Aecistas pedem novo golpe militar em redes sociais

Do PT.org

Ex6A reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) germinou as mais diversas reações no ambiente virtual. Eleitores órfãos do senador Aécio Neves (PSDB), derrotado nas urnas, enfrentam dificuldade para aceitar a decisão democrática das urnas e suscitam um novo golpe militar, nos moldes do que ocorreu em 1964 no Brasil.

Desde domingo, a página do Exército no Facebook recebeu centenas de mensagens com pedidos de intervenção militar. Ao desrespeitar a vontade da maioria, instituída por meio do voto, alguns foram além e exigem que o Exército atue contra a democracia e realize atentados contra a presidenta e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A manifestações foram publicadas como comentários em postagens da Comunicação Institucional do Exército na rede social. Risíveis, algumas  tentam relacionar o PT a ditadura comunista. Outras afirma que somente a intervenção das Forças Armadas salvaria a Pátria “ameaçada”.

Entre as mensagem mais repetidas e curtidas estão “socorro”; “precisamos de vocês”; “esperamos um atitude de vocês”; “nos salvem dos comunistas”; e “queremos que tomem o poder”.

Na falta de respostas, alguns passaram a acusar os militares de omissão e submissão aos mandos da Presidência.

Incitar golpe contra a democracia pode configurar crime. A Lei nº 7.170, de 1983 define como crimes contra a segurança nacional e a ordem política e social, manifestação contra o atual regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito.

Na contramão desse movimento, nesta quarta-feira (29), o Clube Militar afirmou, por meio de nota, que desaprova os pedidos de intervenção militar suscitados por aqueles que discordam do resultado das eleições.

“A maioria decidiu. Não interessa que não seja a nossa opção. É a regra”, diz o texto. A instituição chama, porém, os militares a “não baixar a cabeça”.

Ex4Ameaça – Nos últimos dias, a imagem de um homem vestido com uniforme de tenente, empunhando uma bala de fuzil circulou nas redes sociais e atraiu milhares de compartilhamentos. Identificado como Tenente Paschoal, ou Renato Paschoal Fernandes, o internauta publicou ameaças contra a vida da presidenta Dilma, em sua página no Facebook.

Em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército esclarece que Renato não faz parte das Forças Armadas. Ele apenas serviu ao Exército, como aluno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Belo Horizonte (MG), em 1998. Por esse motivo, o fato não caracteriza crime militar.

Entretanto, o fato de ostentar munição na foto publicada pode ser enquadrado em crime de porte ilegal de armamento restrito ao Exército, segundo a Lei do Desarmamento. Agora, cabe à Polícia Federal investigar a autenticidade da imagem e à justiça comum julgar o possível crime ou contravenção.

De acordo com o artigo 15 da Lei nº 1.802 de 1953, é crime incitar publicamente ou preparar atentado contra pessoa ou bens, por motivos políticos, sociais ou religiosos. A pena pode varia de um a três anos.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

9 pensou em “Aecistas pedem novo golpe militar em redes sociais

  1. Existem dois tipos de golpes possíveis, com o uso da força física e tanques nas ruas como ocorreu em 1964 e aquele que se vale do aparelhamento do Estado, do uso de estelionato eleitoral, de terrorismo eleitoral, como o que vimos há poucos dias no Brasil.
    Sou a favor há muito tempo da deposição da presidente, mas pelas vias constitucionais com o processo tramitando dentro do Congresso Nacional, essa proposição de golpe militar não ajuda em nada o momento delicado e ainda reforça a tese FALSA e MEDÍOCRE de conspiração da “elite branca”.
    TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE ESSA TESE DE INTERVENÇÃO MILITAR, NÃO ENCONTRA ECO NA MAIORIA DOS ELEITORES QUE VOTARAM NA OPOSIÇÃO.
    Infelizmente o atual governo “anti-democrático” criou esse ambiente absurdo de segregação e de indignação que só aumenta,, que o CONGRESSO faça sua parte e não se apequene diante de tantos problemas criados pelo atual governo e que a oposição saiba ser oposição, NO CAMPO DAS IDÉIAS E DO CONTRADITÓRIO.

  2. Após sucumbir democraticamente nas urnas, a “turma” do Aécio Neves, ávidos pelo poder, demostram claramente o verdadeiro sentimento que eles tem pelo Brasil.
    Já imaginou se essa “turma” retornasse ao poder?

  3. É o tipo de manifestação que não se deve dar atenção. Aliás, se não fosse a imprensa ficar divulgando, idéia retrógradas como essa passaria despercebida. É o inconformismo. Ninguém gosta de perder. Mas é o jogo. As chances de ganhar são de 50% para cada jogador. Ganha quem joga melhor ou que tem mais sorte no jogo que está sendo jogado.

  4. O relatório das contas públicas do Brasil, mostra 12 anos irresponsabilidade do P T no comando do país. Como dar dinheiro a quem não produz? Em economia não existe esta equação.

  5. O defícit público gerado nas contas do Brasil pelo péssimo desempenho do P T, que vem enganando o povo há 12 anos, tenderá a ser coberto pelo aumento de impostos.Impostos pagos pelos que trabalham, trabalhadores e empresas. Como fazer transferência de renda a quem não trabalha?

    • Vai estudar a estado, se VC pegar os indicadores dos últimos 12 anos VC vera que VC só comentou bobagem.

Os comentários estão fechados.