Pacientes com Câncer que têm cirurgias marcadas no Hospital Tarquínio Lopes Filho, o Hospital Geral, estão precisando conviver com constantes adiamentos de procedimentos porque a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não tem honrado seus compromissos com fornecedores.
Ocorre o seguinte: em grandes cirurgias, há sempre a necessidade de bolsas de sangue. Oficialmente, o Governo do Estado mandou espalhar a notícia de que há um desabastecimento no banco de sangue da Hemomar.
É verdade. Mas essa não é toda a verdade.
O que não se disse é que esse desabastecimento se deu por inadimplência do governo.
Todo sangue doado precisa ser testado para HIV, o vírus causador da Aids. Esse teste é feito por meio do uso do chamado “Kit Sorológico, que precisa ser comprado pelo Estado.
Entretanto, como denunciou nesta semana a deputada estadual Andrea Murad (veja), a SES não pagou o fornecedor, que parou de entregar os Kits à Hemomar.
Resultado: sem teste sorológico, não se pode usar sangue nas cirurgias.
Situação atual
A situação é crítica no Hospital do Câncer. Só na sexta-feira (18) já foram suspensas seis cirurgias na unidade.
No Hospital Carlos Macieira as cirurgias cardíacas e neurocirurgias estão suspensas desde o início da semana.
Hospitais particulares também já receberam comunicados sobre a falta dos kits, por isso, apenas cirurgias consideradas de alto risco de vida estão sendo autorizadas.
Esse desgoverno está dando calote em tudo no estado, o dinheiro está sendo […] Edivaldo Holanda. O pior que ED-H só está fazendo o básico que é asfaltar algumas ruas e recuperar praças. O povo se acostumou com prefeitos que não faziam nada que agora quando esse faz o básico tem festa e foguetório. Acordem minha gente!
Flávio Dino está pagando com a própria língua. É um falastrão!!!!