Para que a economia volte a crescer e gerar empregos no prazo mais curto possível, o presidente da República em exercício, Michel Temer, edita medida provisória criando nesta quinta-feira 12/5 o Programa de Parcerias de Investimento (PPI).
É um novo órgão, vinculado à presidência da República, que terá a frente o ex-ministro e ex-governador Moreira Franco. Sua missão será supervisionar todas as operações em que o Estado fará parcerias com a iniciativa privada para gerar investimentos em infraestrutura.
O PPI será dirigido por uma secretaria-executiva. Será o braço operacional do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, criado na mesma medida provisória, que, por sua vez, terá o próprio presidente Michel Temer na principal cadeira.
Além do presidente da República e do secretário-executivo do PPI, farão parte do conselho os ministros da Casa Civil, Fazenda, Planejamento, Transportes, Meio Ambiente e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O calendário e a lista das parcerias, concessões, PPPs, arrendamentos e outros tipos de contratos serão elaboradas pelo Conselho. Já a execução propriamente dita — desde os estudos prévios de engenharia, jurídico, ambiental e econômico, além da elaboração dos editais e dos leilões — ficará a cargo dos ministérios com a supervisão e o apoio do PPI, que ajudará a coordenar todas as ações para que as parcerias sejam feitas com transparência e agilidade.
O novo formato vai corrigir distorções do modelo usado até então. O PPI pretende retirar entraves burocráticos e excessos de interferência do Estado nos processos de concessão. E vai também proibir expressamente as empresas responsáveis pelos estudos prévios de participar do leilão das outorgas.
A expectativa é que a iniciativa privada tenha mais segurança jurídica, volte a investir em grandes obras de infraestrutura e gere milhares de empregos pelo país.
Flavio Dino e Marcio Jerry devem estar mordendo a língua de raiva. Agora que já foi tudo resolvido e que Dilma não voltará mais esse governador tem de deixar de andar de jatinho e procurar trabalhar.
Amigos, nossa cidade de 5 em 5 dias é morrendo gente aqui, assaltos todo dia, precisamos de AJUDA DA MÍDIA PRA FAZER O GOVERNO OLHAR E ESQUECER DE VINGANÇA COM MAURA JORGE. Deputado Edilázio Junior saiu em defesa da prefeita Maura Jorge contra a retaliação que seu municipio vem sofrendo por conta da briga deles e cobrou atitude do Dep.Neto Evangelista que foi votado lá.
Começou o governo Temer. Gilmar Mendes DEVOLVE o processo que incrimina Aécio Neves no escândalo de corrupção de Furnas para Janot que, sob nova “orientação” deverá ser encaminhado para o fundo de uma gaveta de onde jamais sairá, fato que tornará Aécio um homem honestíssimo.
Certamente, com recursos “repatriados”…
Vão “lavar” a corrupção deste rincão!