O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior, autorizou na tarde de terça-feira (2) que os eleitores da cidade de Poção de Pedras seja recadastrado biometricamente a partir do segundo semestre de 2015.
A autorização se deu após o deputado estadual César Pires (DEM) e o ex-prefeito Gildásio Ângelo se reunirem com o juiz auxiliar Sebastião Bonfim da presidência do TRE-MA, e com o secretário de Tecnologia Wagner Sales para formalizar o pedido e garantir que a classe política do município irá apoiar a ação da Justiça Eleitoral.
O Requerimento foi subscrito pelos vereadores Antônio Nilton da Silva Cruz (PMN), Adailza Brandão Bezerra(PMN), José Carlos do Nascimento Filho(PR) e Leandro Sampaio(PSDB).
O pleito encaminhado por César Pires Gildásio Ângelo se deu em função da identificação de que o município tem hoje 16.119 eleitores, para uma população de 18.636 habitantes, segundo Censo do IBGE/2012.
O índice corresponde a 96% de eleitores no conjunto da população.
Atualmente, 55 cidades maranhenses estão passando pelo processo de recadastramento biométrico de forma ordinária e 14 (Imperatriz, Açailândia, Balsas, Riachão, Viana, Timon, Caxias, Coroatá, Codó, Cajari, Santa Inês, Paulo Ramos, Marajá do Sena e Bela Vista do Maranhão) já estavam com cronograma fechado para iniciar a revisão obrigatória a partir do mês de julho.
Ainda que com cronograma e metas estabelecidas e fechadas, o presidente Guerreiro Júnior e o juiz auxiliar Sebastião Bonfim atenderam ao pleito de César Pires.
No bojo da discussão ainda foi incluído o município de Esperantinópolis, que passou também a integrar esta fase da biometria em 2015, estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Todas as cidades deveria ser feito a mesma coisa.