De O Estado
Eleitores de várias regiões do estado denunciaram ontem à Polícia Civil do Maranhão o que pode ser caracterizado pela Justiça como crime eleitoral. Trata-se de uma pesquisa clandestina, realizada por meio de ligações telefônicas por uma empresa ainda não identificada – do ramo de ‘call center’ – direcionada especificamente para proprietários de telefones fixos no Maranhão. A suposta ‘pesquisa’ utiliza-se de metodologia e procedimento não autorizados pela Justiça Eleitoral, e tem objetivo apenas de denegrir, com a divulgação de ‘falsas informações’, a imagem do candidato da coligação “Pra Frente Maranhão”, senador Lobão Filho (PMDB).
Os eleitores que recorreram à polícia alegaram intimidação, constrangimento e tentativa de manipulação do processo eleitoral.
Com base nas denúncias dos próprios eleitores, a coligação de Lobão Filho recorrerá ainda hoje à Justiça com pedido de investigação de crime eleitoral. A representação será protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. Os advogados da coligação querem a identificação da empresa responsável pelas ligações telefônicas e também a identificação de quem contratou o serviço, considerado ilegal.
O Estado teve acesso a um dos Boletins de Ocorrência registrados ontem no município de Miranda do Norte. À polícia, a denunciante, que pede para não ser identificada, informou que estava na casa de seus irmãos, quando atendeu a uma ligação telefônica com uma espécie de mensagem eletrônica.
A mensagem eletrônica, que simulou uma espécie de pesquisa, tratava de informações falsas a respeito do candidato Lobão Filho. “A mensagem perguntava se o titular da linha tinha conhecimento de que Edinho respondia por crime de formação de quadrilha e era investigado pela Polícia Federal. Se a resposta fosse sim, era para discar o número 1e se fosse não, para discar o número 2”, declarou a denunciante à polícia.
“Outra pergunta era se o titular da linha tinha conhecimento de que Lobão Filho declarou ser contra o Programa Bolsa Família”, completou a denunciante. Segundo o registro policial, outros eleitores já haviam recebido as mesmas ligações telefônicas falseadas de pesquisas qualitativas.
Tem q impugnar a candidatura do candidato Dinossauro do mal! Esse Lobinho tá é comendo mosca! Tem q impugnar a candidatura do Dinossauro do mal. Esse Dinossauro é um déspota[…] Te prepara Gilberto tu vai ser perseguido pelo dinossauro do mal tb…
sinceramente Leda, você é uma pessoa inteligente e esclarecida demais para acreditar nessa estória sem pé, mas com cabeça.
PRIMEIRO FOI O VÍDEO FALSO
SEGUNDO O BACULEJO DA PF
AGORA ESSE CALL CENTER
EITA!!! QUE A FÁBRICA DE MENTIRAS ESTÁ A TODO VAPOR
Pq vc não coloca o nome da denunciante??
[…]
Pingback: Advogado diz que uso de call center contra Lobão é crime eleitoral | Gilberto Léda
Rapaz, vcs nao desistem… Que coisa cara… Ninguém cai mais nessas não… Eu hein… Todo dia é uma conversa nova, é o cara que bate no pai, é escravagistas, quer transformar o Maranhão em Cuba, é que nao acredita em Deus, é chefe de quadrilha, manda na polícia federal… PQP. se vcs quiserem ganhar era só pedir pra governadora entregar 10‰ do que ela prometeu na campanha.
É o novo Lobinho Esperança ..Ligue 0500 2014 015 pra doar cinco pontos percentuais..
Lobinho anda mais no TRE do que nas cidades fazendo campanha, ta parecendo o fluminenC, só quer ganhar no tapetão.
Moramos em Sao Luis e também recebemos essa ligação.
Mais um ato de desespero. Não adianta que o povo está vacinado contra essas armações.
Não sou muito de comentar sobre política,mas,o Flávio Dino falou muito bem,fez as colocações corretas e respondeu as perguntas com uma firmeza.Ja não posso dizer o mesmo com o Edinho Lobão,ele estava muito nervoso,a voz tremula.Achei o Edinho Lobão Muito despreparado.Minha opinião,só isso.