Adriano Sarney questiona, em discurso na Assembleia, se houve injúria racial em discussão entre Ivaldo Rodrigues e Rose Sales
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) lamentou, nesta terça-feira, 17, na tribuna da Assembleia, o tom de intolerância que permeou a discussão dos vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e Rose Sales (PV) na Câmara Municipal de São Luís, na semana passada.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o vereador chamando a colega parlamentar de medíocre e afirmando que esta condição estaria em seu gene e no dos antepassados da vereadora.
A discussão, que culminou em insultos entre os vereadores, ocorreu na semana passada, quando a parlamentar questionava os recursos “milionários” destinados para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Luís que, segundo ela, contrastam com o “estado de abandono” de feiras e mercados da cidade.
O deputado Adriano Sarney, referindo-se ao vídeo da discussão, frisou o momento em que o vereador se dirige à sua colega parlamentar de forma ríspida, apontando para ela e depois batendo com a palma da mão direita no seu pulso esquerdo, dizendo o seguinte: “A senhora é medíocre, a sua história é medíocre. Está no seu gene, está no gene dos seus antepassados” (sic).
“Como todo mundo sabe a vereador a Rose Sales é mulher, é negra e vem de família humilde. O que há de tão grave no gene de um ser humano? O que pode representar mediocridade nos antepassados de uma pessoa? Será que o vereador (Ivaldo Rodrigues) cometeu crime de injúria racial? Será que o vereador cometeu crime de racismo?”, indagou o deputado, durante o seu discurso na Assembleia.
O deputado ressaltou a importância de se repudiar manifestações de tendência preconceituosa e discriminativa, tendo em visa o país ter uma formação multicultural e multirracial, criativa e forte.
“Questionar raça de alguém, a origem, os antepassados, o gene, é muito sério e põe em xeque o sentido de humanidade. Estamos vendo o que está acontecendo em Paris (intolerância, terrorismo) e em outras regiões do mundo. Não podemos deixar que esse tipo de coisa aconteça no Maranhão. Então, por isso, é da minha obrigação subir à tribuna e questionar o que aconteceu na Câmara Municipal de São Luís”, declarou Adriano Sarney.
Esse Ivaldo Rodrigues é um grande palhaço. Não deveria ocupar sequer um banco de praça… quem é ele pra falar de preconceito? Ele não mexeu só com a vereadora Rose Sales, ele mexeu com milhares de mulheres negras que lutam por sua honra, ele mexeu com mulheres que lutam por seu espaço, ele mexeu com negros que lutam por representatividade. O VEREADOR IVALDO RODRIGUES É UMA VERGONHA PARA O PARLAMENTO MUNICIPAL, PARA AS LUTAS DE CLASSE.
QUERO PARABENIZAR O DEPUTADO ADRIANO SARNEY QUE MAIS UMA VEZ MOSTROU COMPETÊNCIA E SOLIDARIEDADE EM FAVOR DA LUTA DE CLASSES, TENHO CERTEZA QUE A DEFESA DO PARLAMENTAR NÃO FOI SÓ EM DEFESA DA VEREADORA ROSE SALES, MAS EM DEFESA DE TODAS AS MULHERES NEGRAS QUE SOFREM PRECONCEITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO E NO DIA A DIA. DISCURSO PERFEITO E ELE DEU UMA AULA PRA ESSE APRENDIZ DE POLITICAGEM, IVALDO RODRIGUES.
Nao há duvidas, ele foi altamente racista. Tudo o que ele tente explicar nao desfaz o que ele atingiu, somente as origens negras da rose. Isso nao pode ser permitido nunca, pois se existe discriminação na propria casa do povo, que deveria dar o exemplo para a sociedade, como nao querem que exista racismo na rua? isso nao pode acontecer!!!! e agora vereador? o que vai acontecer com o senhor? deputado, nao deixe essa historia morrer, seja em favor das minorias!!!! continue trabalhando pelos os que mais precisam, precisamos de voce adriano!!!
O Partido Verde (MA) lamenta e repudia as ofensas gratuitas proferidas pelo vereador Ivaldo Rodrigues contra a nossa vereadora e pré-candidata a prefeita de São Luís, vereadora Rose Sales. É inadmissível a postura do parlamentar ao referir-se ao gene dos antepassados da vereadora, que é MULHER e NEGRA. Parafraseamos o nosso líder e deputado estadual Adriano Sarney ao questionar hoje na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão: “O que há de tão grave no gene de um ser humano? O que pode representar mediocridade nos antepassados de uma pessoa? Será que o vereador cometeu crime de injúria racial? Será que o vereador cometeu crime de racismo?”. Se a intenção do vereador foi a prática do racismo ou injúria, frisamos que é inaceitável no ambiente cuja vocação é o debate livre, aberto e democrático do contraditório considerando que o racismo estimula prática congênere e discriminatória, como o machismo, a xenofobia, a homofobia e a discriminação social. O Partido Verde (MA), preza pelo O MULTICULTURALISMO, isto é, a diversidade, a troca e a integração cultural, étnica e social para uma sociedade democrática e existencialmente rica. Preservação do Patrimônio Cultural. SOMOS CONTRA todas as formas de preconceito e discriminação racial, cultural, etária ou de orientação sexual.Estamos solidários a nossa vereadora ROSE SALES…. RACISTAS NÃO PASSARÃO!
Atenciosamente, Gabrielle Soeiro (SECRETÁRIA ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO DO PARTIDO VERDE MA – PRESIDENTE DA COMISSÃO TEMÁTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (PV-MA))
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, seria cômico se não fosse trágico, um filhote de abutre dando uma de moralista q defende os mais humildes,kkkkkkkk, te toca bitoca e conta outra.
Ainda bem que a vereadora não é homofóbica ….
ainda bem…
O preconceito precisa ser duramente combatido, achei o vereador infeliz em sua fala… Mas ela também estava agressiva falando de recursos milionários, parecia apenas ter inteção de provocar, e não de propiciar o debate, mas isso não justifica a atitude do vereador.
Acho que o PDT deveria punir ele, pois essa atitude não representa em nada a ideologia do partido, nem de seus membros.
ANTES DE TUDO UMA PESSOA RACISTA É UM VERDADEIRO COVARDE, NÃO TEM ARGUMENTOS E PROFERE INJÚRIAS CONTRA PESSOAS DE BEM.
sou negro e de família humilde, mas essa Rose Sales não é humilde mas, já é rica sim senhor, e já saiu do meu conceito quando se vendeu para os abutres dos Sarney… Ela é uma teleguiada que só fala besteira por isso que foi expulsa do PCdoB