Caos na rede de ensino da região Tocantina pode gerar manifestações nos próximos dias. Foi o que relataram pais de alunos de escolas estaduais da regional à deputada Andrea Murad (PMDB), que repercutiu o assunto na sessão plenária desta terça-feira (16). Infraestrutura precária, falta de merenda escolar, atraso de salários de vigilantes e falta de professores já comprometeram o ano letivo.
“Eu acho que os deputados da Região Tocantina aliados ao Governo, que tem acesso ao governador, à Secretaria de Educação deveriam lutar por essa causa. Porque é um absurdo o que está acontecendo. Tem escola que uma mãe me relatou que até hoje não teve uma aula sequer, isso no município de Bom Jesus das Selvas. Em Açailândia também com problemas de falta de professores. A Darcy Ribeiro, Anexo I, a Escola Darcy Ribeiro, sede, tem 3 professores para 8 salas. Cada turma vai um dia e ficam fazendo o revezamento de professores. Ou seja, um dia uma turma, nos outros dias não tem aula. O Centro de Ensino Henrique de La Rocque anexo dois, que fica em São Pedro da Água Branca, os mesmos problemas. Enfim, todas as escolas da regional de Açailândia, o ano letivo do Estado está completamente comprometido. E aí a gente tem que achar isso natural, pelo descaso de um governo que não olha para as pessoas”, disse Andrea Murad.
Os pais dos alunos adiantaram para a parlamentar que estão mobilizando todos para uma grande manifestação ainda esta semana com o intuito de bloquear as BR’s 010 e 222 e chamar a atenção do governo para o problema. Anunciaram também que professores deverão entrar em greve pelo não cumprimento da lei do piso nacional. Mesmo formalizando denúncia junto ao Ministério Público, as providências ainda não foram tomadas.
“O promotor Gleudson Malheiros cobrou do Estado, mas nem isso o Governo Flávio Dino respeita. Já o viu respeitar lei? Ele é juiz, é uma das pessoas que mais deveria respeitar a lei, não é? Ele não respeita lei, ele passa por cima do que quer que seja, porque até hoje persiste o problema. Vejam o extremo que vão ter que chegar para chamar a atenção do governador! Eles vão ter que fazer interdição na BR-010 e na BR-222. E mais, os professores da região estão anunciando greve esta semana, porque o governador não cumpriu com a lei do piso nacional. Tivemos três paralisações só este mês e a proposta agora é greve geral e quem sofre com isso são as crianças que ficam sem estudar. Ou seja, na saúde, esse descaso, o povo sofrendo com falta de saúde e agora na educação, pais e filhos sofrendo por falta de ensino”, denunciou a deputada.