Um relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na quarta-feira (30) confirma que houve avanços significativos, durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), para o público infantil no Maranhão.
Os dados mais recentes referem-se ao período 2011/2014, exatamente o do último mandato da peemedebista, quando foram realizadas pesquisas em 148 municípios maranhenses.
Um dos fatores da melhora, segundo o Unicef, é a diminuição da taxa de mortalidade infantil: caiu 7% no estado, contra 5,2% no resto do país no mesmo intervalo.
Já o acesso das maranhenses ao pré-natal cresceu 32,7% – mais de 25 pontos percentuais a mais que a média no resto do país, de apenas 5,4%.
Ainda sendo os dados, a proporção de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 28,1% para 37,3%. E o número de bebês registrados antes de um ano de idade aumentou 4%, contra 1,1 no Brasil.
No quesito Educação, também houve relevante melhora. Entre 2011 e 2014, segundo o relatório do Unicef, a distorção idade-série nos municípios maranhenses caiu 9,2%, enquanto que em outras cidades brasileiras a queda foi de 7,9%.
Foram esses dados que permitiram ao Estado do Maranhão receber o chamado Selo Unicef, em evento que ocorrerá amanhã (2), no Palácio dos Leões.
Pingback: Unicef aponta avanços no governo Roseana Sarney e dará selo ao MA – Notícias dos Blogs
Materia do Estadão. “Confira quantos anos o brasileiro vive, em média, em cada Estado. ” O Maranhão tem a pior expectativa de vida do Brasil, com média de 70,3 anos. Perde para Piauí, Alagoas é Ceará.
e isso pq aumentou muito nos últimos anos…