JP desmente números do Governo sobre redução da criminalidade

Num artigo intitulado “A confusão do número de homicídios”, o Jornal Pequeno desmentiu, com propriedade, dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) que apontam para a redução do número de homicídios no Maranhão, no mês de maio de 2015, na comparação com o mesmo mês de 2014.

Para tentar fazer parecer que a criminalidade diminuiu, o Governo do Estado “fatiou” as estatísticas, e disse que o número de “homicídios dolosos” foi de 62 no mês – contra 74 do mesmo período do ano passado (uma redução de 13%).

O que a SSP não disse, mas que o JP explicou muito bem, é que a estatística de “homicídios dolosos” é apenas uma categoria de um tipo de crime classificado como “Crime Violento Letal Intencional” – nomenclatura adotada em 2006 pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça -, que abrange, ainda, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

A SSP também não incluiu na sua estatística (mas deveria) as mortes decorrentes de ocorrências policiais.

Quando somadas todas essas ocorrências violentas que culminam em morte, o mês de maio de 2015 registrou 83 casos. São, segundo o portal da SSP, citado pelo JP, 5 a mais que em 2014.

Não houve queda, portanto.

Mas isso o Governo do Estado não diz. Porque bom mesmo parece ser maquiar números, como se as vidas perdidas nada importassem, e mais valesse essa vã tentativa de parecer melhor do que os outros.

7 pensou em “JP desmente números do Governo sobre redução da criminalidade

  1. A “mudança” desse governo é baseada somente na mentira e na “maquiagem” de dados estatísticos ! Ninguém esperava que se “zerasse” o número de assassinatos mas o que esperávamos era mais ação , mesmo que fosse necessário recorrer à força nacional de segurança , mas o que acontece? bla-bla-bla pra todo lado! Maquiagem e mais maquiagem , assim vai faltar batom e “rouge” e vão sobrar sangue e lágrimas!!
    Governador , tome tento homem !!!

  2. Fica cada dia mais evidente que a tônica desse governo é se comparar com o antecessor e para lograr êxito , se valerá de mentiras e manipulação das estatísticas ! Essa é a grande mudança ! Na vida real das pessoas nada vai mudar por conta de eventuais ações do governo ! Estamos ferrados com essa turma ai !!

  3. Os Balaios – Parte II estão batendo cabeça com cabeça. É uma mentira trás da outra.

  4. Esse governador literalmente nos chamou de idiotas. Muito fácil apontar os erros dos outros como ele fez o tempo todo com o governo passado…E agora Governador…que quadro crítico você conseguiu reduzir até agora???? Ja passamos dos 100 dias….Vamos lá, trabalhe e esqueça o governo passado, esqueça perseguições, arregasse as mangas e voilá!!!!c

  5. É interessante esses comentários agora criticando quem assumiu um problema deixado por um irresponsável como ALUÍSIO MENDES, deveriam naquela época bater com bastante força pois quem deixou o caule da arvore engrossar foi esse que agora é deputado federal porém não tem residencia fixa aqui no maranhão.

    Portanto continuo dizendo o caule da arvore ficou grande e para cortar vai dar trabalho e não será fácil, ademais quando estava em campanha o governa já avisava que quando assumir não vai poder arrumar a casa em um passe de mágica.

    Então que façamos críticas as atuações do governo, mas que estas sejam construtivas com o objetivo de exigir melhoras e ter esperança de melhoras, pois anteriormente víamos cabeças serem lançadas do lado interno de pedrinhas no entanto, já faz um tempo que não acontece mais. Então será que não houve uma melhora?

    Sem cabeças rolando kkkkk

    • Eu prefiro cabeças rolando dentro de pedrinhas, com os bandidos se matando, a cabeças rolando aqui fora, com os bandidos matando as pessoas de bem!

Os comentários estão fechados.