Pecuaristas da região de Matinha e Viana estiveram nesta semana em São Luís e solicitaram apoio do deputado federal Aluisio Mendes (PTN) para impedir invasões de terras cometidas por supostos representantes étnicos de grupos indígenas. O parlamentar articulou reunião entre os ruralistas e a direção da Fundação Nacional do Índio (Funai), para tratar sobre o tema.
Segundo o grupo de pecuaristas, as invasões se concentram em lotes de terras situados às margens da BR-014, que dá acesso às cidades da região da Baixada Maranhense. Eles informaram ao deputado que pediram ajuda ao Governo do Maranhão, mas não foram atendidos. “Decidi, de forma imediata, intermediar esta reunião que deve resolver o caso”, garantiu Mendes.
De acordo com o deputado, com a reunião, a Funai deverá preparar um estudo antropológico para saber se, de fato, as terras invadidas são de origem silvícola. “Assim que soube desta questão grave, fiz o contato com a direção da Funai, para que cuide do caso. É uma questão que envolve não somente interesses latifundiários, mas o respeito ao direito de terras e, ao mesmo tempo, uma questão histórica relacionada aos índios”, disse.
Ainda segundo o grupo de pecuaristas, os invasores alegam que pertencem ao grupo indígena Gamela e que teria representação nas cidades de Arame, Grajaú e Barra do Corda. “O resultado disso somente será conhecido após o estudo feito pelo órgão federal e responsável direto pela limitação das terras indígenas”, afirmou Mendes.
A disputa por terras é um tema conhecido do estado e alvo de preocupação do deputado Aluisio Mendes. Segundo ele, é preciso que haja bom senso na resolução de conflitos deste gênero.
É a volta da UDR?