O deputado estadual Adriano Sarney (PV), em discurso na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14), rebateu afirmações da bancada governista, que insiste em creditar para o governo Flávio Dino (PCdoB) os bons resultados do ensino público estadual, referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no dia 8 deste mês. Adriano ressaltou que o bom desempenho divulgado foi fruto de avaliações feitas em 2013 e 2014, portanto no governo Roseana Sarney.
No início da semana, três deputados da base governista, Marco Aurélio (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Rogério Cafeteira (PSB), ocuparam a tribuna para enaltecer o Governo do Estado pela melhora do Maranhão nos índices do IDEB 2015. Na ocasião, inclusive, foram interpelados pelo deputado da oposição.
Quarta-feira (14), Adriano Sarney voltou ao assunto. “O IDEB 2015 não é nada mais nada menos do que a média dos anos de 2013 e 2014. Então, se existe alguém que tem que ser elogiado pelo avanço do IDEB é a governadora Roseana Sarney, o governo passado”, pontuou o parlamentar.
O deputado explicou também que o IDEB é aferido a partir de dois fatores, sendo o primeiro o rendimento do aluno em Português e Matemática. O segundo fator é o indicador de fluxos, que mostra quantos estudantes estavam aptos a seguir para o próximo ano letivo.
“O IDEB é feito para manter os estudantes na escola. Ele é a avaliação de desempenho acadêmico do estudante e o rendimento escolar. Ele não tem nada a ver com construção de novas escolas. Ele não tem nada a ver com o programa Escola Digna. Ele não tem nada a ver com reforma de escola. Ele tem a ver com o rendimento escolar e ele diz respeito aos anos de gestão da governadora Roseana Sarney”, ressaltou o deputado.
o Reizinho está mais solitário do que uma verme solitária
Francisco de Jesus respeite um dos únicos deputados atuantes naquela assembleia. O deputado Adriano sempre se preocupa em fiscalizar o governo em prol do povo que ele tanto ama, o que acaba incluindo justamente o senhor , Seu Francisco. O deputado Adriano é quem acredita num futuro melhor.
Solitário está o governador que a cada dia cai no descrédito do povo que o elegeu. Hoje o sentimento é de revolta e indignação diante de tanta perseguição aos professores, policiais e aqueles que se opõe a uma gestão marcada por mentiras e falácias. Basta! 2018 está chegando e o povo do Maranhão vai dar o tchau querido ao Dino e sua trupe.
Esses deputados governistas pensam que nós somos idiotas e que não temos acesso as informações? Eles sabem o que é IDEB? Mas agora eles devem saber depois da aula que tiveram do deputado Adriano Sarney, pois a bem da verdade os resultados do IDEB são méritos da gestão Roseana Sarney, graças aos investimentos também realizados na educação durante o seu governo. Infelizmente a politicagem implantada pelo governo autoritário e da perseguição é tao grande que perderam o bom senso em reconhecer as conquistas e os avanços do nosso Estado durante esse período.
Esse governo pouco tem feito para melhorar os índices do IDEB, pois não é apenas construir escolas que precisamos, mas investir na qualidade do ensino. Mas como isso pode acontecer se os professores encontram-se desmotivados perante a perseguição feita pelo governo Flávio Dino que é incapaz de conceder o reajuste a uma das categorias mais importantes para o desenvolvimento do nosso Estado? Governador, cumpra com o seu papel e com suas promessas. Chega de mentiras!
Governador procure trabalhar. Conclua as reformas e construções das escolas que estão paralisadas. Os alunos estão sendo prejudicados e se continuar neste ritmo os indices do IDEB de seu governo será inferior da gestão da Roseana. E dinheiro nós sabemos que tem! Cadê o governo da mudança? Ou virou lambança?
Isso é manjado demais. Esse pessoal do governo Dino alimenta a todo cu$to uma ideia propagada há décadas, de que tudo é culpa da Oligarquia Sarney. PODEM ATÉ NÃO TER PROVAS DISSO, MAS TÊM MUITA CONVICÇÃO. Rá rá rá. Eu acho que esse pessoal do MPF, lá no Sul, veio buscar o know how desse argumento aqui, no Maranhão, principalmente com o Jornal Pequeno, pois eles fazem isso aqui há 50 anos (aliás, vivem disso até hoje). É isso que rola mas mídias alinhadas ao projeto dinista. E vai continuar rolando, por que é muito conveniente apontar culpa aos outros.