A série semifinal da LBF CAIXA entre Sampaio Corrêa e América de Recife será decidida apenas no terceiro e decisivo jogo. Na noite desta quarta-feira (13/04), atuando em casa, no Ginásio Castelinho, o time maranhense venceu a segunda partida do confronto, por 72 a 65, e deixou tudo igual em 1 a 1.
E agora? Com uma vitória para cada lado, a série terá seu ato final nesta quinta-feira (14/04), às 21 horas (de Brasília), novamente no Maranhão, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Quem vencer avançará à decisão da temporada 2015/2016 da competição nacional. Antes, às 19 horas, Corinthians/Americana e Maranhão Basquete decidirão o outro finalista.
Dupla dinâmica: As grandes protagonistas da vitória do Sampaio foram a armador Wheeler e a ala Iziane. Juntas, as jogadoras marcaram 42 dos 72 pontos marcados pela equipe, sendo 25 da norte-americana e 17 de Iziane.
Fala aí: “Era um jogo de vida ou morte para nós. Por isso tentamos nos manter concentradas durante o tempo todo e corremos muito desde o primeiro minuto. Fizemos um bom jogo, mas ainda temos mais uma batalha pela frente. Queremos muito essa vaga na final”, disse a cestinha Wheeler.
Momento decisivo: Na volta dos vestiários, o Sampaio acelerou o ritmo e deslanchou. Com destaque para as ótimas participações de Wheeler e Iziane, a equipe da casa dominou completamente as ações no terceiro quarto, pouco a pouco foi aumentando a vantagem no placar e chegou para o último período com dez pontos de frente (57 a 47), após vencer a parcial por 22 a 15.
Força, Nádia! A pivô Nádia, do Sampaio, entrou em quadra nesta quarta de luto. No último domingo, a avó da jogadora do Sampaio faleceu. No final do jogo, a atleta se emocionou bastante, inclusive com uma homenagem feita pela torcida local.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Lá e cá: O equilíbrio predominou durante todo o primeiro quarto. Com as duas equipes apresentando boas movimentações ofensivas e muita intensidade, o placar permaneceu parelho e a maior diferença entre as equipes durante toda a parcial foi de apenas dois pontos.
Que bola! Durante o segundo período, o equilíbrio permaneceu como a grande tônica da partida e tudo se encaminhava para as equipes irem para o intervalo em igualdade. Porém Wheeler converteu sua quinta bola de três no jogo, após linda jogada individual, e colocou o Sampaio em vantagem (35 a 32).
Soube segurar: Depois de construir sua vantagem no terceiro quarto, o Sampaio soube administrar o jogo para garantir a vitória sem sustos nos minutos finais da partida.