Lula e o Maranhão I
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), esteve no fim da semana passada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo.
Segundo nota oficial do Instituto Lula, “ao lado de seu companheiro de partido Orlando Silva, Dino conversou com Lula a respeito da situação política do Brasil e as perspectivas da luta contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff”.
Lula e o Maranhão II
Sem pose para fotos, Lula também se encontrou recentemente com o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA).
De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, Waldir Maranhão e Lula se uniram contra o presidente afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
“Ambos compartilharam o entendimento de que o principal objetivo na sucessão da Câmara deve ser evitar que alguém ligado ao peemedebista ou apoiado por ele assuma a cadeira”, diz o jornal.
Ainda a Escutec
Abaixo, alguns dados interessantes para análise na pesquisa Escutec/O Estado de intenções de votos em São Luís divulgada ontem (2).
Perdeu terreno
O vereador Fábio Câmara (PMDB) perdeu mesmo terreno para a vereadora Rose Sales (PMB) e para o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).
Mesmo reforçando praticamente todos os dias que será o candidato do PMDB a prefeito da capital, o peemedebsta ficou atrás dos dois no levantamento.
Mulheres preferem Eliziane
A deputada Eliziane Gama (PPS) tem a preferência entre o eleitorado feminino de São Luís. Foi escolhida por 24,7% das 539 entrevistadas pelo Escutec.
Já os homens vão de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP). Somados eles obtiveram 43,1% dos 461 entrevistados, contra 19,7% da irmã.
Divisão
Dois evangélicos, Edivaldo Jr. e Eliziane dividem esse eleitorado: 25,3% dos 292 que se declararam dessa religião dizem votar na deputada; 24% votarão pela reeleição do prefeito.
Otimismo
A pesquisa Escutec/O Estado foi recebida com otimismo pelos aliados do prefeito Edivaldo Jr. e do deputado Wellington do Curso.
Nos dois casos, enfatizaram o crescimento de ambos acima da margem de erro entre a consulta de abril e esta.
Calma
Do lado da deputada Eliziane Gama, a ordem é manter a calma. Se ela não cresceu acima da margem, também não caiu – aliás, oscilou positivamente.
Há quem acredite que sua maior exposição na TV, que começou há pouco mais de uma semana, surta efeitos melhores nas próximas consultas.
Será?
Por outro lado, as inserções do PPS começaram justamente antes da pesquisa ir para as ruas. Acreditava-se que esta fosse uma estratégia para inflar a pré-candidata.
Se era mesmo, não funcionou.
Na mesma
Fora o trio que lidera todas as pesquisas desde o mês de maio, continua tudo na mesma na parte de baixo da tabela.
Até agora, nenhum outro pré-candidato mostrou potencial para subir e ameaçar os três favoritos.
Até agora…
Decepcionante
A Escutec confirmou o que o Exata já havia atestado: o decepcionante desempenho do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB).
Mas ele continua querendo ser candidato.
Registro
A pesquisa foi realizada pelo Escutec entre os dias 28 de junho e 1º de julho. Foram ouvidos 1 mil eleitores, para uma margem de erro de 3 pontos para mais, ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número MA-07983/2016.
Um governador que se apresenta como ético, fazendo visitas a um conhecido corrupto, dizer o que?Gilberto
Bira, procura trabalhar meu.
Nosso Governador nos deixando orgulhosos, só que não!!!
Edivaldo tem carisma e tá na rua trabalhando desde o inicio do mandato. pra mim, esse é seu diferencial: Ele trabalha!
Edivaldo se destacando em meio ao público masculino. Resposta de trabalho e reconhecimento.
juro que não entendi
Olha que a diferença é minúscula entre Edivaldo e Eliziane quando nos referimos ao público evangélico. Acho que o povo vai acoradar e ver quem realmente trabalha com o povo e pelo povo.
O crescimento de Edivaldo é notável, a população demosntra isso nas ruas comumente. É difícil acreditar nessas pesquisas que são completamente manipulada, em relação a Edivaldo, a relevância dele é mostrada nas ruas, mas e Welligton? Sei não …
Edivaldo vai levar, é certo!