A ausência de agentes da SMTT disciplinando o trânsito nas avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras e Holandeses tem tornado o trânsito um caos nessas três vias.
A retirada dos agentes ocorreu depois que, por conta da edição da Lei nº 13.290, de 16 de maio de 2016 – determinando a obrigatoriedade dos faróis baixos acesos em rodovias -, tornou-se de conhecimento público que as três avenidas são, na verdade, rodovias estaduais.
A fiscalização nessas vias era feita pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Contudo, com a divulgação da lei federal sobre os faróis acesos nas rodovias, veio a público também quais seriam os limites entre as vias municipais e as rodovias estaduais que cortam a Região Metropolitana de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar).
Esses limites são definidos por uma lei anterior à dos faróis: a Lei Estadual nº 10.043, de 7 de abril de 2014, que regulamenta o Plano Rodoviário do Estado do Maranhão.
Foi com base nessa lei, aprovada em 2014, que trata do Plano Rodoviário do Maranhão, que o titular da SMTT, Canindé Barros, retirou a fiscalização dos agentes de trânsito dessas três avenidas, alegando que elas são de competência estadual.
E o resultado é o completo caos nas três vias, com engarrafamentos quilométricos nos horários de pico.
Alerta
No mês de julho, o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) já havia alertado para a necessidade de redefinição do Plano Rodoviário do Maranhão. Ele pretende apresentar uma indicação para que o Governo do Estado faça isso.
O objetivo do vereador é evitar, a partir da nova Lei dos Faróis, punições desnecessárias a motoristas que trafegam dentro da área urbana da capital.
“Essa chega a ser uma obrigatoriedade sem qualquer fundamento ou lógica, visto que temos MA’s que interligam avenidas e não São Luís a outra cidade. Imagine sair da Avenida Carlos Cunha, entrar na Via Expressa e, se não estiver de farol aceso, o cidadão ser multado? Temos que ser práticos. A Via Expressa integra o percurso de milhares de pessoas que por ali passam todos os dias e, portanto, compõe a malha viária de dentro de São Luís. É por esse motivo que assim que retornar do nosso recesso, na indicação que farei ao governador, pedirei a redefinição das MA’s que cortam a cidade para que ninguém seja punido desnecessariamente”, afirmou Pedro Lucas.
(Com informações de O Estado)
INCRÍVEL ESSE PREFEITO TIRAR OS AGENTES DA SMTT DAS AVENIDAS E COLOCAR EM RUAS DENTRO DOS BAIRROS SEM NECESSIDADE. EXEMPLO DISSO É A PERMANÊNCIA DE DOIS AGENTES DA SMTT NO BAIRRO DO COHAJAP NO CANTO DA ASSOCIAÇÃO. GESTÃO FRAQUÍSSIMA. ABSURDO. TÁ NA HORA DE MUDAR.
Finalmente uma pessoa sensata que percebeu que essas MA’S que cortam a cidade, fazem parte do perimetro urbano de São Luis e nós, população não sabemos! Isso é levar multa sem saber ou nem se quer imaginar. Apoio totalmente essa iniciativa do Pedro Lucas Fernandes e que ele coloque isso em prática.
Eu mesmo não sabia que a Jerônimo de Albuquerque era rodovia, seria bom o Governador resolver essa situação logo, pois o tr.abalho da SMTT ali é essencial.
Não obstante a crise política instalada com a chegada do período eleitoral, a situação dos cidadãos tem piorado dia a dia em São Luís. Embora aliados políticos, o Prefeito de São Luís e o Governador do Estado não se entendem quanto a garantia de cumprimento dos direitos de seus concidadãos.
De maneira desrespeitosa e estúpida a PMMA através do 190 e a SMTT pelo telefone nº 986079807, transferiram entre si a responsabilidade pela perícia a ser realizado no acidente (abalroamento) de dois veículos na Av. Jeronimo de Albuquerque, em frente e city lar/atacadão no bairro Bequimão, A SMTT diz que por força da Lei Estadual nº 10.043/2014, não tem competência para fazer perícia naquela área tendo em vista que é de competência da PMMA, pois trata-se de prolongamento de MA; a PMMA por seu turno, através da Capitã Roberta, insiste em dizer que a competência é da SMTT, visto que o sinistro ocorreu em local de competência da prefeitura Municipal.
Chega a ser criminosa a atitude do Poder Público (Executivo) Estadual e Municipal, vez que ficamos desassistido em prova imprescindível para o deslinde da questão quanto ao acidente ocorrido naquela localidade, que é a perícia. isso é uma vergonha e chega a criar desavenças entre os motoristas.
O MP precisa intervir como fiscal da lei…enquanto isso nós cidadãos sofremos todas as consequências dessas INCOMPETÊNCIAS.
oBS. Cheguei a fazer ocorrência na PMMA de nº M3999859, FICAMOS NA AVENIDA ATRAPALHANDO O TRÂNSITO POR APROXIMADAMENTE DUAS HORAS …entre as 19:30 às 21:20, sem que aparecesse um ou outro órgão.
POR FAVOR DÊ UM DESTAQUE A ESTE EPISÓDIO SINISTRO DOS DOIS ÓRGÃOS
atenciosamente!
BVB
quem fez esse plano rodoviário errou feio… Jerônimo e Guanabara com características total de via arterial e não de rodovia… Agora já que cometeram esse erro quem tem que fazer os Rush é órgão responsável do estado; já não tem contingente para fazer a segurança piorou para controlar e organizar o trânsito. .. os agentes já estão fazendo esse serviço de controle de tráfego há anos e seria bem melhor haver uma nova definição desse plano rodoviário para que assim os agentes de trânsito possam atuar nessas vias. isso só quem ganharia seria a sociedade….
Mais um ponto negativo para o nosso prefeito. Numa hora dessas temos que usar o bom senso e não deixar uma para ver como é que fica. Nada contra Edivaldo, mas um gestor tem que ter jogo de cintura. A responsabilidade para quem administra uma cidade com mais de 1.000.000 de pessoas é muito grande, não é pra qualquer um…
O TRANSITO DE SÃO LUIS JÁ ESTAVA DESSE JEITO ANTES DESSA LEI, E SE DUVIDAR COM ESSES AGENTES NA RUA AS VEZES ATÉ PIORA!!!
Verdade, a SMTT faz toda diferença naquela região, a presença deles é fundamental para o trânsito fluir bem.
O TRANSITO DE SÃO LUIS JÁ ESTAVA DESSE JEITO ANTES DESSA LEI!!!
Essa questao das avenidas é delicada. Tem que fazer planejamento pra resolver.
Agora tá tudo resolvido,ja q o problema era os agentes de trânsito. agora porque a cprv não está atuando nas ma’s?
Essa polícia agora só quer saber d trânsito, correr atrás d bandido q é a função deles, não querem, os assaltos, tráfico d drogas é rolando solto em todo lugar. Nas blitz dessa polícia, não se ver uma revista, é só verificação d documentos, ou seja, a intenção é só arrecadar.
Já q estão brigando pelo trânsito nessas “rodovias”, q coloquem esses policiais para controlar o trânsito nos horários d pico. Duvido q queiram!
Eu concordo com o Jonas, é preciso cautela pra uma decisão tão delicada como essa. Não se pode apenas opinar sem um estudo devido do que realmente é preciso fazer para melhorar aquele local.
A SMTT deve dar uma passadinha aqui na avenida Kennedy pra ver o que é falta de respeito com o CBT. E uma loucura parece que estamos na Índia, China, Vietnã.
Eh rapá, no vietnã é mais organizado..,.rsrsrsr
Isso tudo é por causa desse video que o povo espalha em redes sociais??? O reporter claramente tenta desmoralizar o agente de trânsito no vídeo. Tai a resposta!!! E quem paga o pato sempre é a população pq o engraçadinho do repórter deve andar de helicóptero.
não imagino que seja por isso