Em denúncia feita à deputada Andrea Murad, pacientes atendidos no CEMESP relataram a falta de medicamentos e ainda médicos especialistas na unidade. O caso foi publicado na página da parlamentar na rede social. Para os pacientes, o centro alega que a medicação está em processo de licitação, mas segundo informações repassadas à deputada, o problema é falta de pagamento do governo para o fornecedor.
“A insulina Lantus cujo frasco custa R$ 350, inviável para pacientes de baixa renda e totalmente dependentes do sistema público de saúde. Diferente do que foi explicado para os pacientes, a falta da insulina não é por causa de processo licitatório, mas por falta de pagamento do fornecedor. Um verdadeiro absurdo e negligência do governo com cidadãos portadores de doenças crônicas e extremamente fragilizados, correndo o risco de virem a óbito. Além da falta de medicamentos, atendimento precário, suspensão de vários serviços, os pacientes relatam que o CEMESP deixou de oferecer várias especialidades médicas prejudicando o tratamento de milhares de hipertensos e diabéticos. A justiça precisa ser acionada imediatamente”, publicou.
O CEMESP funciona desde 2011, quando foi inaugurado ainda na gestão do então secretário de saúde Ricardo Murad, para atender pacientes acometidos pela diabetes e hipertensão. Em contato com o blog a deputada expressou preocupação com a situação em que se encontra o Centro de Medicina Especializada em São Luís.
“É extremante preocupante e sem dúvida caso de justiça o que tá ocorrendo no CEMESP. Lembre que o Centro foi criado para atender diabéticos e hipertensos, muitos com sequelas graves dessas doenças, por exemplo, amputados, com problema de retina e que até sofreu AVC, e desde a gestão passada vinham recebendo tratamento. Nunca durante 6 anos foram tratados com tanto descaso como agora na gestão de Flávio Dino. Faltam médicos especialistas e o tratamento também é comprometido pela falta de medicamentos que o governo precisa fornecer a esses pacientes como a insulina”, relatou Andrea ao blog.
Boa noite,essa informação procede,estou desde o dia 16/06/2016 sem receber a Lantus e a humulog,e o preço é esse com 10ml ,fico andando pra lá e não tem nenhuma resposta,agora estão falando que vai chegar com quarenta dias.E revoltante esse povo desse governo não sabem o que ter um Diabético em casa,e é com essa Lantus que o meu esposo tva tendo uma qualidade de vida melhor.E detalhe só recebemos pq entramos na justiça e o juiz deu a liminar,se não entrar na justiça não recebe.Estamos agoniados com essa situação o secretário de saúde precisa da uma explicação , é desesperador a situação dos pacientes.
Todo o sistema de saúde do estado está em colapso. Reflete uma irresponsabilidade sem tamanho e uma má gestão publica. O que mais me deixa indignado é que esses deputados que se dizem defensores do povo aceitam e se calam diante de tanta irresponsabilidade desse comunista.