da pesquisa ibope apareceu um monte de entendedor de pesquisas

  5. Leda, a Matemática é bonita por ser uma ciência exata e a exatidão não deixa duvidas, Considerando a parte estatística da disciplina , no qual se insere as pesquisas de modo geral, e em se tratando da pesquisa eleitoral especificamente no estado do Maranhão, para governador 2014, venho acrescentar:
    Que os institutos maranhenses em suas tabulações, para votos brancos e nulos são bem parecidos o que se desenha que no auge das eleições tem poucos eleitores indecisos
    Que na pesquisa IBOPE, há uma discrepância na perda de pontos em desfavor de FLAVIO, em relação as duas pesquisas maranhenses, uma ele perde 14 e na outra perde15 pontos, segundo a pesquisa IBOPE, caso considerado exagero na estatística, visto que, não houve nem um fato negativo que repercutisse essa discrepância, e que alterasse o quadro( veja o caso Marina).
    Que analizando os números do IBOPE, existe uma alta nos votos brancos e nulos em relação as duas pesquisas maranhenses,. Veja só se FLAVIO perdeu 15 pontos, LOBÃO ganhou 5 pontos em relação as pesquisas anteriores dos Institutos maranhense, e os outros candidatos não tiveram crescentes em seus números. Pergunto. Onde foram parar os outros 10 pontos restantes que segundo a pesquisa IBOPE diz que Dino perdeu em relação as pesquisas maranhenses? Respondo, nos indecisos , é o que essa pesquisa mostra. Então pode se concluir que existe algo errado. porque os números são por demais divergentes. te garanto que as pesquisas que são feitas corretamente as margens de erro não ficam tão distante das outras, isto porque, se trabalha com amostras. estou escrevendo este texto, levando em consideração o que é de conhecimento Matemático, para que , os leitores tenha acesso sobre o desenrolar do processo eleitoral através da pesquisa, Como bom maranhense que gosta de política e acompanha, torço para que as empresas maranhenses estejam corretas em seus dados, porque assim, podem garantir espaço no cenário nacional, veja que o IBOPE, já demonstrou que já errou por diversas vezes quando se trata de pesquisa eleitoral. essa é minha contribuição. Que ganhe as eleições aquele que o povo achar que vai ser melhor para o Maranhão Espero que publique.

  6. Se é a 1ª pesquisa do IBOPE, pq eles dizem Lobão Filho Cresce? Ta nítido que quanto mais mostram isso, mais o povo desacredita no IBOPE.

  7. Caro Leda. embora, desesperadamente, o que esse IBOPE diz, não vale o peido de uma gata, vc tem que admitir, o de cima sobe, e o debaixo de desce, é claro e evidente, pra que essa forçasão de barra, vc tem emprego garantido concursado, não na sua profissão, mas tem…

  8. Gilberto vamos apostar teu carro nessa eleição, pra tu morrer de uma vez por todas ficar lizinho esses 4 anos ai kkkkkkkkk

    • pq vcs se preocupam tanto com a “lizura” ou a riqueza dos outros? trabalhe, amigo. mas trabalhe duro, que tudo se resolve

  9. Sr. Gilberto Leda porque a preocupação com pesquisas, as eleições estão próximas e logo logo saberemos qual será o vencedor, então sugiro tratar-mos
    de assuntos presentes como o que acabei de acompanhar na Tv Globo sobre o escândalo no qual a governadora é citada assim como outros membros do PMDB.
    É só uma sugestão!!!!!!!!!!

  10. VOCÊ REALMENTE ACREDITA NESSA PESQUISA? COMO ACREDITAR NUMA ANÁLISE DESSA PESQUISA SE AFIRMAM QUE DINO CAI, BASEADO EM DADOS DE OUTRAS EMPRESAS DE PESQUISA, NESSE CASO VOCÊS ESTÃO ACEITANDO COMO VERDADEIRAS OS DADOS DAS PESQUISAS ANTERIORES REALIZADAS POR OUTRAS EMPRESAS? ENTÃO PODEMOS ACEITAR AS PRÓXIMAS PESQUISAS DA DATAM QUE VÊM POR AI? RESUMINDO: BASEADO EM QUAL PESQUISA O IBOPE AFIRMA QUE FLÁVIO DINO CAI E LOBÃO SOBE?

Os comentários estão fechados.