Roseana diz que mandou gravar áudio após perceber que Edmar Cutrim tratava de política “de forma não convencional”

Gravação será encaminhada a perícia; dados contidos em áudio serão encaminhados em petição à Justiça, com pedido de investigação

(Foto: Biné Morais /O Estado)

(Foto: Biné Morais /O Estado)

Em nota encaminhada ao blog na noite de ontem (2), a governadora Roseana Sarney (PMDB) confirmou que partiu dela a ordem para que a segurança do Palácio dos Leões efetuasse a gravação do que deveria ser uma conversa telefônica entre ela e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, Edmar Cutrim.

Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o candidato a governador Edison Lobão e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, ambos do PMDB, acusaram o conselheiro de usar a força política da Corte para garantir apoio de prefeitos e lideranças ao candidato  a governador Flávio Dino (PCdoB).

Segundo a governadora Roseana, a ligação foi feita pelo seu gabinete na quarta-feira (1º), por volta das 16h. “Depois da chamada em espera, a ligação foi completada, mas o Presidente estava numa conversa com outras pessoas. Ouvi o meu nome e aguardei que ele me atendesse.  Eu disse ‘alô’ por duas vezes, sem resposta”, relatou.

A peemedebista revela no comunicado oficial que a ligação só começou a ser gravada depois de ela perceber que Cutrim tratava de política com outras pessoas “de forma não convencional”.

Roseana acrescenta que chegou a se dirigir ao TCE, para conversar com Cutrim, após ouvir a parte inicial do áudio. Mas soube que ele estava em casa, e tentou encontrá-lo no local, sem sucesso.

O conteúdo do áudio, de aproximadamente 21 minutos, será encaminhado ao perito Ricardo Molina. Uma petição com denúncia formal também deve ser encaminhada à Justiça.

Paralelamente, o PMDB e a coligação “Pra Frente, Maranhão” já informaram que pedirão o afastamento imediato de Cutrim do TCE e que protocolarão na Justiça Eleitoral pedido de anulação da eleição deste ano no Maranhão, diante das “provas robustas”, segundo Lobão Filho, de que o pleito está afetado.

Veja abaixo a íntegra da nota da governadora Roseana Sarney e baixe aqui a transcrição que o Gabinete Militar do Palácio dos Leões fez da gravação solicitada pela peemedebista.

“Ontem (1), às 16h, pedi, ao meu gabinete, que fosse feita uma ligação para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim. 

Depois da chamada em espera, a ligação foi completada, mas o Presidente estava numa conversa com outras pessoas. Ouvi o meu nome e aguardei que ele me atendesse.  Eu disse “alô” por duas vezes, sem resposta.

Para minha surpresa, o Sr. Edmar Cutrim, na verdade, estava tratando de política de forma não convencional. Dali em diante, pedi que a minha segurança acompanhasse a ligação, inclusive gravando.

Eu me desloquei imediatamente em direção ao TCE, até me informarem que o Presidente estava em casa. Foi, então, que me dirigi até a residência, no bairro do Turu, para falar pessoalmente com ele.

Toquei a campainha, um segurança me atendeu e entrei para esperar que fosse  atendida pelo dono da casa. Aguardei por alguns minutos, até que fui informada de que Edmar Cutrim havia saído.

Deixei o recado de que precisava falar com ele. Continuo aguardando um retorno. Somente após a saída da residência de Edmar Cutrim, entreguei a gravação de parte da chamada telefônica – feita desde o momento em que solicitei o acompanhamento de minha equipe de segurança – ao meu partido, para que o conteúdo fosse examinado.” 

Abaixo, a identificação das pessoas citadas e/ou presentes na conversa:

  • EC – Edmar Cutrim – presidente do Tribunal de Contas do Estado. Gil Cutrim, filho de Edmar Cutrim, é prefeito de São José de Ribamar. Outro filho de Edmar, Glauber Cutrim, é candidato a deputado federal;
  • RC – Raimundo Cutrim – deputado estadual candidato à reeleição. Ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão (na época, a administração penitenciária fazia parte da SSP);
  • Rubens Pereira – deputado estadual candidato à reeleição;
  • Ana do Gás – candidata a deputado estadual;
  • Josemar – candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Maranhãozinho (sua esposa é prefeita do município atualmente);
  • Ricardo Murad – secretário de Saúde do Estado;
  • Maria, Pedro do Rosário, Turilândia, Santana, Serrano, São Bernardo, Coreolano são municípios maranhenses.

21 pensou em “Roseana diz que mandou gravar áudio após perceber que Edmar Cutrim tratava de política “de forma não convencional”

  1. Na verdade essa história ta muito mal contada, ta parecendo que o telefone do Cutrim tava GRAMPEADO.
    GRAMPO É CRIME !

  2. A gravação existe, o audio existe, porém, não tem valor fe prova pela maneira obtida, qualqer estudante de direito sabe disso, aliás se conteúdo não possui qualquer conotação de crime eleitoral, por diversas razões não teria o condão de anular eleição nenhuma. Agora colocar a máquina estatal a serviço de candidato, inclusive com a própria Governadora cometendo conduta vedade e tofo secretariado a disposição, inclusive tramando crime eleitoral, isso sim poderia resultar em anulação das eleições, mas aí Edinho não pode pedir isso, ele é o beneficiado. Portanto, as afirmações de Edinho, Ricatdo e Roseana, são outro factóide. Na verdade os dois últimos que tanto ameaçaram prefeitos com o TCE, agora estão é se borrando de mêdo de terem problemas em suas contas que andam por lá. Quer dizer q se Edmar fazia o que eles estão dizendo antes a favor deles podia né? Ora, Me compre um bode. Perderam todos. E a cadeia se aproxima klkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Gravação ilegal não vale judicialmente, ela vai é levar um processo por danis morais e difamação.
    E o q esse falastrão falou não compromete em nada o Flavio, e isso ao próprio Edmar, o qual tem um cargo vitalício, dado pela Roseana.
    Começou o choro dos derrotados.

  4. Será que Dino caiu na pegadinha do malandro? Muito estranho esse Cutrim ter pulado para seu lado.

  5. QUANDO ELE AJUDAVA ELA EM 2010 TUDO ERA BOM, AGORA QUE ELE RESOLVE MUDAR ELE É BANDIDO, ACORDA NINGUEM QUER MAIS ISSO.

  6. Quer dizer que os palhaços(povo maranhense) vai às urnas domingo bestar feito um bando de égua, porque um bando de fdp não admite a derrota?
    Esse Edmar está a serviço desse grupo funesto, nefasto tudo isso é armação, esse Edmar não tá do lado de Flávio porra nenhuma, isso é jogada foi tudo armado.Como um caboco desse se deixa gravar, com telefone ligado? Ouvindo conversa?Quem é otário aqui, ou achando que é é o povo maranhense achando que esse edmar ta brigado com esse grupo.ISSO É ARMAÇÃO. Depois ele ta de bem com esse grupo igual ricardo que na eleição de 2002 chamava roseana de santa pra cima depois no final das eleições aparecia com ela abraçado e rindo. Eta povo besta meu Deus entregue a própria sorte,vida e morte severina

  7. Triste Fim, antes uma governadora agora um espiã, vão querer fazer como fizeram com o pobre do Jackson Lago, dar um golpe e ganhar o governo na justiça, mas eu escutei a gravação e não vi nada de mais, não vi compra de voto a única coisa mais violenta dessa gravação foi que o Edmar Cutrim falou que o grupo dos Sarneys vão tomar no c… não vi nada de mais, tentaram mas não conseguiram, falaram de dinheiro quer alguns candidatos estão gastando que isso é normal, em toda e qualquer conversa se fala isso, agora não vi nada de comprometedor.

  8. É muita cara de pau viu… enquanto edimar servia a eles… tudo é era possível. Agora essa de anular a eleição que ainda nem aconteceu é o fim da picada. Vejo novo tapetão.. a la jackson lago.

  9. O interesse é de Edmar em apoiar Flavio pois tem eleição no TCE esse ano, ele vai ser candidato a vice presidente da chapa encabeçada pelo outro traÍra Washington PT, INDIRETAMENTE quem indica o Presidente do TCE é o GOVERNO

  10. GRAVAR CONVERSAS TELEFÔNICAS SEM AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA DEIXOU DE SER CRIME? SE CONTINUA SENDO CRIME, ISSO MOSTRA QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO É UMA CRIMINOSA E MERECIA SAIR DO PALÁCIO DOS LEÕES ALGEMADA.

  11. -deixei o recado de que precisava falar com ele. Continuo aguardando um retorno. Entreguei a gravação “de parte da chamada telefônica”- palavras da governadora. Será que ela foi tentar chantagear o Edmar? Não! Ela foi pedir pra ele ajudar ela a apagar a gravação, pois ela não sabe. Ai, Ai! Ainda bem que vai ser uma derrota no primeiro turno. Ah! só lembrando que tem uma gravação muito mais contundente, gravado dentro do Palácio dos Leões, você sabe disso! Pois nessa gravação que foi divulgada nas redes do clã, que contém a conversar dos Cutrins até agora não tem nada do que o secretário da saúde divulgou.

  12. INTERESSANTE PABLO, A GRAVAÇÃO ME PARECE MEIO ILÍCITO DE CONSTITUIÇÃO DE PROVA, PODENDO, CASO VENHA A TER UM PROCESSO CONTRA O CONSELHEIRO, SER TOTALMENTE ANULADO.

    ADEMAIS, NÃO VI O CONSELHEIRO FAZER QUALQUER FAVORECIMENTO POLITICO ATRAVÉS DO USO DO CARGO QUE OCUPA.

    E POR FIM, ROSEANA ADENTRAR NOS CÔMODOS DA CASA DELE , CHAFURDANDO TUDO, CARACTERIZA CRIME DE INVASÃO DE PRIVACIDADE.

    ROSEANA DEVERIA FICAR QUIETINHA NO CANTO DELA. QUANTO MAIS FALA E AGE, MAIS SE COMPLICA E SE PREJUDICA.

  13. Nem bobo acredita nesta estória, a gravação foi feita por profissional, que sempre foi o modo operandis do consorcio Sarney/Lobão. Agora, quero ver a Governadora falar que ” Estou indignada, quando o doleiro abrir a boca” e ele já abriu, so falta confirmar, ela estará sem foro privilegiado e Sarney politicamente está inválido, por isso o desespero.

  14. Com tantos problemas para resolver a governadora vai na casa de Edmar e fica esperando por ele. Só no Maranhão.

  15. Pingback: “Ela invadiu minha casa”, diz Edmar Cutrim na PF sobre Roseana | Gilberto Léda

  16. Os frutos da árvore envenenadas são ilegais e assim não geram consequências, qualquer estudante de 1o período de direito sabe isso. Ademais, li a degravação, se não fosse ilegal, aí da assim não contém prova do uso do tce para fazer mudar prefeitos de posição, muito menos eleitores.

  17. Brasileiros e brasileiras! Coisa de louco está acontecendo aqui pelas bandas do Maranhão. Parece novela! A governadora do estado vai na casa do Chefe do Tribunal de Contas tomar satisfações e grampeia telefone… Polícia Federal dá um “baculejo” em avião de Edinho… Preso faz acusações de Flávio, dizendo que este faz parte do bonde dos 40… O que o desespero não faz? A oligarquia joga muito sujo. O que vem desse pessoal é muito podre. Muito baixo, infantil!
    É a vez do Maranhão, é a vez do povo! Queremos um Maranhão igual ao que a oligarquia faz na TV, mas que fica só na Tv! O primeiro turno é do povo!

Os comentários estão fechados.