VOCÊ ACREDITA? Petrobras marca para dezembro licitação de nova etapa da Refinaria de Bacabeira

(Foto: Chico de Góis/O Globo)

(Foto: Chico de Góis/O Globo)

A Petrobras marcou para o dia 10 de dezembro a licitação de sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes da Refinaria Premium I, em Bacabeira.

O modelo de contratação será em regime de DBO (design-build-operate), utilizado pela primeira vez pela petroleira em suas refinarias, segundo o portal Energia Hoje.

Com investimento estimado em  de R$ 1,2 bilhão, a licitação será disputada por dois consórcios: um formado pela Odebrecht Ambiental com a francesa especializada em tecnologia de águas Veolia e outro pelo grupo JBS e a empresa brasileira de sistemas de controle ambiental Enfil.

É a primeira vez que o JBS, com foco no mercado de carnes e investimentos em celulose, participa de concorrência na área.

A obra de construção da Refinaria Premium I arrasta-se desde 2010. Até hoje já foram gastos mais de R$ 1,5 bilhão, investidos em terraplanagem projetos, treinamentos, transporte e estudos ambientais.

A licitação pode abrir um novo ciclo da obra.

Mas eu sigo pagando para ver…

10 pensou em “VOCÊ ACREDITA? Petrobras marca para dezembro licitação de nova etapa da Refinaria de Bacabeira

  1. Caro Gilberto,

    Esses 1,5 bilhões gastos mostram que a Refinaria PREMIUM é irreversível. TEm gente que pensa que esse $$$ foi enterrado ! E foi mesmo ! Foram quase 50 milhões de metros cúbicos (10 piramides de Queops) de solo mole revolvido e misturado com gesso,cal para ficar estabilizado. Mais de 25 km de canais de drenagem, licenciamento ambiental completo, resgate arqueológico de mais de 70 mil peças de grande valor !
    Agora que o Pre-sal já é uma realidade e produz quase 500 mil barris/dia , a PETROBRAS vai precisar de refinarias !
    Não tenha dúvida que a nossa Refinaria esta na Ordem do Dia da PETROBRAS !
    Com o fim da eleição, conclamo o agora Gov eleito FD para engrossar o coro dos maranhenses que querem a Refinaria Premium !

    • Seria uma pena que a dinheirama de PTrobrás esteja sendo investido no porto de Cuba, no qual a presidANTA afirma que seja pra estreitar os laços com a ilha, nada mais é pra receber financiamento em futuras campanhas.

  2. Hoje a jovempan comunicou que as duas refinarias do MA e CE estão fora dos planos. As dois projetos foram adiados ad ad eternum em razão da queda do preço do petróleo e derivados consumidos no Brasil, o que mostrava-se inviável para os acionistas. Informou, ainda , que elas foram acertadas apenas no plano político pelo Lula, e que não existia nenhum tipo de planejamento.

    Desde o começo eu sabia que isso não iria vingar, principalmente quando Roseana obteve ganho político e se elegeu. Ela sabia que não vinha, mesmo assim enganou o rebanho dela.

    Desde

    • Isso é conversa pra corno durmir rapaz…
      Foi a mesma coisa com a política no pró-alcool, que seria de vender o etanol mais barato e incentivar o cultivo da cana-de-açucar, cadê? Fechou-se várias usinas por falta de subsídios do governo federal, tanto que Aécio encurralou ela no debate. Tenho pena dos que investiram em Bacabeira, comerciantes e afins que ganham seu dinheiro suado e entraram em empréstismos pra tentar melhorar a vida. Esperando por essa falácia que até hoje aquela diretora manequim de Freddy krueguer tenta enganar.

  3. ACHO QUE DEVE SER DADO UMA CHANCE PARA O ENGENHEIRO Paulo Roberto Costa COMANDAR A DIRETORIA OPERACIONAL DA PETROBRÁS E NA DIRETORIA FINANCEIRA O COMANDO FICAR COM O SR. Alberto Youssef. O QUE VCS ACHAM?

  4. Pingback: VOCÊ ACREDITA? Petrobras marca para dezembro licitação de nova etapa da Refinaria de Bacabeira | Jarivanio.com

  5. Pingback: EU JÁ SABIA! Petrobras anuncia desistência da Refinaria de Bacabeira | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.