Eliziane já se pode considerar prefeita?

elizianeA primeira pesquisa Escutec sobre a sucessão em São Luís divulgada em 2015 trouxe números que, mesmo entre apoiadores do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), já eram esperados.

Por isso, a consulta foi recebida com certa resiliência pelos petecistas/comunistas.

O sentimento é o de que as ruas têm realmente rejeitado vários pontos da administração municipal, mas que há um caminho bem traçado até as eleições de 2016.

O que estranha no caso de hoje é a euforia exarcebada dos aliados da deputada federal Eliziane Gama (PPS).

Ela lidera com folga em todos os cenários, é verdade. Na disputa de um contra um – em simulações de 2º turno – parece imbatível. Mas a eleição é daqui a um ano e meio ainda.

Os números são apenas um retrato do momento atual.

É claro que deles podem-se abstrair várias lições e se começar a definir estratégias.

Entretanto, é equivocado achar que a popular-socialista já é “quase prefeita”.

Eliziane tem ainda dois grande problemas a resolver. Mas isso os números não mostram.

O primeiro deles é a definição de um grupo forte. A parlamentar tem expressivo apoio popular, mas não sabe ainda com quem poderá contar em 2016.

Que partidos lhe darão sustentação? Que lideranças estarão ao seu lado na tarefa de convencer esse eleitorado que hoje tende a votar nela e não mudar de opinião?

Esse é o primeiro passo.

O segundo – que decorre, de alguma forma, do primeiro -, é tentar convencer partidos que não terão candidatos a não apoiar Edivaldo Jr.

E essa parece ser a missão mais difícil.

Porque, se é verdade que o prefeito tem perdido apoio popular e que a base de apoio a Flávio Dino (PCdoB) pode ter vários candidatos (reveja), também é fato que o petecista tem-se articulado bem com legendas que não têm interesse em candidatura própria na luta pela mantuenção de uma coligação forte.

E essa coalizão pode ser reforçada nos próximos dias com a chegada do PT. Nesse ponto, Edivaldo faz o que Castelo não fez em 2012, quando achou-se forte o suficiente para prescindir dos partidos.

Portanto, se quiser tomar os números de hoje da Escutec como algo mais que mero artifício motivacional, a pré-candidata Eliziane Gama pode começar a dar adeus ao sonho de ser prefeita.

11 pensou em “Eliziane já se pode considerar prefeita?

  1. NO POST ANTERIOR, VOCÊ DIZ QUE É DE AUTORIA DE MAX BARROS, MAIS QUEM FALA A VERDADE..
    O plenário da Assembleia Legislativa aprovou ontem quarta (20) o Projeto de Lei Ordinária 021/2015, que altera a legislação do Transporte Alternativo, proposto pelo deputado estadual Júnior Verde (PRB) em parceria com Max Barros (PMDB). A sessão foi conduzida pelo president do Legislativo Estadual, Humberto Coutinho, e contou com o apoio de todos os parlamentares presents.
    As mudanças tratam de aspectos como operacionalização, condições de trabalho e regulamentação da atividade. “Hoje é um dia histórico pela condição representativa desse projeto que amplia a lei do transporte alternativo. Acreditamos na força é do trabalhador. A ninguém interessa nem a ilegalidade nem a irregularidade. Essa é uma demonstração de que estamos voltando nossos esforços às demandas justas e legítimas, que certamente vão beneficiar tanto a categoria quanto os usuários desse serviço”, pontuou Júnior Verde.
    “Foi uma iniciativa importante, pois mudou a redação de alguns artigos que vão melhorar muito nosso trabalho”, disse o representante do Serviço de Transporte Alternativo de São José de Ribamar, Alvacy Maciel Gomes.
    Aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição (CCJ), a proposição não fere a constituição nem a autonomia municipal. O projeto foi subscrito, em fevereiro, pelos deputados Júnior Verde e Max Barros (PMDB), e altera a Lei 7.736, de 2002, que institui o serviço público de transportes alternativos intermunicipal de passageiros no Maranhão.

  2. Não. Sempre digo e disse que Edvaldo Holanda Filho era é é MEDÍOCRE como administrador de coisas públicas, hoje, podemos encontrar em São Luís, pelo menos 20 000 indivíduos BEM mais capazes para administrar nossa miserável e liquidada cidade.
    E Eliziane Gama? Bem, podemos afirmar que ela é um Edvaldo de saias, incompetente e vazia que, igualmente ao Holandinha é simpática, mas que não possui musculatura para administrar uma cidade como São Luís. À exemplo de Holandinha, existem pelo menos 20 000 ludovicenses mais capazes que ela para conduzir os destinos de nossa cidade.

  3. Essa festa de vitória, são vocês da turma que torcem para Eliziane Gama…pois a maré está ruim e baixa para os babablogueiros sarneysistas. Ela pode ser igual a Roseana que vocês antes noticiavam que iria ganhar de ponta a ponta e depois veio a derrota. O povo já esta vacinado pelas as pesquisas pagas e tendenciosas do bando Sarneysta. Cuidado que no final, quem chora são vocês.

  4. Eliziane ainda é muito “pedra” e só aprendeu até agora ser oposição. Governar uma cidade, principalmente uma capital, não será tarefa fácil para quem tem ainda os resquícios de viver mais o passado e sem base para projetar um futuro minimamente convincente.

  5. É muito cedo tem muita água para rolar debaixo da ponte e nos porões da política gente

  6. Quem conhece a trajetória da Dep. Eliziane sabe que sendo eleita prefeita jamais permitirá que a Prefeitura seja conduzida por secretarios apáticos como acontece na atual gestão. A trajetória politica de edivaldo junior é o retrato da administração de um politico carismatico mas nada além disso. De sorriso facil edvaldo conquistou a população mais pelo carisma que pela competência. O que Edvaldo fez como deputado federal, nada. Agora compare com a deputada eliziane que como deputada estadual entrou para a historia como uma das melhores e mais atuantes deputadas da politica maranhense. Na camara federal não se intimidou e hoje é uma referência entre os politicos do congresso nacional. Eliziane está preparada para a ser a proxima prefeita de são luis. Sabe que terá que agir de pulso firme ao administrar a prefeitura e acima de tudo tem consciência que a população de são luis já esgotou sua paciencia com politicos sem atitude que tentam justificar a sua incompetencia jogando a culpa em alguém. Que chege logo 2017 para podermos sonhar com uma cidade com um prefeito de verdade.

  7. Para o bem de eliziane, é bom mesmo ela ão se empolgar, pois acredito que não terá chances de ganhar. O prefeito Edivaldo passou muito tempo escondido, mas agora está mais presente e ativo na sua gestão, as mudanças são claras e só não percebe quem está cego em só fazer oposição (não importando quem seja).

  8. Votarei NELA !!!!!!!!! Mas, queria ver o Luis Fernando Silva um dia PREFEITO DE SÃO LUÍS !!!!!!!!!!!!! Acho que é o único capaz de resolver os problemas da ilha REBELDE !!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Não tem qualquer chance de se eleger Prefeita, deverá continuar sendo apenas uma senhora do sorriso bonito.

Os comentários estão fechados.