O delegado Alex Aragão, que atualmente estava lotado em São Raimundo das Mangabeiras, suicidou-se com um tiro na boca, na sexta-feira (8).
O corpo só foi encontrado hoje (10), em um apartamento na cidade de Teresina, onde ele estava sozinho.
Amigos próximos dizem que nos últimos dias Aragão mostrava-se deprimido e reclamava muito da transferência, que considerava arbitrária.
Segundo apurou o blog, ele teria deixado uma carta relatando que a remoção de Coroatá também o havia deixado mais distante dos filhos – um deles com algum grau de autismo – e pedindo que o seu caso seja usado como exemplo contra a perseguições políticas nas polícias.
Antes de ser nomeado em São Raimundo das Mangabeiras, o delegado trabalhava em Coroatá, mas acabou transferido pra o sul do Maranhão após envolver-se em uma confusão com o advogado André Farias – a quem chegou a dar voz de prisão e algemar, em junho do ano passado.
Na ocasião, a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol-MA) chegou a emitir nota de apoio a Alex Aragão (reveja).
Há informes que o mesmo deixou uma carta acusando a gestao da Policia Civil em arbitrariedades na remocoes de policiais e, especialmente de Delegados de Polícia Civil no Maranhao.
Caso isso se confirme, mister a ADEPOL se posicionar, pois nao tao muito longe, também fui desmotivamente removido da Delegacia Especalizada do Meio Ambiente, aliás, eu e o colega Gustavo Machado, de forma que até hoje nao apresentaram explicacoes, salvo que já é de dominino público os verdadeiros porquês de nossa retirada da DEMA: estávamos incomodando interesses.
É exatamente onde ja denunciei noutro momento, é preciso dar prerrogativa de inamobilidade para os Delegados tao quanto tem membros do Ministerio Público como da Magistratutra, uma vez estamos sujeitos a a abusos das instancias superiores da Policia e da propria SSP que, muitas vezes vinculados seus titulares a cargos politicos, sujeitam-me a interesss outros que nao de Estado e da própria coletividade.
Ingressarei com REQUERIMENTO amanha, sem falta na ADEPOL exigindo providencias.
O delegado Uchoa fala com muita propriedade sobre perseguição dentro da SSP, pois quando o mesmo estava “no poder” sempre agiu assim com seus “comandados”. Foi e é o maior “perseguidor” dos servidores de todos os tempos, agora se queixa de seu próprio veneno. KKKKKK
Olha só quem fala, esse tal de Célio Brás é o próprio VENENO dentro do Sistema.A palavra certa não é perseguidor e, sim trabalhar certo e honesto.. Dobre sua língua ao falar de um HOMEM de BEM. Sugiro que que este não é o momento de baixaria. Está se falando da triste morte de um Delegado . Vamos ser Solidário a Família neste momento.
Pingback: Ex-delegado de Coroatá se mata com tiro na boca e deixa carta | Ame Sua Cidade
É CHEGADA A HORA DE TODOS SE UNIREM..O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA TEM POR OBJETIVO ELEGER-SE DEPUTADO, NÃO LIGA PARA GESTÃO DA SEGURANÇA…ESTÁ LA FAZENDO POLÍTICA! PERSEGUINDO DE MANEIRA COVARDE QUEM TRABALHA SERIO! OS CONSELHOS DE SEGURANÇA ESTÃO SENDO USADOS PELO SECRETÁRIO PARA ANGARIAR FUTUROS VOTOS…POLÍCIA ESTÁ JOGADA!
Jeferson Gogó Portela com a palavra.
Tem que haver realmente uma investigaçao e séria. Nao sei como podera acontecer. Mas que esse governo precisa ser desmascarado isso precisa
Meus sentimentos a familia do delegado Alex e que ele encontre a paz.
É nosso Brasil,tocou em céluas erradas,os justos pagam de uma maneira ou de outra chama-se de MÀFIA,que existe em todo lugar do Universo.
amigo dr uchoa e verdade . o Ser humano age de forma diferente estamos lidando com vidas e sentimentos . depressão e um gatilho . basta alguém aperta
Caros amigos, este delegado devia sofrer de depressão ou outro distúrbio, pois quando ingressou na polícia sabia que não se aposentaria na cidade que começou. E mesmo que isso causasse tristeza, ainda existia sua mulher e filhos para dar-lhe força para continuar a viver, pois acima da profissão estar a família. Isso não justificaria essa tomada de decisão.
Marcelo de Freitas vc faz este tipo de comentário pq com certezavcnunca teve depressão e espero que nunca tenha, portanto, não julgue.
É exatamente o que o colega falou, que ele devia ter depressão. Acho q vc nao entendeu.
MARCELO VOCÊ NÃO CONHECIA O CANA ENTÃO NÃO JULGUE QUEM É VOCÊ PARA JULGAR O Delta ???
Deus esteja contigo meu amigo alex e toda sua família meu sentimentos e Deus esteja na vida de todos vcs.
Isaquiel santos Faixa preta
Em nome da equipe Juquinha Ribeiro Jiu-jitsu estamos triste e vamos ora muito por toda sua família.
Esse Marcelo é um fundido.pau no cu….
Pingback: “Fui muito prejudicado por esse pessoal”, relatou delegado antes de se matar | Gilberto Léda
Sem sombra de duvidas, ele já devia ter histórico de depressão. Transferência não e motivo para suicídio. Ele priorizou o local de trabalho, e a família?
… e agora governador, o senhor vai deixar uma tragédia dessa natureza passar despercebido? Existe uma carta circulando feita de próprio punho pela vítima, onde este relatava sua angústia dos desmandos, o que ainda precisa acontecer Governador, pra convencê-lo desse circo que A SSP se tornou?
Esse maranhão é uma M… mesmo !
Terra de misérias e contrastes… terra de gente que quer se dar bem em tudo pisando nos outros, povo que arruma um dinheirinho e acha que pode manipular justiça e pisar no povo de bem.
Certamente a arbitrariedade cometida contra o delegado pode não ter sido o fator decisivo que o levou ao ato, mas, certamente contribuiu para tal.. uma lástima.
Pingback: Delegado pede providências contra “remoções ilegais” no Maranhão | Gilberto Léda
Acredito que agora não é hora de condenar o colega Alex, mesmo não sendo delegado, apenas um policial militar lotado no CISP que é coordenados por delegados, as causas que o levaram a tomar essa decisão tão trágica e desesperadora é que devem ser apuradas, infelizmente nossa Polícia sendo ela Civil ou Militar, nos Estados é usada como Guarda Armada Privada de grupo que detêm o Poder, usada politicamente da maneira que convém a cada gestor, precisamos urgentemente revermos essas política opressoras e ditatoriais, precisamos de uma Polícia mais Humana e Autônoma, só assim poderemos oferecer um serviço de qualidade àqueles que realmente são nossos patrões, o Povo.
Sou estudante de Jornalismo na UFMA e hoje estou em um vivência do Programa VER-SUS Imperatriz – 2016, discutindo com universitários de vários Estados e a Polícia hoje é vista por todos como um Monstro que Oprime e Mata, só mudaremos essa visão se primeiro mudarmos a nossa própria situação de OPRESSÃO interna, por parte de nossos Gestores e Comandantes!
Queima de arquivo
Com este ato demonstrou não está a altura do cargo que ocupava e se revelou um grande imbecil.
Gladstone voce provavelmente nao é policial, acho que o Imbecil aqui é você, tive a honra de conhecer o Alex foi da divisão de operações especiais da pcdf um cana de fibra, coragem,profissional exemplar um amigo verdadeiro que não falava pelas costas, quando passou para delegado do Maranhão ficou muito feliz, disse que combateria o crime no Maranhão com mãos de ferro . Que Deus possa perdoar os pecados dele e colocar ele em um bom lugar.
Muito bem, Rodrigo. Mais um palhaço querendo aparecer com seu ato medíocre e desumano.
Ao ler seu comentário percebi que vc revelou-se além de imbecil, insensato e desprovido de sensibilidade.
De antes de uma situação dessa e necessario que ajar mais um pouco de respeito com a família. Pois crítica e fácil o difícil e ter alguém para da apoio antes que acontecar caso como esse. Cader a psicóloga que não fez o acompanhamento no caso dele pois tenho certeza que alguém veio a perceber que ele estava com problemas.
Com certeza..valeu!!!
OU DEPRESSÃO OU REPRESSÃO, SEJA LÁ O Q LEVOU A COMETER TAL AÇÃO, AGORA TEM UMA CARTA DENUNCIANDO ABUSOS DE PODER,E VAMOS COMBINAR Q NO BRASIL ASSIM É Q AS COISAS ACONTECEM, QUEM PODE SEMPRE USA DESSAS ARTIMANHAS.
Infelizmente se matou pq iria ser demitido e a única forma da família receber pensão seria desse modo
Comentário infeliz desse imbecil.
Pingback: EXCLUSIVO! Veja a carta deixada por delegado que se matou em Teresina | Gilberto Léda
Pingback: Do Blog do Gilberto Léda – EXCLUSIVO! Veja a carta deixada por delegado que se matou em Teresina – Blog do Bezerra
Pingback: Veja a carta deixada por delegado que se matou em Teresina
Pingback: Veja a carta deixada pelo ex-delegado que se matou em Teresina | Correio Codoense
Pingback: VEJA CARTA QUE DELEGADO DEIXOU ESCRITO ANTES DE COMETER O SUICÍDIO.
Há um transtorno psicológico que é adquirido dentro do ambiente de trabalho e em decorrencia dele, acredito ser este o caso aqui reportado. Sabendo-se que o mesmo fez referencias às possíveis motivações que o levaram a atitude em questão, não nos cabe apenas reportar as condições emocionais do delegado, mas como cidadãos antes de qualquer ocupação social, compreendemos que há uma necessidade de se desenvolverem políticas públicas na área da segurança que venham valorizar mais o profissional de segurança e fazer valer a lei, no que tange a não pormenorizar questões tão importantes como uma remoção, atrelando-a a fatores políticos (ou melhor de politicagem). Sabemos que os favorecimentos dentro das polícias e nas secretarias são alarmantes e não camuflados, o que se tem são pessoas que fazem “vista grossa”, e por fim situações vão desencadeando outras situações. Certo é, que tudo passa pelo exercício da cidadania, pela escolha de representações em conformidade com os interesses da classe , mas principalmente com o bem comum e a sociedade em geral. Fato é, que já não há que se investigar apenas os fatores psicológicos, mas mobilização da classe para evitar que esta seja a primeira de muitas mortes, por motivo aparentemente tão fútil, mas gravíssimo para quem está dentro da situação, fato é,que o mesmo tirou a própria vida. Sejamos coerentes não somente na análise do fato, mas na postura do dia a dia, nas escolhas futuras e no arcar com as consequências oriundas de escolhas mal feitas.