Descarte irregular de lixo ainda é problema em São Luís

 

O descarte irregular continua sendo a maior preocupação do município no que diz respeito à gestão de resíduos em São Luís. Reportagem exibida hoje na TV Mirante mostrou que, por dia, a Prefeitura de São Luís recolhe na capital maranhense cerca de 300 toneladas de lixo descartado em locais inapropriados.

Além dos prejuízos óbvios para a saúde, como a proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças, o problema está na raiz dos alagamentos registrados recentemente no período chuvoso. O lixo descartado irregularmente é levado pela enxurrada e entope canais e galerias, impedindo o escoamento da água da chuva.

É preciso reconhecer que há trabalho sendo feito no município em relação ao tema. São Luís agora possui Ecopontos – locais em que a população pode entregar materiais volumosos como restos de obras ou móveis velhos, por exemplo. E Em alguns pontos, o recolhimento de resíduos é feito até três vezes por dia, conforme informou a Prefeitura. Por mês, segundo a reportagem da Mirante, o serviço custa R$9,5 milhões aos cofres públicos municipais – verba que, não houvesse o descarte irregular, poderia talvez ser aplicada em outros setores em benefício da cidade.

Investimento existe. É preciso apelar, agora, à educação e à consciência de empresas e cidadãos. A cidade agradece.

4 pensou em “Descarte irregular de lixo ainda é problema em São Luís

  1. Realmente, o trabalho é árduo, pois faça chuva ou faça sol, a gente olha os laranjinhas (funcionários da limpeza pública) nas ruas trabalhando, basta andar por São Luís para constatar isso. Teve a criação dos ecopontos, desativação do aterro da ribeira, entre outras melhorias nessa problemática, mas o volume de resíduos irregulares não diminui nas ruas, o que comprova que o problema não vem do Poder Público, mas sim da própria população.

  2. A população precisar a aprender que lugar de lixo é no lixo. Enquanto não aprendem, nossas ruas ficam sujas e a cidade uma zona quando chove.

Os comentários estão fechados.