O início oficial da campanha eleitoral em São Luís deve trazer à tona um debate que desde a pré-campanha já se faz nos bastidores: qual o peso de alguns dos aliados dos três principais candidatos a prefeito da capital?
Mas é peso mesmo… capacidade de puxar para baixo o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) e a deputada federal Eliziane Gama (PPS).
No caso do pedetista, o dilema é saber até que ponto é bom ter ao seu lado o governador Flávio Dino (PCdoB) e seu fiel escudeiro, Márcio Jerry (PCdoB).
Líderes de um governo que têm metade de aprovação – e outra metade de desaprovação – na capital, eles não vivem o que se pode chamar de lua-de-mel com a classe política maranhense.
Protagonistas de decisões atabalhoadas, aliadas a uma gestão considerada por muitos como truculenta e autoritária, Dino e Jerry são uma dupla que, se pode render votos pelo que o governo fez em parceria com a prefeitura, também pode se constituir num peso no quesito rejeição a Edivaldo Júnior.
Principalmente se os adversários conseguirem massificar a tese de que são os comunistas quem mandam na máquina municipal.
Para Wellington do Curso, indubitavelmente, o problema chama-se Waldir Maranhão (PP).
O vice-presidente da Câmara dos Deputados não é o que se pode chamar de um aliado de primeira hora do candidato progressista – na verdade até tentou nos bastidores barrar a candidatura do parlamentar -, mas é do mesmo PP.
Ele inegavelmente terá sua imagem atrelada à do candidato no período mais quente da campanha. E os efeitos disso certamente não serão positivos.
Dos três principais candidatos a prefeito de São Luís, não há dúvidas de que a maior contradição está na união entre Eliziane Gama (PPS) e João Castelo (PSDB).
Os dois foram adversários em 2012 e até a eleição daquele ano o tucano era o pior gestor da história da cidade para a popular-socialista.
Não é necessário sequer publicá-la: quem não lembra da célebre foto de Eliziane segurando um adesivo com a inscrição “Caostelo” na tribuna da Assembleia Legislativa?
As diferenças entre os dois eram tantas que Gama chegou a fechar um acordo com Castelo para apoiá-lo no 2º turno de 2012, mas saiu da reunião com o tucano para comunicar a decisão a aliados e depois gravar um vídeo e nunca mais voltou.
Sem dúvida, essa á uma contradição que será explorada. Menos mal para a deputada que, mesmo com o ônus de toda a sua rejeição em São Luís, Castelo ainda é dono de votos cristalizados na cidade. É um bônus.
De todas as alianças, Eliziane e Castelo é a pior combinação, até porque temos uma excelente memoria para lembrar da palhaçada que foi Eliziane contra Castelo e hoje estão ai , unidos.
De todas as alianças, Márcio Jerry e Weverton Rocha é a pior combinação para Holandinha, até porque temos uma excelente memoria para lembrar que hoje são milionários com dinheiro público …
Minha lógica é simples para escolher meu voto, tem aliança com algum dos coronéis que mantiveram São Luís e o Maranhão no cabresto por anos?! Não vot! Por isso Eliziane, Welligton e Fábio Câmara jamais terão meu voto!
Acho a pior do Wellington com Waldir, pois Dino e Castelo podem ter peso negativo, mas também votos. Já Waldir só tem o ônus do peso negativo.
Apesar de está no mesmo partido, não se pode dizer com certeza que Waldir é aliado de Wellington…na verdade o grande aliado e Wellington é Roberto Rocha. Wellington só foi pro PP depois que Waldir caiu da presidência do partido estadual após querer revogar a votação do impeachment. Quando Fufuquinha assumiu mudou tudo.
Na política do maranhão tudo pode acontecer, como raposa tomar conta de galinheiro. Portanto não se surpreendam das alianças.
No ponto de vista Edivaldo tem otima relaçao com o governo do Estado e a parceria tem dado diversas benfeitorias e vitorias para sao luis. Entao meu voto é dele, sem duvida. Os outros candidados sao envolvidos com aliados bem duvidosos.
Gilberto, já falei aqui antes, a duvida entre votar em Eliziane ou em Holandinha é a mesma que um enfermo tem quando lhe perguntam em que lado da bunda quer tomar a injeção.
Agora que tem coronel incompetente e bandido, ai tem, da mesma forma que temos Juizes bandidos, ex juiz incompetentes e bandidos e por ai vai.
Resta apenas uma certeza: Existem muitos eleitores absolutamente imbecis, .
A junção de Edivaldo com Dino é uma prova que o prefeito sabe ser um bom gestor. Ele percebeu que para São Luis desenvolver, ele precisa da ajuda de quem manda no estado. Então ele uniu FORÇA DE TRABALHO junto ao governador. Isso, ao meu ver, só soma para a reeleição do atual prefeito.