A defesa do ex-secretário João Abreu protocolou hoje (25) ma Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) um pedido para que ele seja mantido em prisão domiciliar enquanto durar a preventiva.
O pedido decorre do fato de que Abreu é advogado, regularmente inscrito no cadastro nacional, e que por isso, teria direito a ficar preso em uma “Sala de Estado Maior”.
Como não existe essa sala no Maranhão, os advogados do empresário querem que ele fique em casa.
OAB atua
O presidente da OAB-MA, Mário Macieira precisou entrar no circuito para garantir as prerrogativas de advogado a que João Abreu tem direito.
Apesar do pedido da defesa do ex-secretário, havia resistência da polícia em garantir uma cela diferenciada. Após contato de Macieira, por telefone, a Seic garantiu que ele será recolhido ao quartel do Corpo de Bombeiros.
“O delegado Augusto Barros me garantiu que ele [João Abreu] será levado para uma cela no Corpo de Bombeiros, que é o mais próximo que existe de uma Sala de Estado Maior no Maranhão”, afirmou o presidente da OAB, que disse estar “no circuito” acompanhado todo o desenrolar do caso.
O belo da vida é isso, tem horas que é melhor ser advogado do que ser engenheiro.
É provável que ele seja mandado para o Paraná, lá o pessoal da equipe do juiz Moro tem diversos tipos de celas prontas para receber qualquer tipo de presos. Ex secretários, ex ministros, ex governadores e até mesmo ex presidentes. Logo que devolver o dinheiro e assinar o acordo de delação premiada poderá voltar para o Maranhão e cumprir um período da pena em casa, depois vai para a Papuda e pronto, esta tudo resolvido.