Enfermeiros protestam contra acordo firmado entre sindicato e hospitais

enfermeiraEnfermeiros do Maranhão mobilizam-se para realizar, na próxima terça-feira (12), um protesto contra uma convenção de trabalho assinada entre o sindicato da categoria e os donos de hospitais – com apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) estabelecendo piso salarial de R$ 1.700,00 e jornada de trabalho de 12h por 36h de descanso.

Os trabalhadores da área reclamam que a assembleia em que o sindicado decidiu aceitar a proposta dos patrões não teve divulgação adequada.

“Em uma única reunião foi decidido e assinada tal convenção que não beneficia em nada a categoria”, diz um manifesto espalhado pelos enfermeiros via redes sociais.

Além da manifestação, um grupo de trabalhadores abriu processo no Ministério Público para apurar as circunstâncias em que foi firmado o acordo, que deve entrar em vigor no dia 1º de junho.

Coren

Também por meio das redes, espalha-se um vídeo em que um enfermeiro critica a administração do Coren-MA.

Segundo ele, o presidente da entidade é um acadêmico de Medicina, o que tem gerado reações na classe.

Veja acima.

50 pensou em “Enfermeiros protestam contra acordo firmado entre sindicato e hospitais

  1. Aí o cara acha que a administração do outro não presta porque ele estuda medicina? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, isso parece muito é inveja, não tem nem lógica.

    • Não é que não presta, mas, vai de encontro a racionalidade. Ó Presidente do conselho para exercer o cargo é necessário atenção e dedicação integral. A faculdade de Médicina não permite pois é integral e de Seg a Sexta.

    • Se prestasse,já teria apoiado a causa em que a categoria que o Conselho da qual ele representa está lutando. O que ele diz sobre essa maldita convenção? Te respondo: até agora só o silêncio!

      • Ele está lá todos os dias, caso queira saber.

        Agora é fácil dizer que a gestão atual não fez nada ainda, sem saber que eles estão arrumando as cagadas da gestão passada que deixou um rombo de 1 milhão de reais no Coren.
        Querem que o conselho operem como? Fiscalização demanda recurso é mesmo assim já fizeram mais fiscalizações em cinco meses do que as duas últimas juntas.

        Isso ninguém fala. É muito fácil ficar falando atrás da tela do pç, passar no conselho pra ver e entender o funcionamento ninguém quer.

        A tal convenção do sindicato foi anunciada nos jornais, rádios e internet e mesmo assim quase ninguém compareceu, e agora todo mundo quer reclamar, assim é fácil.

        • Eu só acho que não há ninguem melhor para presidir o conselho de uma classe do que um profissional daquela classe. Se ele quer ser médico tudo bem, e melhor ainda que presida o conselho de sua classe, quem é enfermeiro sabe o imenso “apreço” que uma classe tem pela outra. Isso parece mais uma contravenção do que democracia!

          • “Eu só acho que não há ninguem melhor para presidir o conselho de uma classe do que um profissional daquela classe.”

            Antes de tudo ele é enfermeiro, isso é um pré-requisito do código eleitoral.

            Querem diminuir ele, mas a competência da gestão está aí pra todo mundo ver.
            Em 5 meses de gestão já fizeram mais fiscalizações do que as 2 últimas gestões juntas e logo os processos abertos por essas fiscalizações darão resultados (lembrando que não depende apenas no COREN interditar um hospital, por exemplo).

            A enfermagem acordou? Parabéns, já estava na hora, mas só tomem cuidado para não seguirem “falsos profetas”, pois quem hoje é contra o Coren e mobiliza esses movimentos é gente que perdeu a boquinha lá dentro, gente que não vai mais todo fim de semana na Cabana do Sol encher a cara de cachaça com o dinheiro das nossas Anuidades.

          • Fiscalizações que exigem que o empregador ofereça condições de trabalhos adequadas, fiscalizações que analisam os plantões, impedido que tenha apenas 1 profissional para milhões de paciente, etc etc. Ações que punem os patrões!
            Adoram dizer que o Coren está aí só pra cobrar, mas essas ações para melhorar as condições de trabalho todo mundo ignora.
            Agora essa classe desunida e desinformada resolver levantar sem nem saber o que é um processo de fiscalização e quanto tempo demora até ser resolvido, é complicado.
            Lembrando que para exercer a função o profissional deve estar em dias com o Conselho, isso vale pra qualquer profissão que tenha um conselho regulamentador.

            E voltando ao assunto “caduzinho nunca está no coren”, onde estava esse povo pra reclamar da gestão passada presidida por alguém que trabalhava 40 horas no estado, que é empresária (sempre lutou em interesse próprio), que realmente não fez nada pela enfermagem além de transformar nosso dinheiro em cachaça junto com seus comparsas?

            Isso só prova que a movimentação contra atual gestão que está apenas 5 meses no poder fazendo de tudo para reverter a situação de um órgão sucateado e falido é liderada por esse povo perdeu essa boquinha, povinho corrupto que não é mais bem vindo no Conselho.

            Aproveitando a deixa, tem gente aí a 20 anos à frente de um certo sindicato e nunca fez nada pela enfermagem também, sendo essa uma das principais opositoras do Coren e uma das líderes dessa movimentação.

            Novamente, parabéns á classe por finalmente se unir em prol de algo, infelizmente estão apoiando o lado errado.

    • O que não tem lógica é uma pessoa que não pretende exercer a função de enfermeiro querer representar a classe da enfermagem no objetivo de lutar por seus direitos!

      • Eu só acho que não há ninguem melhor para presidir o conselho de uma classe do que um profissional daquela classe. Se ele quer ser médico tudo bem, e melhor ainda que presida o conselho de sua classe, quem é enfermeiro sabe o imenso “apreço” que uma classe tem pela outra. Isso parece mais uma contravenção do que democracia!

    • Não é só porque ele estuda medicina… é porque desde que assumiu o conselho, não tem sido atuante, estamos mergulhados em diversas situações de desvalorização profissional, o conselho está inerte, não mobiliza a categoria, lógico se ele era enfermeiro e estuda medicina, é por que quis mudar ele tem livre arbítrio pra escolher o que da vida.
      A categoria entende que desse modo ele não nos representa como profissional da enfermagem.

  2. Os Enfermeiros do Maranhão vão entrar em greve caso isso não ocorra mudanças, chega dos desmandos de donos de hospitais. Hoje em dia eles contratam Enfermeiros recém-formados por 700 reais alegando ser programa Trainee, o indivíduo é graduado e vem com essa conversa de 700 reais/mês… Pergunte se existe isso para Médicos, Dentistas, Fisioterapeutas, Bioquímicos??? Não existe, UDI e São Domingos fazem isso…. Hoje os hospitais particulares só vivem abarrotados, um Médico hoje recebe cerca de 1.300 por plantão de 12 horas e os Enfermeiros essenciais na prestação de saúde com salário de 1.300 no Centro Medico, 1.800 no São Domingos e UDI, uma falta de respeito com a classe.

  3. Muito importante esse post sobre o que esta sofrendo a enfermagem maranhanse, como enfermeira me sinto agradecida pelo o espaço.
    Vamos la enfermeiros, dia 12 todos em frente ao COREN manifestar nosso repudio a essa falta de respeito.

  4. Não existe saúde sem a enfermagem, o que estão fazendo com a classe é um verdadeiro desrespeito e humilhação, não aceitamos.

  5. Já era a hora! Mas agora acordamos! Vamos lá! Convidem seus colegas. #juntossomosfortes

  6. É Um abuso essa escala é esse salário pois trabalhamos exaltivamente é arriscado nossas vidas em pros dos outros e ainda ñ somos respeitados. Merecemos um pouco mais de respeito ñ aceitamos esse abuso a nossa profissão q é extremamente importante.

  7. Tu esta sabendo dessa notícia abaixo Gilberto?

    Instituto Acqua frauda processo seletivo de R$ 73,8 milhões para maternidades no MA
    Processo e edital para preenchimento de 539 vagas nas maternidades Marly Sarney e Benedito Leite não foram divulgados. Há suspeitas de “cartas marcadas”

  8. Um verdadeiro absurdo! cadê o respeito e a valorização do nosso trabalho? Vamos nos unir… essa eh a hora.

  9. Já faz tempo que quem está no poder só faz o que quer mesmo sabendo de várias injustiças. Como alguém quer pregar o que certo, ir nos hospitais e expor quem está devendo o Conselho, que fazer coisas pra pressionar a fim de sermos fiéis e ele mesmo não é integro conosco?! Estudante de Medicina, tudo bem…eu também já quis e apoio…mas não apoio o não trabalhar…pois parece somente interesse pessoal…ou ele estuda integralmente ou ele trabalha integralmente, afinal de contassss presidirrrr é muita responsabilidade, não se deve deixar pra qualquer um, tem que ter moral!!!

  10. Uma vergonha. Em vez da enfermagem ser vai valorizada tão desvalorizando mais ainda. Tá na hora de dar um basta.

  11. Simplesmente uma falta de respeito com a classe!!!
    Será que estudamos pra ser escravos?
    Será que anteciparemos doenças?
    Enquanto lutamos por uma jornada de trabalho e piso salárial digno, vem esse sindicato e ” ESCULHAMBA” a classe.

  12. Trabalhamos sem as mínimas condições, salários ridículos e sem perspectivas de melhoria. Nossos salários não acompanham a inflação, temos que trabalhar em 3 hospitais para conseguir o mínimo para viver, as vezes ficamos 60, 72hrs fora de casa dentro dos hospitais trabalhando. A Presidenta do sindicado juntamente com o Sindhosp fizeram um acordo que vai prejudicar todos os Enfermeiros, mudaram as escalas e agora os enfermeiros vão ter que trabalhar das 19 às 07 da manhã, sendo um dia sim e outro não totalizando 15 noites de plantão, na escala antiga a gente ficava da seguinte maneira 12x60hrs de folga e agora será 12×36. É inviável, essa escala, outro ponto é que Imperatriz o piso salarial foi diferente e lá será de 2.900 e aqui no mesmo estado de 1.700. Quem ganha mais de 1.700 hoje provavelmente será demitido para a contratação de novos por esse salário de 1.700 reais. Os donos de hospitais privados não estão nem aí e tratam a classe como lixo sem dar o menor valor, um hospital não se faz apenas com Médicos, se for o caso, demitam todos os profissionais de Enfermagem e deixem apenas Médicos trabalhando, façam isso e vejam o que vai acontecer, para o bom funcionamento é necessário que todos os profissionais estejam envolvidos, respeito a profissão já ou então a gente vai parar a Enfermagem aqui em São Luís.

  13. Acredito na forca da categoria, enfermeiros.
    Hj temos a oportunidade de nos manifestar contra os abusos e lutar a favor das melhorias que a enfermagem tanto precisa.
    Somos seres humanos, temos família.
    Precisamos de mudanca já.

  14. É de fato lamentáve,como também é lamentável,classificar a enfermagem como se fosse formada somente por enfermeiros,ñ se fala em momento algum quado se refere à enfermagem do técnico em enfermagem.

  15. Essa presidenta não pensa ,desvalorizar mais ainda a nossa classe. .Depôs
    de tudo resolvido vamos tirar ela. nós temos a foça.!!!!!

  16. Eu recebi enquanto funcionario de um hospital particular mas não pude ir. temos que ser sensatos a nossa classe não participa de nada, os anfletos foram entregues em todos os setores de enfermagem do hospital. Não me sinto no direito de reclamar pois não estava presente e nem meus colegas. Soube também que foi feito um edital em jornal de grande repercurssão, o problemas é que nós da enfermagem só sabemos reclamar agora comparecer nunca fazemos.

  17. É um absurdo com toda a classe de enfermagem, a sociedade não pode fechar os olhos diante da desvalorização destes profissionais.

  18. É bom sairmos da nossa zona de conforto e lutarmos pelos nossos direitos. Trabalho exaustivo, de suma importância e tão desvalorizado.

  19. A enfermagem acordou ! Vamos as ruas dia 12.05 pintar o asfalto de branco, conscientizá-los q sem a Enfermagem não temos saúde !!

  20. A enfermagem vai mostrar a força que tem…levamos a saúde do Brasil de modo geral nas costas…sem enfermagem não há saúde!

  21. Infelizmente este é na verdade o reflexo da total da falta de uniâo, entre nos profissionais de enfermagem somos, uma categoria que há muito deixamos de ser ocupação, para sermos profissão e nem por isso até nos dia de hoje não temos carga horaria e piso salarial definido. enquanto não houver mobilização por parte da CLASSE ou seja Auxiliares, Tecnicos e Enfermeiros os esforços serão em vão o que é LAMENTÁVEL.

  22. Vamos a luta!! Mostrar que uma das maiores classes trabalhista como a ENFERMAGEM é capaz de lutar por melhorias. Dia 12/05 estarei lá.

  23. O Carlos Eduardo ou “Cadú” como chamam ele no conselho, é um mero incompetente. Não importa se ele é estudante ou não. Se fosse competente, estaria tudo certo. Mas não. Tanto ele quanto a equipe dele receberam o Coren como um brinquedo pra passar o tempo. E são todos imcompetentes. Tem até corretor de imóveis que foi levado para o conselho para achacar os profissionais. Triste fim de uma categoria.

    • Srº Enfermeiro, que liderar volte ao tempo e veja que o único estado do Brasil, que não possui um “PISO SALARIAL” nesta classe é o nosso MARANHÃO e a culpa não é do Drº Enfermeiro Eduardo e sim nossa por aceitar tudo na santa paz de outra gestões do COREN-MA. Do qual nunca fez nada para a classe, só fez cobranças. E ai, Acorde pois o que ele fez foi o primeiro passo para regularização do teu do nosso salário e segundo e dos Técnicos. Vamos lutar juntos e teremos melhoria na “SAÚDE” que esta abaixo da “EDUCAÇÃO”. O acordo não dependeu somente dele e sim de vários critérios que você não conhece, portanto procure integra-se e participar é o que falta no profissionais na área do Brasil. Infelizmente todas as classes de trabalhadores são depende do poder politico, é um jogo e essa bola de neves aumenta de anos a anos. Não será eles que vai solucionar tudo de uma só vez. portanto PACIÊNCIA, faz parte da história do TEMPO.

  24. PARECE QUE MUDARAM O ENDEREÇO DA MANIFESTAÇÃO PARA EM FRENTE AO PRÉDIO DO MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NO RENASCENÇA.
    É lamentável que a entidade da classe favoreça interesses de outras classes. Só mesmo no Maranhão. Em 2014 a Assembléia Legislativa do Ceará aprovou projeto de lei que determina que a remuneração do enfermeiro seja equivalente a 10 salários mínimos , o técnico de enfermagem receberia 50% desse valor e o auxiliar de enfermagem, 40%. Existe o PL 4924/2009 em tramitação na Câmara dos Deputados que fixa o piso salarial da categoria em R$4.600,00. Se não me falha a memória a Deputada Valéria Macedo (PDT-MA) que também é enfermeira, apresentou projeto de lei fixando o piso salarial do enfermeiro em R$2.500,00.
    Na minha opinião, é que nenhum desses critérios deveria existir. Explico: Os médicos recebem por plantões, ou seja, o plantão de 12 horas custa X, então eles trabalham Y plantões. Os enfermeiros, técnicos de enfermagem também deveriam receber por plantões de 12 horas, logicamente que em valores menores, porém NÃO AVILTANTES.
    EU DUVIDO SE ENFERMEIROS, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM PARALIZAREM OS ATENDIMENTOS COMO FAZEM OS MÉDICOS, SE ELES MÉDICOS FARÃO O QUE OS ENFERMEIROS E TÉCNICOS FAZEM.OPERAM, TUDO BEM, MAS DEPOIS QUEM CUIDA SÃO OS ENFERMEIROS E TÉCNICOS. ELES POSTERIORMENTE FAZEM AS VISITAS, CHECAM OS PRONTUÁRIOS, ASSINAM AS PRESCRIÇÕES ATÉ A ALTA HOSPITALAR.
    O GRITO DE ORDEM É P A R A L I Z A Ç Ã O.
    E TIREM ESSE NEFASTO NA PRESIDENCIA DO SINDICATO, DESTITUAM A DIRETORIA DO COREM QUE DE NADA FAZEM PELA CATEGORIA.

  25. A gente vai fazer uma greve em toda a rede de saúde da cidade, vamos para mesmo. Esperem para ver senhores, GREVE!!!!!!!

  26. Não mudou o local é o mesmo: 14:00 na frente do COREN. De lá vamos descer para o Ministério Público, depois das 15:00.

  27. Informativo MOVIMENTO ACORDA ENFERMAGEM : Não haverá mudança alguma do que já foi publicado o encontro será em frente ao COREN DIA 12 de maio as 14 horas, outras informações estao sendo veiculadas pra confundir o movimento é passar a imagem que somos desorganizados.

  28. Aaah ja que dizem ai que o “Cadu” esta no Coren todos os dias como ele assiste aula então?pq todos sabem que medicina é integral como ele faz esse mistério?

    • Que eu saiba ele anda faltando bastante. Acho que ele não faz todas as cadeiras também.

      Como já comentaram, todo dia ele está lá no conselho, isso, eu confirmo. Qualquer um pode passar lá pra comprovar. E ainda dizem que um cara desses não é comprometido com a enfermagem, vai entender.

  29. eu só vi falar da categoria da enfermagem, os técnicos de laboratório como fica,e as outras funções que são agregados ao sindicato ?
    tem alguém que possa dar esclarecimentos ?

Os comentários estão fechados.