Em SLZ, 30 candidatos tiveram mais votos que vereadores eleitos

O Atual 7 publicou hoje (5) um interessante levantamento sobre a eleição proporcional em São Luís: segundo dados do TSE, 30 candidatos derrotados na disputa por vagas na Câmara Municipal conseguiram melhor votação que algum dos vereadores eleitos.

Por conta do tal coeficiente, o nosso sistema eleitoral produz distorções como o caso do pastor Paulo Luiz (PRB), que obteve 7.237 votos e fica apenas na suplência.

Enquanto isso, terão assento na casa três novos vereadores com menos da metade da votação dele: Genival Alves (PRTB), com 3.030 voto; Cézar Bombeiro (PSD), 2.248; e Silvino Abreu (PRTB), com 2.233.

Isso ocorre porque na disputa proporcional, os votos, apesar de dados em um candidato, são contabilizados para a coligação.

Ao se somar os votos de todos os candidatos da coligação e dividi-los pelo coeficiente é que se chega ao número de vagas, distribuídas, então, entre os mais votados dessa mesma coligação.

No caso de Paulo Luiz, ele foi o mais votado do partido, que saiu sem coligação. Mas os seus colegas de legenda não tiveram desempenho satisfatório: a candidata Santinha não teve sequer um voto, e outros dois candidatos tiveram apenas o próprio.

Veja abaixo as listas de eleitos e a dos mais votados sem vaga na Câmara.

Bons de voto, mas sem vaga

Bons de voto, mas sem vaga

Os eleitos

Os eleitos

4 pensou em “Em SLZ, 30 candidatos tiveram mais votos que vereadores eleitos

  1. E o pior é que NINGUÉM elegeu-se com votos próprios, mesmo o mais votado ficou só um pouco acima da METADE do coeficiente eleitoral. TODOS devem suas eleições aos partidos/coligações.

  2. ESSE POVINHO TEM OS VEREADORES QUE MERECEM, ESSE IVALDO E MARQUINHOS NÃO TAPAM OS BURACOS NEM DA RUA ONDE MORAM OU MORAVAM.

Os comentários estão fechados.