Da Coluna do Sarney
Vejo um pessimismo que nunca me tinha ocorrido sobre o Maranhão. A Alcoa está encerrando a produção de alumínio da Alumar, uma das maiores fábricas do produto no mundo. São 740 mil toneladas métricas anuais de alumínio que está deixando de produzir, e para isso já demitiu cerca de mil trabalhadores altamente qualificados. Também fechou seu centro de treinamento, com tradição de excelência, e que recebia operários do exterior. Embora ainda continue produzindo alumina, ela anuncia que está avaliando a produção de 2,8 milhões de toneladas métricas de alumina, “com vistas a possíveis reduções, fechamento ou vendas”.
Inaugurada há mais de 30 anos, ela representava uma parcela considerável da capacidade industrial do Maranhão, e seu fechamento tem consequências que se estendem a toda a sociedade maranhense, pois esses empregos se multiplicavam em postos indiretos, e atingem a economia e o PIB do Estado.
A Margusa (Maranhão Gusa), que atuava em Bacabeira há 17 anos, produzindo 240 mil toneladas por mês, demitiu 500 trabalhadores; fecharam a Cosima (Companhia Siderúrgica do Maranhão), em Pindaré-Mirim, e a Fergumar (Ferro Gusa do Maranhão), em Açailândia; e a Gusa Nordeste – do grupo Ferroeste, que estava implantando uma aciaria no município – demitirá em abril e maio mais 300 trabalhadores. As guserias trabalham hoje com 30% de sua capacidade de produção, e em fevereiro perderam 4 milhões de dólares de receita.
Enquanto isso, as vendas no comércio baixaram 10% e o emprego global vai caindo, juntamente com o poder de compra, numa espiral descendente.
O Maranhão vai ficando para trás. Perdemos lugares importantes na administração federal: o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Turismo, a Embratur.
Em 1965, tínhamos um ginásio oficial, o Liceu Maranhense, onde eu estudei. Duas escolas superiores, Direito, Odontologia e Farmácia, estas uma só. O porto recebia um navio por semana e assim mesmo, algumas vezes nenhum. A estrada de ferro São Luís-Teresina estava sucateada e sem carga, incluída para ser arrancada como ramal deficitário. Nenhum quilômetro de asfalto. Usina a lenha, a Ullen, com quatro motores velhos. Nenhuma autoridade federal maranhense.
E o Maranhão cresceu. Transformou-se no estado de maior atração de investimento, com o 2º porto do Brasil, o Itaqui, e fábricas da Vale, da Alcoa, maior produtor de gás do Brasil, siderúrgica de Açailândia, estradas para todo lado, ligação São Luís-Teresina, Açailândia-Santa Luzia, São Luís-Alto Parnaíba, duas universidades, e dinamismo mercantil e industrial. Em 2014, quando Roseana deixou o governo o Maranhão era o 16º estado do país. Nenhum estado brasileiro cresceu tanto.
Agora, fecham essas empresas, demite-se mais de 4.000 empregos: o Maranhão, que era o estado do Nordeste que mais gerava emprego, parou e demite. As grandes obras são: fechar a Fundação da Memória Republicana e retirar o nome de Médici de uma escola.
O Maranhão parou e engatou marcha ré. Peçamos a Deus nesta Páscoa – nós que acreditamos Nele: tende piedade de nós.
“não responda ao tolo segundo suas astúcias, ou se tornará semelhante a ele”,
O Maranhão já estava de marcha ré a muito tempo e escórias sujas por debaixo do tapetes que estão vindo a superfície somente agora, então não me venha me falar em marcha ré, pois isso é apenas discurso de quem se aprisionou ao estilo corrupto da oligarquia, e que não consegue se desvencilhar desse capítulo que jaz no passado, graças ao nosso BOM e ETERNO DEUS que nos libertou!
Atenciosamente,
Ferrreira.
Ok, ta bom! Mas Sarney nunca mais!!!
Isso tudo é reflexo das quase cinco décadas denominadas pelo Sarney.
Quer dizer então que em três meses de governo Flávio Dino o Maranhão andou para trás? Só na cabeça demente desse político carcomido pelo tempo que também se exauriu. O Maranhão hoje se prepara para viver novos tempos e respirar ar puro e não mais aquele contaminado pela corrupção e pela roubalheira que é disso que o grupo Sarney está sentindo falta.
SARNEY, QUE É VC PARA FALAR EM DESENVOLVIMENTO, VC ARRUINOU O MARANHÃO HÁ DÉCADAS E AGORA VEM DAR UMA DE HONESTO, KKKK….PURA SACANAGEM…QUERO VER MINHA SÃO LUIS TOCAR FOGOS NOS CÉUS NO DIA QUE VC MORRER…E TODOS COMEMORAR…
Deus já teve piedade de nós : tirou essa desgraça da tua família das te faz do Estado velho miserável.
Deixa eu ver se entendi: essa catacombe inteira é culpa de 3 meses de governo de Flavio Dino? Sarney é uma cobra mesmo.
hilário esse senhor.
Esse octogenário não tinha vestido o pijama? Acho que ele esta muito na ativa e muito preocupado em inocentar a filha, esse papo de cuidar da esposa era só lorota, ele não se candidatou para não passar vergonha com uma derrota acachapante!!!!!!
A TERRA DE GONÇALVES DIAS, BERÇO DA INTELIGÊNCIA DEPOIS DE VRAR JAMAICA BRASILEIRA, DEU MARÇHA RÉ?
VIVA O COMUNISMO E O DESENVOLVIMENTO CUBANO.
Nossa, e a culpa é de ???????????? é melhor botar o pijama Sarney
Caro Gilberto,
Sarney peca nesse artigo por dar a entender que a culpa desses fechamentos de empresas no Maranhão seja devida a uma marcha ré dada por um sujeito indeterminado !
Nesse escrito subtende-se que a marcha fora engrenada pelo atual governo, pois jamais ele falaria contra Roseana Sarney.
Incabível e despropositada tal pedrada atirada contra o atual governador, por dois motivos:
Primeiro, porque nem que fosse intencional, nenhum governo conseguiria fechar uma linha de produção de alumínio primário, três industrias de ferro gusa e vou além, citando uma outra empresa que deverá anunciar a desativação em breve, por falta de alumínio derretido : a Brascopper .
Segundo, porque o fechamento dessas empresas vai provocar uma significativa queda do ritmo econômico em nosso estado e nenhum governo trabalharia para isso !
Fica, portanto, do escrito dominical do Sarney, o resquício de uma velha prática oposicionista de atirar cegamente pedras no telhado do governo, seja ele de vidro ou não.
KKKKKKKKKKKKKKKKKrsrsrsrsrssrrsrsrs, esse velho é hilario um verdadeiro palhaço sera q ele ta pensando q o povo ainda esta besta essas demissões são frutos da corrupção na PETROBRAS onde o Ministro era o afilhado dele Edson Petrolão ou seja por onde essa turma dos Sarneys vão a catástrofe é grande a destruição é certa.
Sr.Sarney,deixe de enganar o povo do Maranhão.Senão vejamos:1)O Sr.passou anso enganando o povo dizendo que asfaltou a São Luís-Teresina:MENTIRA!!! a rodovia e federal(BR-135)e foi asfaltada pelo DNER.2).O Porto do Itaqui pertencia à Portobrás Idem,MENTIRA.3)O se,.sabe melhor que ninguém que a Alcoa.Billinton vai fechar TODAS as siderurgicas no Brasil,motivo:exceso de aço e alumínio no mundo em recessão:MENTIRA.4)O seu então cupicha,o Sr.João Castelo,deu dezenas de incentivos à mesma inclusive permitindo a instalação da perigosa “lagoa de estagnação”(lagoa vermelha)perigossíma e, não pode ser instalada em ilhas,pois seu vazamento atinge o lençol freático e, por sinal já ví vários casos de câncer em pessoas relativamente novas.Se faz necessário que o gov.Flávio Dino mande fazer imediatamente a análise da água de poços em vários pontos da ilha.A Alcoa,veja só,vive hoje de vender os excedente de energia elétrica subsidiada pelo Governo Federal.Nós tivemos um Presidente da República por 5 anos e me mostre “uma praça construída nesse período”?Maranhenses em Ministérios eram só para beneficiar amigos,exclusivamente.Das DEZ mais pobres cidades do Brasil,SETE estão no Maranhão.Agora,depois da queda desse império,vê-se claramente a desova das beness,um verdadeiro desfile de BMW,Mercedes Benz e outras marcas caras num Estado pobre.Sr.Escriba,não me censure,leio seu blog diariamente e estou exerecendo meu direito Constitucional ao contraditório.
e pq censuraria vc? problema de alguns leitores é medir a mim pela sua própria régua
Pela liberdade de expressão,minha régua,meu caro Gilberto,é a mesma do Art.5º da CF.Só que,não tenho nenhuma ligação com qualquer grupo político.Isso isenta minha opinião.Abs
então pq a preocupação com censura? este não é um espaço de censura, mas de debate aberto e honesto
Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!
Pura verdade, caboclo. O mestre Sarney sabe o que diz. O Maranhão engatou a marcha ré em todos os setores. Mas Sarney sempre avisava que esse comunista ia acabar com o Maranhão. Infelizmente, nós que amamos tanto esse Estado estamos sofrendo com a desgraça desses comunistas. Mas não vai ficar assim: o povo está indo para as ruas e vamos expulsar todos esse
comunistas do Brasil. Nossa bandeira jamais será vermelha! Fora comunistas, com a graça de Deus, seus bandos de ateus!
A verdade é que o Brasil como um todo está em marcha ré, mas é claro que o velho Sarney não perderia a chance de jogar a culpa em Flávio Dino. É algo covarde, mas bem comum em nosso meio político.
Engatou a ré, não! Tirou foi o freio de mão ques estava puxado desde 1965. Sarney descanse em paz você munca será reverenciado por nós maranhenses. Desculpa a sinceridades essa é a verdade.
Quantos comentários doidos??!!1 Peraí que vou ler de novo o artigo do velho!!
Saber ler as palavras e não interpretar ou compreender o que o autor escreveu resulta nesse festival de comentários imbecilizados.
já estou acostumado. rio de muitos deles
O velho “maracujá de gaveta” não diz a merda de estado que eles entregaram. É um cara de pau incorrigível.
XAU E BÊNÇÃO, KKKK ACEITA QUE DÓI MENOS