Ação contra Lobão Filho repercute mal nacionalmente e candidato pede providências à Justiça Eleitoral

De O Estado

lobaoO senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, protocolou ontem requerimento na Superintendência Estadual da Polícia Federal (PF) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão pedindo explicações sobre a ação de agentes federais que, na madrugada de ontem, em Imperatriz, aparentemente sem mandado, deflagraram ação de busca num avião e em carros na comitiva do peemedbeista, no aeroporto Renato Moreira.

Ações de Investigação Eleitoral e representações foram também protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lobão Filho voltava da cidade de Estreito após um comício, junto com o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), candidato a senador pela mesma coligação, quando foi surpreendido pela ação. Os federais procuravam por valores que os candidatos estariam transportando para a compra de votos, mas nada foi encontrado.

Segundo ele, de arma em punho os homens da PF renderam motoristas dos veículos e o piloto e o co-piloto da aeronave, revistaram malas e integrantes da comitiva. “Até o kit de primeiros socorros do avião foi aberto”, destacou o peemedebista.

Ao protocolar no TRE uma petição informando ao presidente da Corte, desembargados Froz Sobrinho, sobre a atuação dos federais, ele classificou o caso como uma “uma sucessão de eventos muito estranha”.

Lobão Filho relatou que a ação ocorreu apenas horas depois de o secretário nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, aparecer no programa eleitoral do candidato Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão”, declarando apoio ao comunista. Na inserção para TV, Abrão aparecia junto com o brasão do Ministério da Justiça – nas dependências da pasta, segundo o peemedebista -, o que, para a coligação “Pra Frente Maranhão”, configura-se como abuso de poder político.

“Ontem foi uma sucessão de eventos muito estranha. Estamos a 10 dias das eleições e o que aconteceu foi uma declaração formal do secretário nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, que é o chefe da Polícia Federal, de apoio explícito ao candidato Flávio Dino. A gravação original, com o brasão do Ministério da Justiça atrás dele, e ele em pleno exercício das suas funções faz uma declaração desse tipo. Horas depois eu sofro o constrangimento de uma operação policial federal”, ressaltou.

__________________Leia mais

Renan critica ação da PF contra comitiva de Lobão Filho

PF faz busca em avião de Lobão Filho; Michel Temer protesta

folha-lobão temer-LobãoInstrumento

Para o candidato, a PF foi usada como “instrumento político” e, diante da coincidência dos fatos, o secretário Paulo Abrão deveria ser afastado do cargo, como pede sua coligação

“Entendemos que não há mais condições de o secretário nacional de Justiça permanecer no cargo. Ele tem que ser afastado do cargo e esta operação precisa ser investigada e aprofundada”, disse o Lobão Filho.

Ele relatou que, durante a operação, o delegado Paulo de Tarso Cruz Júnior não informou detalhes sobre a denúncia, nem apresentou um mandado de busca que respaldasse a ação.

“Nós entramos com requerimento à Polícia Federal para que explique quem denunciou – porque eu perguntei ao delegado na hora e ele foi evasivo -, e como foi preparada essa operação, para que a gente possa entender as verdadeiras motivações de uma operação como aquela. Não apresentaram nenhum mandado. A única coisa que disseram foi a força da presença das armas, que estavam em punho. Não concluíram o auto. Deveriam ter feito o auto, mostrando que não encontraram nada, mas não fizeram o circunstanciamento daquele ato e, simplesmente, depois, não encontrando nada, se retiraram do aeroporto”, comentou.

Lobão destacou que o delegado que comandou a operação é filho do ex-prefeito Paulo de Tarso Cruz Viana (PSDB), de Sítio Novo, que já declarou apoio ao candidato Flávio Dino nas eleições deste ano.

15 pensou em “Ação contra Lobão Filho repercute mal nacionalmente e candidato pede providências à Justiça Eleitoral

  1. LEGAL! EU NÃO SABIA QUE LOBÃO FILHO ESTÁ À CIMA DA CONSTITUIÇÃO, AFINAL, A LEI NÃO É PARA TODOS?
    QUE “PRIVILÉGIO” É ESSE DE NÃO PODER PASSAR POR UMA REVISTA?

  2. Rapaz essa história tá cheirando a armação. Como é que a polícia faz uma revista num avião que saiu do interior? Será que não foi o pessoal do lobinho que fez a tal denúncia anônima, somente pra criar um fato político? Uma revista da polícia teria sentido quando o avião saísse de São Luís. Sei não, acho que isso foi armado só pra tirar o foco da questão. Como não encontraram o dinheiro, o lobo sai de vítima. Já pensaram por esse lado?

  3. Então se eu for parado em uma blitz na Litorânea, eu devo pedir o afastamento do Comandante do Batalhão?
    Edinho30 é um fanfarrão mesmo e atrapalhado (não canso de dizer isso)… Já que nada foi encontrado, devia era elogiar o trabalho da PF, dizer que essas operações são boas para separar o joio do trigo, entre outras.
    Mas, ele vai é pedir o afastamento de alguém do alto escalão da União, por que ele não pode ser incomodado??
    E outra, quem usou esse ato com fim eleitoreiro?
    Que eu saiba ninguem da oposição soube disso.
    Pelo contrário, a operação foi conhecida devido aos blogs do Sistema Mirante e afins.

    Agora, o que me causa estranheza é:

    – A operação ocorreu no inicio da tarde de ontem e minutos depois, vários blogs já estavam com a matéria pronta e, O MAIS IMPRESSIONANTE, já estavam com um nota de Michel Temer pronta repudiando o ato.

    Ou o Vice-Presidente anda muito desocupado, ou agora ele é o Coordenador da Campanha de Edinho.

    Pára com isso, sr. Gilberto Léda, é claro e manifesto que isso surgiu apenas para desviar o foco do vídeo do farsante Edinho30.

    No dia que ele vai ter que encarar todas as perguntas sobre a farsa, aí aparece essa “Operação” (se é que houve) e então ele se faz de vítima e sai pela tangente.

    Eita, turma que se acha esperta!!!!

    Espero que esse comentário vc publique, já que os outros 2 foram ignorados.

  4. A Polícia Federal faz o seu trabalho, a partir do momento que existem denuncias de alguma coisa suspeita, isso é investigado, foi uma abordagem normal, como a abordagem ao irmão de Flávio Dino que também foi uma abordagem normal, ou agora só porque estamos em tempos de eleição, a polícia não pode trabalhar? tenho certeza que você concorda comigo Leda, as duas operações tiveram informações erradas de malas de dinheiro que não foram encontradas, é assim mesmo, se faz a busca, se não encontrar nada, agradecemos a cooperação do cidadão.

  5. TU ÉS UMA GRAÇA!!!!!….A PF FEZ UMA VISTORIA NO JATINHO DO CANDIDATO PSICOPATA ATRÁS DE UMA COISA, O QUE, SÓ A PF SABE…SUSPEITAM DELE, ORAS BOLAS!!!…REPERCUTIU MAL PRA ELE!!!!. PARECE QUE VOCE QUER FAZER UMA INVERSAO DE VALORES………O PSICOPATA É BOM DE PITI!!

  6. Pingback: PF deve se pronunciar sobre ação de agentes em avião de Lobão Filho | Gilberto Léda

  7. MAS TAMBÉM NÃO ERA PRA MENOS POIS, FOI FORJADO ESSA ABORDAGEM E NADA FOI ENCONTRADO TUDO FOI UMA ARMAÇÃO QUE FOI MAL SUCEDIDA!

  8. Não repercutiu mal nacionalmente, repercutiu mal entre os pares de Lobinho que estão temerosos de perder o poder, e repercutiu mais ainda, pq os pares de Lobinho pensaram que ia ser desta vez que a casa ia cair de vez, Lobinho ficou com o seu que não passava uma agulha. As reportagens dos jornais paulistas expressam apenas a opinião LÓGICA dos correligionários de Lobinho, Michel Temer presidente do partido e Renan Calheiros também do PMDB e certamente o maior expoente da moralidade brasileira, pra não dizer o contrário. Todos sabem que esses jornais da imprensa do sul e sudeste do país tem horror as oligarquias e sempre vinculam materias mostrando como é a política no Maranhão do “Coroné” a 50 anos, mas logicamente que você não vai mostrar a capa desses jornais (com as críticas a oligarquia) aqui no seu blog né, afinal não é pago pra isso né? É pago é pra dia e noite, aqui no seu blog e no jornal da familia Sarney defender com unhas e dentes as mentiras de LOBINHO e atacar o candidato oposicionista. Fico me perguntando se foi isso que você aprendeu na faculdade de jornalismo… Vc tinha um jornalismo mais sério quando publicava o simples jornalzinho da faculdade de história, era mais sério e muito mais crítico, mas vejo que nem tudo que reluz é ouro né Léda???????

  9. Mais certamente um dia vou ler aqui no seu blogue um resumo sobre a operação Boi Barrica né? Afinal o jornal Estado de São Paulo foi censurado e não pode contar a história… quem sabe vc com seu jornalismo sério, idôneo e crítico, um dia não conte pra gente o que foi essa operação desencadeada em 2009, blza? Afina, o que tem repercussão nacional, vc coloca aqui…

  10. Apagou meu comentário “véio”? Poxa pelo jeito vc é tão democrático quanto o candidato do PC do B q vc e seus amigos blogueiros sem criatividade tanto criticam no jornaleco da familia Sarney heim? Lá vc critica tanto a postura do candidato em entrar com ações na justiça eleitoral para censurar as noticias eleitoreiras da emissora da oligarquia e aqui no seu blog vc exclui o meu comentário pq falei umas verdades… Dois pesos e duas medidas? Realmente vc com o jornalzinho do curso de história q vc fazia era bem mais sério q este seu pseudo jornalismo atual…

    • não apago comentários, amigo. alguns mais “exaltados” (para não dizer coisa pior), são apenas moderados

Os comentários estão fechados.