“Começo a desconfiar que botei fora meu voto”, diz Joaquim Itapary sobre Flávio Dino

A regressão ao vitorinismo

Por Joaquim Itapary

15 dias de governo novo no Maranhão! Já dá para ter-se ideia de como serão as reais mudanças políticas e administrativas tão esperadas. Começo a desconfiar que botei fora meu voto, mais uma vez. A balbúrdia que se instalou no serviço público estadual reproduz em escala maior o caos em que se encontra a prefeitura de São Luís. Tenho a impressão de que um bando de menininhas assanhadas e trêfegos garotinhos hermafroditas juntaram-se nos fundos de um quintal para brincarem de governar, ou melhor, “brincarem de casinha.” Mas, como nenhum deles está de fato apto para a prática de absolutamente nada o que seja racional em termos de construção de governos ou de casinhas, simplesmente divertem-se no desmonte da casinha que encontraram pronta. Nesse desvario, destroem tudo e praticam atos que, se praticados por adultos menos irresponsáveis, não passariam de condenável iniquidade.

Ontem, na Emap, por ordem do seu jovem e impotente presidente, uma assídua e respeitosa funcionária com cerca de 15 anos naquela empresa, tendo servido com aplicação a mais de cinco administrações e durante governos das mais variadas correntes políticas, foi demitida, sem justa causa legal. Além de sumariamente desempregada, não lhe pagaram verbas rescisórias legais; e ainda ouviu: Vá procurar seus direitos na Justiça! Que beleza de mudança!

Mas, como não existe fato sem causa, e considerando que o atual governador foi eleito exatamente porque nos prometeu a restauração do império da lei, da decência e da verdade, a funcionária demitida pediu que lhe explicassem a real causa da sua sumária dispensa.  Estarrecida, recebeu a resposta muito clara: Minha senhora, apenas cumprimos ordem do governador. Aqui não trabalha mais ninguém que tenha Itapary no nome!

E ficamos assim: A funcionária demitida é nora de Joaquim Itapary, que é amigo de José Sarney. Pronto, rua! É incrível? Pois deixou de ser!

Agora, que estou aposentado, graças a Deus penso encontrar-me pessoalmente fora do alcance do ânimo dessa criançada endiabrada. A não ser que a buliçosa e inepta mão desse governo trêfego tenha o insuspeitado poder de exonerar-me da cadeira que ocupo na Academia Maranhense de Letras e cassar-me o direito de uso de títulos e honrarias recebidos do Estado do Maranhão.

Aliás, como se vê, na marcha em que a criançada se esbalda nos fundos do quintal, não causará espanto a exoneração do meu caro e velho colega Salvio Dino das funções de pai do governador, simplesmente por ser ele também amigo de José Sarney.

Lamentável que um jovem e antes promissor empresário se submeta ao constrangimento de não poder sequer escolher seus companheiros de gestão apenas para não perder um posto que pouco ou nada acrescentará à longa biografia que ainda lhe resta construir. É uma pena!

Deixemos a meninada na sua brincadeira de fundos de quintal da História :

“Boca de forno?

Forno!

Onde eu mandar?

Vou!

Se não for?

Pega bolo!”

Enfim, já que mudamos em marcha à ré, Viva Vitorino Freire!

37 pensou em ““Começo a desconfiar que botei fora meu voto”, diz Joaquim Itapary sobre Flávio Dino

  1. Você, Seu Joaquim, não passa de um fanfarrão…Que fica nas boquinhas e beneses de império, que só privilegiava os seus. QUANTOS, não foram exonerados SUMUARIAMENTE, por seus AMIGOS DO PODER ??? Quantas famílias, deixaram de receber seus salários, demitidos sumuariamente ??? (e, acrescente-se, pessoas humildes, que não ganha menos de 1 mil reais ?? Agora, a sua nora, que já deveria estar demitida há muito tempo, vai para o OLHO DA RUA, ou para o QUINTAL DA SUA CASA, você, vem pra cá, estrebuchar….CADÊ, SUA VOZ QUANTOS AOS QUE FORAM, EM GOVERNOS RECENTE ??? CADÊ, A TU ELOUQUÊNCIA, QUANTO A ATOS PRATICADOS, DURANTE TODA ESSE DESGOVERNO….PARA MIM, VOCÊ, DEVERIA TER VERGONHA DE SER DA AML, TER ERCEBIDOS HONRARIAS, SEM NADA TER PERSTADO AO ESTADO..A NÃO SER SUA GORDA APOSENTADORIA…QUE TAL, DIVIDIR COM SUA NORA..

  2. Esse senhor sequer deve ter votado em Flávio Dino. Imagino que sua indignação provem do pânico pela perda do poder. Ele e seus familiares foram por décadas asseclas da famiglia sarney e agora ainda não entenderam que tem que dá espaço às novas cabeças e que as sinecuras que ocupam não existirão mais. Ele fala dessa senhora demitida como se fosse a mais reta e eficiente profissional do mundo, contudo é a fala dele, que é parente dela. Será que uma investigação mais detalhada não revelaria o verdadeiro caráter dessa “assídua e respeitosa funcionária”? Em tempo: Quem não lembra da sua desastrosa passagem pela CAEMA? Quanto a sua imortalidade que a AML lhe conferiu, não se preocupe, os seus escritos é quem dirão de fatos se vc é imortal ou não.

  3. Vai enganar o diabo Joaquim Itapary, dizendo que tu votaste em Flávio Dino, tu és cria do clã Sarney e agora está desnorteado. Com certeza, tu eras um daqueles que tinham contra cheque gordo no governo do estado há 40 anos. Acabou a festa!

  4. Gilberto, a nora do imortal é concursada??? Ela exercia cargo de confiança, sujeito a sair a qualquer momento….será que esse grande escritor esta arrependido porque achou que seu voto garantiria o emprego da nora????? Joaquim Itapary vai procurar o que fazer!!!!!

  5. Agora sim, se já era admirador do Governaodr Flácio Dino, agora passo em difinitovo a ser DINISTA, esses sarneysistas não se conformam, eles esquecem que a era sarney, a era da mamata, a era da falta de respeito, a era da corrupção, a era do ganha fácil acabou, parbens e espero cinceramente que dentro da lei seja demitidos todos os sarneisista folgados. O estranh é, que nesse espaço mesmo lendo o bloqueiro um dos sarneisista de carteira também, como formador de opinião, independente da cor partidária, ele tem que passar as informações corretas e não querendo levar ou induzia as pessoas que as coisas certas estão erradas, mas desses bloguista inconsequente é o que se espera.

  6. Ela é concursada? Não é? Entao tchau pra ela! Vai procurar estudar e passar em algum concurso ou trabalhar na esfera privada! E para de chorar que cadeira cativa em órgão publico não existe!

  7. Eu era feliz e não sabia,pois os atuais governantes não desceram do palanque , caíram na real que a responsabilidade de governar é deles

  8. Acho que chamar Flávio Dino e sua equipe, composta de alguns dos melhores cérebros do nosso Estado, é desrespeitoso e preconceituoso! Flávio Dino, na época em que passou no concurso pra Juiz Federal, o fez com mérito, pois ficou,simplesmente, no primeiro lugar! Isso aos vinte e poucos anos! Depois, eleito Deputado Federal, foi eleito pelo Congresso em Foco, entidade formado por jornalistas sérios de todo o Brasil, um dos melhores deputados de sua época! Posteriormente, já como executivo da Embratur, conseguiu um feito histórico: elevou o número de turistas que visitavam o Brasil para mais de 6 milhões ao ano, isso em 2013, antes da Copa do Mundo, um recorde! Abriu 17 novos escritórios internacionais da Embratur.
    Hoje, após anunciar MUDANÇAS verdadeiras que o Maranhão precisa, com vários programas sendo lançados já no primeiro dia de sua gestão à frente dos Leões, nós, maranhenses, estamos esperançosos que isso vá trazer benefícios a todas as famílias do nosso Estado, e não apenas aos Murad, Sarney,Fecury, Itapary…
    Então, sr Joaquim Itapary, não destile sua frustação por ter uma parenta sua demitida de um órgão estadual e apenas por isso! Acho isso MEDÍOCRE! está apenas com 15 dias e já estamos vendo transformações importantes!

  9. Seu Joaquim !!
    Você é mais uma ‘viúva’ petrificada, empedernida que perdeu as benesses do poder, portanto, destilação de veneno por perdas de favores dos seus interesses e de família. Aceita que dói menos !!

  10. Pingback: Flávio Dino reage a artigo de Joaquim Itapary | Gilberto Léda

  11. Prezado Itapary

    Com orgulho e alegria leio este desabafo imaginando que ainda tem pessoas de bem nesse Estado. O nosso digníssimo governador, assim com letra minúscula mesmo, é um inconsequente. Primeiro nomeou um playboy que nunca trabalhou para dirigir o Porto do Itaqui, a porta de desenvolvimento de qualquer País. Este rapaz, como já escrevi no blog do César Bello, é um entusiasta da aviação de recreio, tirou brevê no aeroclube de São Luis e realizou a façanha de ficar em último lugar da turma. Em recente visita a FIEMA, em companhia do próprio governador, e secretários diversos, ao ser perguntado sobre o porto do itaqui balbuciou algumas poucas palavras desconexas deixando os presentes com a sensação de que não sabia o que esta falando, muito menos o que seria um porto e que iria fazer lá. O pessoal do agronegócio (sul do MA) já está pensando em executar o plano B e realizar seus negócios pelo porto de Vila do Conde no PA. O excelentíssimo governador, assim com letra minúscula mesmo, nunca foi um bom filho, foi um péssimo pai e será um péssimo mentor espiritual de todos nós. Votei nele e em tão pouco tempo, já estou arrependido. Todos os seus colegas de praça Deodoro, do Maristas, da UFMA, da cachaça e os companheiros de arruaças estudantis estão empregados em cargos públicos, alguns, inclusive, conseguiram emplacar a suas digníssimas esposas em cargos de altos salários como por exemplo a Sra. Danielle Câmara Fernandes Nunes, esposa do titular do Detran o que resultará em uma renda familiar para o casal de cerca de R$ 540.000,00 (quinhentos e quarenta mil reais anuais). Duvido que o nobre governador prove o contrário. dezenas de outros casos se repetem na máquina pública. Adeus austeridade.

    • Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço,mudou o governador mas com as mesmas práticas,o falso moralismo.

  12. Ora bolas,quem entrou pela janela arrombada pelo Sarney,agora vem com essa que votou no Flávio.Se votou fez a coisa certa,pois o governador da demostrações de seriedade e respeito,demitindo velhos apadrinhados da família que afundou esse estado.Avante Maranhão,vamos sair do rabo da fila!

  13. Pingback: Sobre reformas e revoluções (e também | Blog do Robert Lobato

  14. O nobre jornalista não diz em seu texto que a jovem exonerada é sua nora. Há pessoas que julgam os governos pelo que fazem a si próprios e à sua família. Eis aí um exemplo. Agora, quanto à Emap, o Dino tem que abrir concurso público. Não adianta tirar uns e colocar os seus.

  15. Dr. Joaquim Itapary , para que os maranhenses entendam o que está acontecendo no Maranhão, basta lerem “A Revolução dos Bichos”.E Viva Vitorino Freire, viva a nossa ” Gatinha Manhosa”.Viva o Autor de “Norte das Àguas”.

  16. O nobre “Barão de Itapary” sabe que os cargos de confiança são exoneráveis a qualquer tempo. No mais, como pode um governo de mudança manter as mesmas peças da antiga administração? É natural que as novas pessoas que ocupam esses cargos tenham certa dificuldade temporária em pegar os macetes, os procedimentos, o jeitão da máquina (apenas 16 dias de governo). Os competentes técnicos da administração Sarney não deveriam se preocupar, já que são competentes, certamente não terão dificuldades em empregarem-se na iniciativa privada, empreender novos negócios ou mesmo, se assim desejarem, serem aprovados em concursos públicos para exercerem cargos na administração pública, como os outros mortais assim batalham, não é mesmo? Esse ranço é natural. A mudança causa uma confusão inicial, faz parte do aprendizado. Assim as crianças aprendem: caindo, brincando, tropeçando. É a vida. A família Sarney já deu sua contribuição ao estado, boa ou má. Agora o povo confiou a FD, por meio do sufrágio, a administração, para exercê-la em seu nome. Se confiou, se deu esse voto de confiança, é porque quer que as coisas tomem outro rumo.

  17. concordo em muita coisa dita, pois o novo administrador do Orto pelo que já soube de pessoas que trabalham lá, está muito longe de ser um bom administrador, já que assim que assumiu trocou muitas pessoas de cargo e colocou muita gente que não tem competência nem pra fazer uma ata, como já foi dito do secretário dele que nem atender telefone de presta a isso, resumindo: tudo de bom que foi construído vai se transformar em ruína. Agora sobre o sr Joaquim itapary se indignar fico assustada, pois possui uma filha incapaz, que sempre possuiu emprego fantasma e que por sorte nossa foi colocada pra fora, graças a Deus.

  18. concordo em muita coisa dita, pois o novo administrador do Porto pelo que já soube de pessoas que trabalham lá, está muito longe de ser um bom administrador, já que assim que assumiu trocou muitas pessoas de cargo e colocou muita gente que não tem competência nem pra fazer uma ata, como já foi dito do secretário dele que nem atender telefone de presta a isso, resumindo: tudo de bom que foi construído vai se transformar em ruína. Agora sobre o sr Joaquim itapary se indignar fico assustada, pois possui uma filha incapaz, que sempre possuiu emprego fantasma e que por sorte nossa foi colocada pra fora, graças a Deus.

  19. Conheço mutias pessoas que trabalhavam nos governos anteriores, e de fato trabalhavam, e continuam até hoje, na nova gestão. Na saúde, na SEGEP, Segurança e etc…. será que esse que estão sendo demitidos trabalhavam mesmo ??? Hum… Sei não…

  20. Para as viúvas da OLIGARQUIA o Estado tinha sido privatizado e seus privilégios eram vitalícios. Essa pessoa, pela competência que a família diz que ela tem, em breve passará em algum concurso (CGU, RECEITA FEDERAL).

  21. Acabo a boquinha barão de Itapary e Baronesa de itapary voltem para Portugal que aqui é independência ou morte, é cargo comissionado não tem dono ou melhor tem o dono é do rei Flavio Dino há há há há´

  22. Renata Maria Teixeira Itapary (Nora de Itapary) ocupou por vários anos a função de gerente financeira da Emap. Rebaixada em dois níveis pela antiga gestão, continuou a receber o super-salário de R$ 13 mil no cargo de assessora administrativa, cujo vencimento não ultrapassa os R$ 6 mil.

  23. Como cidadã maranhense, me sinto no direito de também dar minha opiniao. Acho cedo, para fazer alguma análise profunda, sobre o recém empossado Flávio Dino. Não votei nele, mas, acredito que seu propósito de mudança deve ter um tempo de maturação; aí sim, as críticas serão justas em caso de omissão de sua parte aos propósitos prometidos por ele no alto dos palanques. O ranço político ao grupo Sarney está levando o Governador a legislar sobre dois pesos e duas medidas. É sabido que, onde existe algum funcionário de alto ou baixo escalão vinculado ao governo anterior é sumariamente demitido. Como se explica a nomeação do presidente da EMARP, cujo pai Eduardo Lago(Madame Natasha), apelido dado a ele em tempo atrás. Hoje, casado com uma das irmãs de Ricardo e Jorge Murad…

  24. É meu rapaz… acabou o milho…acabou a pipoca! Viva a Republica, viva a alternância de poder! A galera não se conforma em perder a boquinha (que nesse caso era uma bocarra), esperneia, grita, chora… mas agorax Inês é morta, ou melhor…Sarneys… é morta!

  25. Esses Itapary dizem que são de sangue Azul, agora os tempos são outros tem que trabalhar porque não envergonha ninguem seu IMORAL ou IMORTAL!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  26. O cara tá esperneando porque a nora perdeu não a “boquinha”, mas a “bocona” que recebia há mais de uma década. Dou-lhes uma orientação para que supram suas necessidades financeiras, que não devem ser poucas: botem uma roça, corja de parasitas!

  27. Fico impressionada com o desespero desse senhor isso so demonstra o qto ele considera sua nora incompetente e o qto a familia toda se beneficiou anos a fio do dinheiro publico.Uma dica p sua nora advogada vá esquentar a b… num banco de cursinho preparatorio p concurso ou entao faça como a maioria da populacao compre um jornal no domingo e leia os classificados na parte de empregos, se nao tiver os requisitos exigidos poe uma banca na feira da Cohab.

Os comentários estão fechados.