A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou na manhã desta quinta-feira (6) o Perfil da Indústria nos Estados. O lançamento do estudo aconteceu durante o Encontro Nacional da Indústria 2014 (Enai 2014).
O levantamento mostra que o a indústria brasileira está se desconcentrando desde o início do século XXI e que o Produto Interno Bruto (PIB) Industrial do Maranhão chegou a R$ 8,2 bilhões em 2011, o que corresponde o 4º maior PIB Industrial do Nordeste e o 17º do Brasil.
Ainda de acordo com o estudo da CNI, cerca de 110 mil trabalhadores são empregados na indústria maranhense, o que corresponde a 0,9% da força de trabalho da indústria brasileira e que o setor recolheu R$ 780 milhões em Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, o que responde a 16,5% da arrecadação estadual com este imposto.
“Este estudo mostra a importância do setor para economia maranhense e ainda há muito espaço para crescimento, até porque este estudo leva em conta dados do PIB de 2011, que ainda não considera o impacto da entrada em operação de novos segmentos como papel e celulose e geração de energia eólica”, comentou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves.
(As informações são da Fiema)
ah! nao menti.
OCORRE QUE A RIQUEZA ESTÁ CONCENTRADA