O deputado Aluisio Mendes e o prefeito de Tuntum e presidente da Famem, Cleomar Tema Cunha, cumpriram extensa agenda de compromissos em Brasília nesta terça-feira. Eles foram recebidos em audiências na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Ministério da Saúde, no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Câmara Federal, tratando da destinação de recursos federais para a realização de obras e serviços em municípios maranhenses.
Com o presidente da Funasa, Rodrigo Dias, eles trataram de recursos para a área de saneamento básico, abastecimento de água e a conclusão do aterro sanitário em Tuntum. O presidente da Famem defendeu investimentos da União para a implantação de uma política regional de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Em seguida estiveram no Ministério da Saúde, discutindo a efetivação de médicos do Programa Saúde da Família.
No Tribunal de Contas da União, Aluisio Mendes, Tema Cunha e assessores jurídicos da Famem foram recebidos pelo presidente Raimundo Carreiro e pelos ministros Bruno Dantas e Walton Alencar, a quem expuseram a necessidade de uma definição do órgão sobre a destinação dos recursos dos precários do Fundeb. “Queremos que os órgãos de controle externo amparem legalmente os municípios maranhenses para que os gestores possam utilizar as verbas de maneira responsável, constitucional e em total benefício da população”, ressaltou o deputado.
A agenda foi encerrada com o atual presidente da Câmara Federal, o maranhense André Fufuca. O presidente da Famem pediu o apoio do parlamentar para que os municípios do Maranhão não sofram novo corte de recursos federais para a saúde pública, que este ano já perdeu R$ 7 milhões. “Unimos forças para que a população maranhense tenha assegurado o direito a assistência também do governo federal”, concluiu Aluisio Mendes.
Esse Tema não é aquele que foi preso pela PF, ele paga 300 reais a funcionários em Tuntum e está a 5 meses atrasado.
Te sai de Tema Aluízio, ele já foi uma vez, agora vai dinovo e tu vai junto agora, o que esse homem tem feito no município que ale diz que administra, foi mexer no dinheiro do povo, ele é por que confunde, o dinheiro é do povo e ele acha que é dele e vai ficando com o mesmo, povo de Tuntum tem sofrido com essa gangue, rs