Oscips que venceram licitação da Saúde relutam em assumir serviços

Redução do valor do custeio tem sido empecilho para que entidades aceitem assumir unidades de saúde no Maranhão

O clima é de apreensão, mais uma vez, entre servidores do sistema de Saúde do Maranhão.

Praticamente um mês após a divulgação do resultado da licitação de Organizações Sociais (OSs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para gestão das unidades de saúde, algumas das vencedoras do certame relutam em assumir os serviços.

Em Carutapera, por exemplo, o Governo do Estado teve que prorrogar por mais três meses o contrato com o IDAC. A empresa foi uma das que acionaram a Justiça contra a licitação das Oscips.

Lá, até agora ninguém se dispôs a assumir o hospital porque o valor para custeio da unidade foi reduzido em aproximadamente 30%. O serviço deveria ser tocado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), uma estatal.

Em São Luís, o mesmo ocorre no Hospital Geral.

Por enquanto, o ICN deve ficar por mais três meses, já que não houve vencedor na licitação e o Aldenora Belo, que estava em estágio avançado de negociação para tocar a unidade, não chegou a firmar acordo com o Governo.

Em todos os casos, o servidores temem pela demora – ou mesmo calote – no recebimento dos salários referentes ao mês de abril.

Após atrasos em dezembro de 2014 e janeiro de 2015, o pagamento foi regularizado em fevereiro e março. Mas voltou a atrasar agora.

8 pensou em “Oscips que venceram licitação da Saúde relutam em assumir serviços

  1. Uma bagunça total e incompetência ! O Litucera ja tirou tudo que lhe pertencia dos hospitais , inclusive comida , material de limpeza e até as panelas!! Hoje mesmo retiraram o fogão industrial do hospital de Barreirinhas !! Não tinha papel higiênico lá hoje !! Estão leiloando os serviços pra quem fizer por menos ! Uma afronta também contra os médicos e demais profissionais de saúde que estão sendo pressionados a reduzir os valores pois se não o fizerem , levarão calote!! É A MUDANÇA !!

  2. Isso é uma vergonha esse povo é todo da mesma raça tudo safado!!!!

    Isso vai ser igual a CRUZ VERMELHA, esses filho da puta vão sair sem pagar ninguém, isso é revoltante para vários pais de família que iram ficar desempregados por causa dessa palhaçada que esta acontecendo na saúde isso é uma VERGONHA PARA O MARANHÃO.. EITA GOVERNO DA MUDANÇA PARA PIOR!!!!!!!!!!!!!

    TA UMA CAOS A SAÚDE

  3. Imoressiona o silêncio da Imprensa, Legislativo, Sindicatos e Conselhos de Classe… O Blog dos Leões não anda rugindo kkk

  4. cadê o Sindicato de Médico e dos profissionais da saúde que ainda não se manifestam? será se eles já tão tudim de rabo preso? olha senhor jornalista, pode falar o que quiser falar, mas ninguém pode reclamar desse tal de idac, eles sempre pagaram certinho e cumprem legal seus compromissos, agora esse otros daí, eu não posso falar.

  5. Bem Viver pagou os salários das unidades que faltavam hoje. Uma vez que a maioria foi pago na sexta.

  6. Sem liderança.
    Tudo é muito simples e claro. O governo ainda não se encontrou. Há uma total falta de harmonia entre as secretarias, e os secretários. A articulação ainda não disse para que veio, na saúde ainda estão procurando um direção, organização, não sabem ainda quem manda, ora Curado…ora Luis…ora Pacheco. Enquanto não tiver direção, quem vai está sofrendo serão os pacientes com falta de atendimento e quando há de péssima qualidade e desumano e os funcionários que não tem informações claras e não conseguem se organizar em suas vidas.

  7. Se houvesse concurso público muitos dos problemas estariam resolvidos, mas contratar empresas é mais viável porque assim cada um pode levar uma propina e num país em que a corrupção compensa quanto mais corrupto um político for melhor para ele e seus aliados e pior para a população.

Os comentários estão fechados.