A deputada estadual Nina Melo (PMDB) apresentou projeto de lei para conscientizar crianças e adultos da importância da vacinação, a fim de que o Maranhão reverta a situação atual, em que deixou de atingir o público alvo de várias vacinas, como é o caso do rotavírus humano (queda de 95,35% em 2015), poliomielite (queda de 84,42% em 2016) e HPV (Há cerca de 20 mil doses que serão descartadas até agosto devido ao prazo de validade).
As autoridades apontam que esse quadro se deve à veiculação nas redes sociais de que as vacinas são prejudiciais à saúde, em comentários totalmente despidos de substrato técnico, mas que possuem alta permeabilidade na sociedade, o que poderia estar desencadeando esse comportamento repulsivo à vacinação.
“Este é um projeto para que possamos reverter os atuais índices e possamos alcançar a população a ser vacinada. Para se ter ideia, o câncer que mais mata no nossa Estado é o câncer de colo de útero e muitas jovens, de 9 a 14 anos, não estão sendo imunizadas do HPV! Precisamos que essas jovens sejam alertadas e vacinadas, em todas as doses recomendadas, para que não sejam vítimas desse câncer agressivo, que tem prevenção”, alertou a deputada.
A proposta está em apreciação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa.
Essa Deputada é muito fraca, só apresenta coisas sem importância, ela foi muito bem votada em Lagoa do Mato e até agora nunca vi e nem ouvir falar que ela conseguisse mada pra Lagoa do Mato, e são amigos do vice governador Brandão.