O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) repercutiu, na sessão desta terça-feira (17), novamente, a histórica licitação do transporte público que está ocorrendo em São Luís, apesar dos empresários terem tentado bloquear o certame na Justiça. O parlamentar leu um trecho do editorial do Jornal Pequeno para enfatizar a importância dessa concorrência, deste momento na história de São Luís, em especial para cerca de 700 mil usuários do sistema de transporte público.
O jornal diz que “um fato histórico se pronunciou em São Luís, nos últimos dias, e com ele carregou definitivamente para a história desta capital o prefeito Edivaldo Holanda Júnior”. Segundo o matutino, trata-se da licitação dos transportes públicos, o que alguns parecem encarar como medida corriqueira da administração, mas que, para o caso de São Luís e de muitas cidades do Nordeste, reúne décadas de aspirações, projeções e reivindicações engolidas a seco pela população.
“É um ato administrativo que, antes de tudo, precisou reunir coragem, determinação e, principalmente, vocação política transparente e honesta do prefeito para o aporte de grandes decisões no atendimento das demandas sociais do povo. O mundo capitalista conhece as dificuldades e reticências quando se trata de combater monopólios assentados em qualquer cidade, em qualquer país”, diz um trecho do editorial.
Segundo o jornal, não se trata de nenhum exagero de retórica dizer que a pressão dos empresários reduziu o sistema de transporte em São Luís a um vergonhoso padrão de qualidade, quando esta licitação finalmente chegar à fase de apresentação e análise de propostas. “Estamos vencendo décadas de uma concessão precária operada com olho exclusivamente nos lucros e nenhuma preocupação com a dignidade dos usuários e contribuintes”, frisa o matutino.
Na tribuna, Othelino disse que fez questão de ler o editorial do Jornal Pequeno para enfatizar esse momento histórico onde a população de São Luís ganha e onde os arrogantes empresários dos transportes públicos de São Luís tentaram barrar, em via judicial, de forma absurda, a licitação do transporte. “Mas não conseguiram. A licitação está ocorrendo e, em pouco tempo, estará concluída e aí a população de São Luís vai poder ser mais bem servida, utilizar um serviço de transporte público de qualidade. O prefeito Edivaldo merece os nossos cumprimentos por não se render e por fazer ir para frente este certame”, finalizou.
Só acho que Edivaldo demorou muito para lançar essa licitação. Porque no último ano de mandato? Se os outros não fizeram é porque não corresponderam às expectativas dos eleitores, e por isso deveriam ter a reprovação da população. E vou dizer mais, se essa licitação for bem sucedida ainda este ano Edivaldo terá muito sorte. A estrada principal do Maracanã está quase interditada de tanto buracos, enquanto isso as avenidas de São Luís estão recebendo lâmpadas de ledy, vejam quanta incoerência. Mas o povo vai julgar agora em outubro.
Falção, sabe a quantas décadas tentam licitar o transporte público da cidade? Sabe a força que esses monopólios exercem dentro de São Luís? Então como um Prefeito consegueria fazer isso de forma rápida e eficiente? Pare com isso, e reconheça que demos um grande passo na área da mobilidade urbana.
Cada secretaria tem uma responsabilidade. Não se pode cobrar pão quentinho no açougue. As críticas são válidas, mas o reconhecimento de um bom trabalho também.
O povo quer a licitacao. Vai beneficiar o povo. é uma grande vitoria para o povo essa licitacao. Edivaldo está de Parabens por esse feito!
Essa licitação é estritamente necessária pro transporte público de nossa cidade, ainda bem que edivaldo holanda está determinado em seguir com a medida…
Só quem precisa de ônibus diariamente sabe a importância dessa licitação pra nossa cidade. Estou muito orgulhosa de termos conseguido avançar
Enquanto os empresários tentam dificultar o processo, a população acha que a culpa é da gestão por falta de informação correta! chega disso!
Quem apoia esses empresários de ônibus das duas uma, ou tem interesses com esses monopólios, ou só querem ver o mal do povo! Não tem o mínimo de coerência tentar barra o processo de licitação.
Fico feliz em ver a mudança que tanto clamamos principalmente por ser um problema diario que afeta milhares de pessoas, o prefeito que teve coragem e ousadia em acabar com o monopolio só pode receber um muito obrigado de todos de São Luis.
Com certeza o Prefeito Edivaldo entrará pra história com esses avanços na mobilidade urbana.
Parabéns prefeito, São Luis gradece.
Finalmente alguém está do lado do povo nessa luta. São anos de disputas e tentativas de melhorias no transporte, mas ninguém conseguia ter controle da situação.
Desde sempre ouço essa história de monopólio do transporte público e não acredito que até agora não teve um prefeito pra peitar esses empresários (bem porque tinham o rabo preso). Edivaldo merece todo respeito por isso.
Várias gestões diferentes já tentaram implantar a licitação no transporte, mas nunca dava certo. Mas dessa vez deu!
Edivaldo fez algo que ninguém teve acoragem de fazer antes. Investir no sistema, colocar onibus novos, e agora a licitacao. Isso é notavel. eu ando de onibus todos os dias. Sei o que to falando. Quem fala o contrario ou nao anda de onibus ou tem outros interesses. a licitacao é uma vitoria importante para o povo.
Othelino sempr assertivo em seus posicionamentos. Os créditos devem ser dados a quem está fazendo um bom trabalho.
Edivaldo jogou na cara dos empresarios a licitacao. Tomara que venham empresas de fora arrasando!