Nova Olinda vive triste realidade após mudança de gestão

Nova Olinda do Maranhão, distante 342km de São Luís, vive uma triste realidade após a vitória de Iracy Weba, eleita prefeita numa disputa apertada e cheia de fortes indícios de fraude.  Após cinco meses sob novo comando na Prefeitura, a população novaolindense sente os efeitos de uma prefeita de fachada, já que o Executivo municipal é comandado de fato pelo marido, o deputado estadual Hemeterio Weba (PV).

Prova disso é que, desde que elegeu a mulher, o parlamentar passa mais tempo em Nova Olinda do que na Assembleia Legislativa, onde deveria cumprir seu mandato.

Membros da oposição e servidores públicos denunciam que nos últimos meses começou uma séries de demissões e perseguições de toda ordem.  Até concursados viraram alvo do deputado/prefeito. Com medo de retaliações, muitos preferem o silêncio.

Outro dado que chama atenção diz respeito à lentidão no andamento do processo de cassação de Iracy Weba. De acordo com a oposição, há provas consistentes de abuso de poder político e econômico havido durante as eleições de 2016.

Mesmo assim, o processo não anda.

A ação contra a prefeita está adormecida há quase seis meses sem qualquer tipo de movimentação na Comarca de Santa Luzia do Paruá, enquanto outros processos semelhantes caminham naturalmente para uma resolução. Quem entra no site da Justiça eleitoral procurando informações sobre o processo de Nova Olinda se depara com situação sigilosa e em averiguação.

É, no mínimo, curioso….