O secretário de Transparência e Controle do Estado do Maranhão, advogado Rodrigo Lago, se deu mal ao tentar tirar onda com o anúncio do piso do magistério feito pelo Ministério da Educação em R$ 2.298,80.
Pela rede social do Facebook, o secretário postou: “O Governo do Maranhão paga o 2º maior salário do Brasil, R$ 4.985,43. É mais que o dobro do piso nacional, como mostra levantamento feito pela Secretaria de Transparência e Controle”.
Ocorre que o secretário, malandramente, omite que nesse valor pago pelo Governo do Maranhão já está inclusa a GAM, que é a Gratificação de Atividade de Magistério. Ou seja, uma vantagem pecuniária atribuída aos professores da educação básica.
A GAM foi uma conquista dos profissionais em educação ainda no governo Roseana Sarney (PMDB), após várias mesas de negociações com os trabalhadores (veja aqui).
O fato concreto, e isso Rodrigo Lago, de novo malandramente, esconde é que desde que ele é secretário de Estado, ou seja, há dois anos quando o governador Flávio Dino tomou posse no cargo de governador do Maranhão, os professores não têm aumento de salário.
Não fosse a GAM dos tempos de Roseana Sarney, o ordenado dos professores estaria mais baixo do que fiofó de cobra.
O que foi dessa vez não para dizer que Flavio Dino está colhendo frutos da gestão de Roseana? se o Maranhão fosse o Estado onde os salários dos professores é menor do país vocês estariam fazendo festa e acusando o comunista!
E também os servidores estaduais não tem o que é de direto que é a correção da inflação, desde 2015. Governo das mentiras.
Pingback: Governo Flávio Dino manipula dados sobre salários de professores – Notícias dos Blogs
SÓ PROMESSA: ESSE FOI O ¨GANHO¨ DOS PROFESSORES NO GOVERNO CORRUPTO DA SUA CHEFE OLIGARCA ROSEANA SARNEY, BLOGUEIRO!
? *AO MESTRE COM CARINHO*
Governo Flávio Dino paga maior salário do país aos professores.
ENVIE ISSO AO SEU AMIGO PROFESSOR E RECEBA UM DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS DE VOLTA.
*Eu fiz e deu certo*
É isso mesmo! E esquece que pode manipular os números, mas não consegue manipular a opinião de milhares de professores que estão esperando a hora certa pra dar a resposta.
E o aumento q os professores tiveram em 2015 já foi agendado pelo governo Roseana e ele (Gov.Flávio Dino ) que levar o mérito. No ano de 2016 não houve reajuste e agora (2017) estão cogitando aí os 7% (menos do q o percentual dado pelo Mec. O governo quer aliquilar com a classe dos professores. Vergonha nacional!!
Se fossem só os professores… Servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão estão há dois anos sem suas perdas salariais, previstas na CF, mas infelizmente o governador não a conheçe. Assim como os PMs, Policiais Civis, Agentes Penitenciários e por aí vai… Volta Roseana!!!!
A GAM faz parte do salário de todos os professores de todas as redes. E foi dito que o salário e não o piso, então a gam faz parte. Além disso, essa gratificação não foi conquistada através de negociação e sim devido a meses de greve que fizemos. Só foi concedido devido a pressão que fizemos com a greve de mais de três meses.
então, tá…
Não importa para quem vão os dividendos políticos.
O que importa mesmo é que o Maranhão paga, efetivamente, um dos melhores salários aos professores da educação básica.
Pena que isso não se traduza na melhoria do ensino.