O anestesiologista maranhense João Batista Garcia foi eleito no Congresso Mundial de Dor em Buenos Aires, na Argentina, conselheiro do International Association for Study of Pain (IASP), para representar a América Latina no órgão.
A escolha do maranhense ocorreu por meio de uma eleição mundial on-line, onde associados dos cinco continentes – com a prerrogativa de votar -, escolheram os seus candidatos. João Batista Garcia é o terceiro brasileiro a ocupar o posto. Ele atuará como conselheiro da organização por um período de seis anos.
Neste mês, ele iniciou o seu primeiro trabalho na função: ajudou a planejar, na cidade de Mannheim, situada a 40 minutos de Frankfurt, na Alemanha, estratégias globais para os próximos anos em relação ao manejo da dor no mundo, além de aprovar orçamentos, atividades, congressos e outras ações.
Em junho do ano passado, o blog mostrou que João Batista Garcia foi o único brasileiro da equipe do projeto mundial Know Pain [Conheça a Dor, em tradução livre], em Hong Kong, que desenvolveu ações e trabalhos educacionais em dor para a América Latina, Ásia e África.
O blog parabeniza o anestesiologista maranhense, natural de Cururupu, e que é professor doutor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e deseja sucesso na nova jornada.
Parabéns, merecedor, no início da sua jornada de luta contra as dores, principalmente do cancer, conheci o trabalho deste médico-anestesista-humano-estudioso-etc etc etc, se 30% dos médicos fossem assim faria muita diferença na vida dos seus pacientes.
Parabéns, professor! Esse é o reconhecimento de muito trabalho e dedicação. Muito orgulho!