Na Câmara, Executivo consegue vitória ao aprovar projeto de lei que regulamenta a licitação do transporte público da capital
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) lançou ontem (2) o sistema Bilhete Único, uma das mais cobradas promessas de campanha e considerado um dos mais impactantes investimentos da atual gestão na área de mobilidade urbana.
O sistema vai beneficiar mais de 760 mil usuários do transporte coletivo da capital e tem data para começa a funcionar: dia 14 deste mês.
“Hoje concretizamos um dos mais importantes compromissos assumidos por nossa gestão com a população de São Luís”, disse o prefeito Edivaldo.
Ele destacou a iniciativa como um marco histórico para o sistema de transporte público da capital e para a população usuária do sistema.
“Este é um momento muito especial para todos nós, que desde o primeiro dia da gestão trabalhamos diuturnamente no planejamento dessa ação, para garantir que ela fosse concretizada hoje. Tivemos primeiramente que realizar um trabalho árduo de equalização do sistema de transporte, que se encontrava desequilibrado e deficitário. Durante todo esse tempo de planejamento da ação, fizemos as correções necessárias no sistema para poder implantá-lo, efetivamente”, afirmou.
O prefeito Edivaldo pontuou, ainda, outras ações importantes realizadas pela Prefeitura de São Luís para reestruturar o sistema, que antecederam a implantação do Bilhete Único e eram consideradas dispositivos primordiais à efetivação do projeto, como a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, a instalação da biometria facial, além da instalação de GPS nos ônibus, que garante maior fiscalização e controle do tempo de duração das viagens e dos itinerários.
O Bilhete Único é um investimento previsto no Plano de Governo do prefeito Edivaldo, que vai permitir que o usuário do transporte urbano integrado da capital utilize quantos transportes forem necessários para chegar ao seu destino, pagando uma única passagem, em um tempo total de 1h30min após o embarque (para linhas troncais e circulares).
Saiba mais sobre o Bilhete Único aqui.
Licitação
A Câmara Municipal de São Luís, aprovou, também ontem, o projeto de lei que dispõe sobre a prestação dos serviços de transporte público de São Luís.
Na prática, a lei institui processo licitatório para o serviço na capital, nova regulamentação das linhas de ônibus e dos terminais de integração, sistema de bilhetagem, controle de tráfego (GPS) e modernização das frotas que atendem os usuários.
A votação de ontem ocorreu em caráter definitivo, uma vez que foi aceitado o pedido de apreciação em ‘urgência urgentíssima’, da pauta. Desta forma, a Câmara dispensou a tramitação do texto nas comissões competentes, como a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Transporte.
Os vereadores Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PV) foram os únicos a votarem contrários ao projeto encaminhado pelo Poder Executivo.
Ao todo, 11 emendas foram analisadas pelo plenário, apenas duas, contudo, foram aprovadas.
bom seria se todo ano fosse ano de eleição, tudo sairia nos conformes, três anos depois e só agora que surge como lavagem cerebral , essa promessa que já estava mofenta.mas a sociedade já tinha até esquecido, como serão todos os desmandos, infelizmente.
A prefeitura de São Luis ta pagando bem os blogueiros da mirante! Jkkkkkkk
Agora é tanto baba ovo de Edvaldo, e aqui so aguardando o amor acabar ?. Ano eleitoral ta chegando.
Agora vai?