O deputado estadual Max Barros (PMDB) defendeu ontem a união de todas correntes políticas e da sociedade em defesa da refinaria da Petrobrás. O parlamentar, que é presidente da Comissão em Defesa da Refinaria da Assembleia Legislativa, voltou a elogiar a disposição da classe política em lutar pelo projeto, fato registrado na audiência pública realizada na sexta-feira, 17, na AL.
Além de vários deputados estaduais maranhenses, Max Barros destacou as presenças de deputados federais, a exemplo de Elisiane Gama (PPS) e representantes da Câmara Federal e do Ceará, Estado também atingido pela decisão da Petrobrás de cancelar projetos.
“O que foi colocado – e eu acho que é o mais importante – é que nós não podemos aqui travar o debate na questão da Refinaria com posições partidárias ou ideológicas, o partido tem que ser o Maranhão”, afirmou.
Barros rebateu quem chama a refinaria de engodo eleitoral. “Eu não comungo dessa ideia porque quem anunciou a refinaria no Maranhão foi a presidente Dilma, que é o PT, e que tem o suporte do meu partido atual, que é o PMDB, que tem suporte do PCdoB, que tem o suporte do partido da ex-governadora como tem o suporte do partido do atual governo do Estado. Então, a presidente Dilma não vinha aqui para anunciar uma obra só para favorecer uma eleição. Não acredito nisso, realmente não tem como crer. Até porque os aliados da presidente Dilma estariam duvidando da palavra dela”, avaliou.
Outro ponto destacado é que foram investidos R$ 2 bilhões no projeto. “O Governo Federal, para fazer um engodo eleitoral, ia enterrar dois bilhões de reais no Maranhão?” O deputado até admitiu que tenha havido erro de avaliação, mas defendeu que todos se unam para o projeto venha a ser retomado. “Realmente, naquele momento pode ter tido até um erro de avaliação do Governo Federal, mas essa era a decisão até porque a refinaria era importante para o Brasil, porque o país importa muito mais derivados de petróleo, um valor muito mais alto e ele produz petróleo, é autossuficiente de petróleo. Agora, ele pega o petróleo, exporta e esse petróleo vem refinado do Brasil e causa um déficit muito grande na balança comercial”.
De acordo com Max Barros, o projeto não pode simplesmente ser cancelado. “Essa refinaria é importante para o Maranhão e importante para o Brasil, e nós não podemos simplesmente cruzar os braços. Houve um termo de compromisso assinado pelo governo federal, houve investimentos privados, houve parte da juventude maranhense que foi treinada e capacitada em função dessa refinaria. E a Petrobras, em função da sua dificuldade financeira e das circunstâncias que vive com denúncias de corrupção, não pode dizer que não vai mais fazer. Tem um acordo, tem um termo de compromisso, tem um aspecto legal”, afirmou.
Com o balanço publicado ontem,a Petroleira apresentou um prejuízo de 21,6 bi(no 3º trimestre de 2014)e não vai pagar dividendos à seus acionistas.Dep.Max Barros…o senhor só aprendeu à ser governo,mude o discurso,por favor!!!Leia mais e deixe de jogar para a torcida.
O MARANHÃO MAIS FORTE QUE TEM UM AMBIENTE FAVORÁVEL PARA CONTINUAR CRESCENDO COMO UMA GRANDE POTENCIA, PODE SE TORNAR UM DOS ESTADOS MAIS FRACO DA FEDERAÇÃO.
OBSERVA-SE O RESPEITO PELA EXPERIENCIA E O COMPORTAMENTO ÉTICO DO DEPUTADO MAX BARROS COMO DEFENDER O MARANHÃO E O SEU POVO.
Bravos e bravas, todos nós que temos acompanhado as mensagens e atuações do DEPUTADO MAX BARROS, entendemos como uma postura exemplar, sábia e ética de um parlamentar experiente concentrado em conservar e proteger o MARANHÃO em tudo o que conquistou como espaço e estrutura para o seu ritmo em desenvolvimento. A postura do DEPUTADO MAX BARROS é de um parlamentar integro e consciente em discutir e defender o Maranhão no que de fato esta UNIDADE DA FEDERAÇÃO representa e oferece para o país. A refinaria premium I por exemplo, ele convoca e estimula todas as forças políticas para um entendimento de união em defesa do Maranhão, o seu posicionamento é tão integro e ético como já é do seu perfil que ele diz no seu pronunciamento o seguinte: Nós não podemos aqui travar o debate na questão da Refinaria com posições partidárias ou ideológicas, o partido tem que ser o Maranhão. Ele rebate quem chama a refinaria de engodo eleitoral. O parlamentar diz: Não comungo dessa ideia porque quem anunciou a refinaria no Maranhão foi a presidente Dilma, que é o PT, e que tem o suporte do meu partido atual, que é o PMDB, que tem suporte do PCdoB, que tem o suporte do partido da ex-governadora como tem o suporte do partido do atual governo do Estado. Então, a presidente Dilma não vinha aqui para anunciar uma obra só para favorecer uma eleição. Não acredito nisso, realmente não tem como crer. Até porque os aliados da presidente Dilma estariam duvidando da palavra dela”, avaliou. VOCÊS ENTENDERAM O QUE SIGNIFICA ESTE ÚLTIMO PONTO ?? É porque 90% dos políticos no Maranhão a começar pelo governo do estado, são aliados da presidente Dilma, então não se pode tratar um projeto de tamanha importância como engodo. Que postura!!! Parabéns. Bravos e bravas, o Deputado Max Barros tem elogiado a disposição da classe política em lutar pelo projeto numa visão de reforço de todas as forças em defesa da nossa cadeia produtiva até porque muitos jovens e pais de família perderão a oportunidade de assegurar as suas estabilidades econômicas como trabalhadores, um outro exemplo é a ALUMAR onde cito alguns tópicos exposto pelo Dep. Max Barros, ele fala que será importante e necessário o empenho do governo do estado e de todas as forças políticas nesta batalha quando citas que a ALUMAR pode diminuir a sua capacidade de produção em torno de 75.000 toneladas de alumina, gerando desemprego no Maranhão. Não só os 600 empregos diretos que deixarão de existir, mas existe para cada emprego direto um vínculo com emprego indireto de fornecedores que também gerarão desemprego, aumentando esse desemprego em quantidade bastante significativa.
Por sua experiência ele confirma em alguns tópicos: Aqui nós temos a ferrovia que traz todo minério para cá e ele é exportado. Nós temos um porto com condições de calado diferenciado de todos os portos do Brasil, e próximo aos grandes mercados consumidores da Europa e dos Estados Unidos. Então, nós temos essa vocação para construir siderúrgicas. Então, essa questão me preocupa sobremaneira, porque é muito importante ter as políticas sociais de transferências de renda.
Bravos e bravas, observa-se o respeito pela experiência e o comportamento ético do Deputado Max Barros como defender o Maranhão e o seu povo. Abraços Sebastião Santos.
Gosto do deputado Max Barros. Votei pra sua reeleição e sei que dei um bom voto pelo seu compromisso com seus eleitores. Eu, como centenas de eleitores, fui beneficiado por uma ação de interesse coletivo, a de lutar pela derrubada dessa coisa rídicula que é a cobrança de foros e laudêmios. Seu filho, o advogado Gustavo, jovem competente e dedicado, tem conseguido junto à Justiça Federal liminares contra essa cobrança absurda.
Sim, porque a maioria dos juízes federais no Maranhão não concorda com essa cobrança injusta e improcedente. Está mais do que na hora de toda a bancada de deputados estaduais e federais se unir ao deputado Max para pôr abaixo essa indecência do SPU.
Pelo que me lembro, foi o único deputado a levantar essa bandeira contra essa excrescência tributária, que hoje só vigora no Maranhão por falta de maior interesse político para derrubá-la de uma vez. Afinal, essa cobrança infame não mais existe nas ilhas de Vitória-ES e de Florianópolis-SC.
Mas no que diz respeito à retomada da construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira, aconselho o deputado a não levantar essa bandeira. Motivo: a Petrobras já foi à lona, está sem a menor capacidade de investimento, não tem a menor condição financeira para arcar com um projeto dessa grandeza física. Hoje é a empresa mais endividada do mundo. E, quanto mais sobe o dólar, mais aumenta sua dívida – 70% do total foram contraídos em dólar.
Então, querido deputado Max Barros, não levante essa bandeira da refinaria, pois está mais furada que tabuleiro de pirulitos.
Fred Torremolinos