Maranhão apresentou péssimo desempenho no terceiro Estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE), que analisou os efeitos da crise nos estados, comparando os cenários econômico e social das 27 unidades da federação com o patamar exibido em 2014. A pesquisa, realizada pela consultoria Macroplan, constata que em 2015, primeiro ano do governo Flávio Dino (PCdoB), o estado apresentou os piores resultados no ranking geral e na maioria dos indicadores pesquisados.
O estudo analisou 28 indicadores de nove áreas específicas – educação, juventude, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, condições de vida e institucional. Em cinco delas (educação, juventude, saúde, desenvolvimento social e condições de vida), o Maranhão ocupa as três piores posições. O levantamento aponta um expressivo retrocesso no biênio 2014-2015. Os dados comprovam que já em seu primeiro ano de gestão, o governador Flávio Dino foi incapaz de posicionar o estado nem mesmo em posições intermediárias nos setores avaliados.
O destaque local mais negativo foi a área de desenvolvimento social. Nesse quesito, o Maranhão passou a ocupar a lanterna em 2015, após sucessivos anos acompanhando o ritmo nacional de crescimento, cujo ápice foi registrado em 2014, quando o percentual de pobres por região atingiu a mínima histórica.
O diretor da Macroplan responsável pelo estudo, Gustavo Morelli alerta que o quadriênio de 2015-2018 deverá ser perdido do ponto de vista de avanços que reduzam a distância do Brasil de países desenvolvidos, situação que se agrava no Maranhão por seu desempenho pífio em relação a outras unidades federativas.
Ranking geral
No ranking geral do IDGE – que sintetiza o desempenho dos estados no conjunto dos indicadores – São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná, ocupam as melhores posições. Na lanterna ficam Roraima, Pará, Piauí, Alagoas e Maranhão.
Resultado de amostras como esta o resultado e obtido de um ou mais anos atras.
Tudo isso é um reflexo, de quatros governos seguidos da perversa Roseana Sarney e Jorge Murad.. e a camdaba de parasitas da sarneyzada..
2014-2015 ? Ah ! O Governo Flávio Dino ?
Fique tranquilo, entre 2019 e 2022, os índices serão melhores, pois já resultantes do primeiro governo Flávio Dino. O que está aí ainda resulta do malfadado 2009/2014 , o pior governo da vida da Branca.
Gilberto, eu não tenho nada a ver com o governo de Flávio Dino. Mas pelo amor de Deus, criticar o governo atual pelos péssimos indicadores sociais do Maranhão, referente ao ano de 2015, é uma sandice ou um partidarismo político fanático. Nenhuma oposição ferrenha, consciente e racional teria argumentos para uma acusação desse nível. Senão vejamos: indicadores sociais de qualquer sociedade não são melhorados de uma ora para outra, ou seja, depende de boas políticas públicas, de desempenho da economia nacional, dos investimentos do setor produtivo, de disponibilidade orçamentária para infraestrutura, geração de emprego e renda pelo menos num quadriênio. Flávio Dino tem apenas 2 anos e meio de governo; por outro lado, Roseana governou o Maranhão por 4 vezes, e o grupo ao qual ela faz parte teve forte influência sobre o Estado por 50 anos. Então, culpar Flávio Dinos pelos baixos índices de desenvolvimento do Estado é piada de mau gosto. Estou escrevendo isso, não por interesse político-partidário, e sim, como leitor com ponto de vista crítico, independentemente, de quem esteja no poder.
Esses indicadores já tem 20 anos que tá assim..
AINDA NÃO TINHA VISTO TANTA BABAQUICE, A MAIS DE CINQUENTA ANOS O MARANHÃO É ATRASADO E ACREDITO QUE ESSA EMPRESA OU FOI COMPRADA OU INVENTOU. TENTANDO ASSIM IMPRESSIONAR A POPULAÇÃO DE QUE O GOVERNO DINO NÃO TRABALHA. AGUARDEM QUE O POVÃO VAI REELEGEREM E O CRESCIMENTO VAI AUMENTAR, ELE TEM FEITO MUITO MAIS EM POUCO TEMPO, O QUANTO A “OLIGARQUIA” NÃO FEZ EM CINQUENTA ANOS!!!
Todo e qualquer profissional deveria ter um minimo de ética. Esse blogueiro é capaz de tudo para defender a mamada que sem dos Sarney.
Claro … a mirante parou de divulgar indicadores falsos…kkk
Sério isso…40 anos dessa família impronunciável saqueando os cofres públicos e você tem a pachorra de publicar isso !!!
Isso é jornalismo????
Claro … a mirante parou de divulgar indicadores falsos…kkk
Sério isso…40 anos dessa família impronunciável saqueando os cofres públicos e você tem a pachorra de publicar isso !!!
Isso é jornalismo????