Presidente do PSol teme que Flávio Dino crie oligarquia

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O presidente nacional do PSol, Luiz Araújo, concedeu no sábado (29), um dia antes do 2º turno das eleições municipais, entrevista à Folha de S. Paulo na qual avaliou, dentre outras coisas, a ascensão do PCdoB no Maranhão.

Para ele, o governador Flávio Dino (PCdoB) tem adotado práticas parecidas com as do ex-presidente José Sarney (PMDB) no que diz respeito à cooptação de apoio político. O dirigente avalia que o que se viu no estado não foi a ascensão de “um projeto de esquerda”, mas a arregimentação de aliados dependentes da força da máquina estatal.

“O meu medo é que o Dino esteja fazendo um caminho parecido [com o de Sarney]. É um risco. […] Que 46 prefeitos são esses [do PC do B no Estado]? São satélites do campo do governo, não foram 46 comunistas eleitos. Nem na China nem lá. Foram 46 prefeitos conquistados pela relação com o governo num Estado muito dependente, porque as prefeituras precisam estar do lado do governador pra ter qualquer coisa extra pra fazer, que não seja o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Não acho que foi tão relevante como ele apresenta, declarou.

Abaixo, o trecho e que ele fala especificamente do Maranhão.

Ascensão do PC do B no Maranhão

É uma questão delicada. O governador Flavio Dino até mandou apoio pro Edmilson, se conhecem. O PC do B está nos apoiando aqui no segundo turno.

Mas eu não acho que seja um projeto de esquerda lá. Tem um filme do Glauber Rocha, “Maranhão 66”. Foi o primeiro filme de propaganda eleitoral do Brasil, sobre a vitória do José Sarney, em 1966. Nesse filme, tem um discurso do Sarney mostrando essa desigualdade, essa pobreza que tinha no Maranhão e que ele ia acabar com as oligarquias.

O que ele fez depois? Criou uma oligarquia em torno dele, cooptando a oligarquia a partir do aparato do governo. O meu medo é que o Dino esteja fazendo um caminho parecido. É um risco. Eu não vou comparar porque seria uma grosseria. Ele é muitas vezes melhor do que o Sarney. Ele tem uma trajetória, mesmo que, nos últimos tempos, tenha ficado muito pragmático.

Que 46 prefeitos são esses [do PC do B no Estado]? São satélites do campo do governo, não foram 46 comunistas eleitos. Nem na China nem lá. Foram 46 prefeitos conquistados pela relação com o governo num Estado muito dependente, porque as prefeituras precisam estar do lado do governador pra ter qualquer coisa extra pra fazer, que não seja o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Não acho que foi tão relevante como ele apresenta.

15 pensou em “Presidente do PSol teme que Flávio Dino crie oligarquia

  1. Flavio Dino já criou uma nova oligarquia no maranhão. Tudo que ele pregou na campanha está fazendo o contrário. A minha esperança é o povo tira-lo do poder em 2018.

      • Flávio Dino já tem o roteiro para 2018. Uso da máquina e tentar pregar no adversário que ele é aliado de Sarney. Colar Sarney nos adversários será a estrágia por muitos anos dos incompetentes.

  2. Acho Caro Gilberto, que em qualquer espaço que se busque um contraponto a algo já estabelecido, lógico se faz uma continuidade, pois a dinâmica do contrato social já preconiza esse fato.
    Seria tolice e até idiotice desconstruir algo e não dar sustentabilidade à mudança. Agora se vai virar oligarquia ou não cabe ao cidadão eleitor.

  3. Ja criou esse […]! Falava tanto dos governos anteriores que está fazendo até pior! Ninguém suporta mais esse cara e sua […], pergunte nas secretarias… Só Deus pra salvar esse estado!

  4. Pingback: Presidente do PSol teme que Flávio Dino crie oligarquia – Notícias dos Blogs

  5. Gilberto Leda, FD vai usar a máquina a todo vapor. Já criou vários programas sociais para prender o povo. Vai usar o nome de Sarney para colá-lo em qualquer adversário. As eleições maranhenses, tal qual foi em SLZ, serão nojentas. Compra de votos e uso de um cadáver (Sarney, morto politicamente) para jogar no colo dos adversários.

  6. Pelo o que olhei em um video onde Flavio Dino inaugurava uma pça em Pinheiro na ultima sexta, chamando o atual gestor de ladrão ao vivo e a cores, acho que esse tipo de atitude ja mais deveria partir de um Governador de Estado, mas cabe ao povo escolher os seus representantes, só acho que ele com essa atitude não me representa, para avaliar se ha roubos ou não nas instituições existe o MP e a Justiça Federal. Em 2018 não votarei nesse cara,estou arrependido por ter votado em 2014.

Os comentários estão fechados.