Peixe Camarada: Levi Pontes é denunciado ao Conselho de Ética

A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) protocolou ontem (10) na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um requerimento solicitando o encaminhando de representação para a Comissão de Ética da casa contra o deputado Levi Pontes (PCdoB). No documento, a deputada narra os fatos em que o comunista supostamente pretendia se apoderar de uma ação da Prefeitura de Chapadinha para fins eleitoreiros, através da distribuição de peixes para famílias carentes do município (saiba mais).

“Quero anunciar que estou protocolando nesta casa hoje uma representação para a Comissão de Ética instaurar processo disciplinar, apurar os fatos e as provas, referente a prática irregular e grave desempenhada pelo deputado Levi Pontes, no qual pleiteia favorecimento e vantagens eleitorais com recursos públicos. No áudio há fortes indícios de corrupção, improbidade administrativa, desvio de recursos públicos e abuso de poder político com fins eleitorais. Além de manifesta quebra de decoro parlamentar. Vou adotar as medidas legais também junto ao Ministério Público Estadual e Eleitoral”, disse Andrea Murad da tribuna.

Um áudio do deputado Levi Pontes foi publicado em sites e nas redes sociais, supostamente falando que possui “cota de peixe” e que ele iria destinar para suas lideranças, vereadores “insatisfeitos” e até outros municípios de sua base eleitoral. A distribuição de peixes pela Prefeitura de Chapadinha na época da Semana Santa é considerada praticamente uma tradição conforme notícias publicadas pelo próprio município nos últimos anos, fato destacado pela deputada Andrea Murad na tribuna e na representação contra o deputado Levi. Em trecho desse áudio, o deputado do PCdoB afirma:

“Por favor, veja a sua, dos vereadores todos nossos que tão insatisfeitos… da necessidade de uma cota pra mim bem antes que na hora que o peixe chegar em Chapadinha, para os nossos municípios tipo Santa Quitéria, São BeneditoAí tu vê, São Benedito foi porque me pediu e eu fiquei de mandar deixar no meu carro…Ele [prefeito de Chapadinha] tem compromisso de me eleger. Não é só votar em Chapadinha”.

Andrea Murad considera a postura do deputado “vexatória, imoral e ilegal”. De acordo com o artigo 12 do Código de Ética e Decoro Parlamentar constituem-se atos incompatíveis praticar irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos dele decorrentes, inclusive a atuação em causa própria; e ainda pleitear ou usufruir de favorecimento ou vantagens pessoais ou eleitorais com recursos públicos.

“Importante que a Casa não feche os olhos pra esse caso revoltante, protagonizado por um deputado estadual. Proponho na representação que protocolei junto a mesa hoje que a Comissão de Ética tome as medidas cabíveis destinadas a combater os atos Incompatíveis com a Ética e o Decoro Parlamentar, podendo até punir o deputado Levi com a perda do mandato ou com a suspensão temporária do exercício do mandato”, disse Andrea Murad.

5 pensou em “Peixe Camarada: Levi Pontes é denunciado ao Conselho de Ética

  1. por favor interceda por nós professores das unidades prisionais do estado ja estamos com 5 meses sem receber os nossos proventos. nunca foi assim em outros governos. e detalhe que é uma parceria com o governo federal todo mês vem o dinheiro nos ajude faça uma investigação e denuncie essa hulmilhação.

  2. Como se Andréa não soubesse que em quase todo o Estado do Maranhão os prefeitos não entregam o peixe para os vereadores aliados e eles distribuem só para os eleitores que votam nos seus grupos políticos! esses deveriam fazer igual o de Pinheiro que está cadastrando as pessoas para receber o pescado através dos programas sociais. a pessoa depois de cadastrada apresenta o seu cartão da bolça família e um documento com foto e recebe seu peixe sem atravessador.

    • Bolça?
      Nem aquela pequena bolsa se escreve assim.
      Vê aí como é que é:
      “Definição de Bolça
      Flexão do verbo bolçar na: 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo, 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo”
      fonte: https://www.dicio.com.br/bolca-3/

  3. “Bolça”, isso é a prova cabal e incontestável da falência do ensino em nosso pais, eu leio os jornais de nossa cidade, os blog e outros informativos e encontro muitas ofensas contra as regras gramaticais, contudo, isso não ocorre com as revistas veja, época, isto é e os jornais dos grandes centros, portanto, indago: estaria os jornalistas e alunos dos grandes centros estudando mais as regras gramaticais?

    • mas quem escreveu bolça foi um comentarista, amigo… pq essa revolta contra nós jornalistas maranhenses?

Os comentários estão fechados.