Os advogados maranhenses estão construindo uma nova história para a OAB/MA. Foi oficializada na tarde desta quarta-feira, dia 21 de outubro, a chapa Renovar para Mudar como candidata oficial as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão. O líder do movimento, advogado Thiago Diaz, estava acompanhado de profissionais conscientes e insatisfeitos com a inoperância da atual gestão. A apresentação da chapa acontece na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, com um almoço a partir das 12h, no Panete Buffet, retorno da Citroen, no Calhau.
O histórico do movimento liderado por Thiago Diaz é de conquistas. O grupo, que surgiu dos corredores do Fórum, foi intitulado “Jovens e Atuantes” e foi composto por profissionais militantes, que buscam melhorias para a categoria. Fortaleceu-se, ganhou centenas de adeptos das mais variadas faixas etárias e consolidou-se como o Renovar para Todos. As reuniões para definir propostas e debater sobre os desafios da classe estavam pautadas no diálogo. Recentemente o movimento ganhou ainda mais força com a união do Ordem e Mudança. Assim, surgiu o Renovar para Mudar.
As propostas defendidas pelo grupo Renovar para Mudar foram agrupados em tópicos como:
· Valorização do Advogado;
· Redução da Anuidade;
· Implantação do Portal da Transparência;
· Democracia e Ética na Diretoria da OAB/MA;
· Maior abertura junto ao Judiciário;
· Instalação de Fraldários nos Fóruns; de Creches; Criação do Disk Assédio;
· Criação do Protocolo Integrado;
· da Biblioteca Virtual entre outras.
Para cada tópico, várias ações; como por exemplo, na Valorização do advogado incluem aprovação do piso salarial para o advogado; atualização obrigatória, com periodicidade anual, da tabela de honorários; criação da Comissão de Defesa e Valorização dos honorários; Ampliação e atuação efetiva da Corregedoria da OAB/MA com fins de combater o pagamento de honorários em valores abaixo do previsto na tabela; Fiscalização de contratos de associação para evitar simulações que disfarçam a relação de trabalho.
“Há muito a OAB/MA abandonou os profissionais. Os problemas permeiam desde a inexistência da defesa das prerrogativas, da ausência de transparência na Ordem e da falta de interesse dos atuais dirigentes acerca das dificuldades pelas quais passam os advogados militantes. Sabemos também que há muito tempo a nossa seccional não tem atendido os reclames da classe”, enfatizou Thiago Diaz, que complementou “É hora de mudar, de renovar!”.
FLAVIO DINO ESTÁ SABENDO DESSE MOVIMENTO DE MUDANÇA? VOCÊS EM QUE CONSULTA-LO PORQUE ELE QUER MANDAR ATÉ NA OAB/MA.
> Maior abertura junto ao Judiciário;
> Instalação de Fraldários nos Fóruns;
> Criação do Protocolo Integrado;
A campanha é para Presidência da OAB/MA ou do Tribunal de Justiça?!