Profissionais de Enfermagem realizarão amanhã (6) um ato público na porta do Ministério Publico Federal (MPF). A mobilização, marcada para as 8h da manhã, é decorrente das suspeitas de fraude durante as eleições para o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN), realizadas no dia 1º de outubro. A vencedora foi a Chapa 2.
Vários profissionais de enfermagem divulgaram em suas redes sociais que não conseguiram votar nas eleições 2017. O pleito, que aconteceu pela primeira vez através da internet, teve problemas como o travamento do sistema, o que ocasionou uma prorrogação de 12 horas na votação. Além disso, eleitores chegaram a receber mensagem de que já haviam votado, mesmo antes do votar.
As chapas concorrentes já acionaram a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para que os supostos fraudadores sejam identificados e punidos. A Comissão Eleitoral também foi comunicada dos fatos ocorridos e uma ação anulatória das eleições foi protocolada na Justiça Federal.
Um dos casos divulgados na internet foi do profissional de enfermagem Adriano Oliveira, que, ao tentar votar, recebeu a mensagem: “Eleitor já possui registro de voto”.
Essa dificuldade de voto impactou diretamente centenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Para ter acesso ao voto, o profissional deveria acessar o portal www.votaenfermagem.org.br inserir seu CPF ou número do COREN e solicitar a senha. Esta era enviada para o email ou SMS que consta no cadastro do profissional junto ao Conselho, mas o número do telefone também pode ser mudado no momento da solictação da senha.
O mesmo aconteceu comigo quando tentei votar apareceu uma mensagem que Eu não pertencia ao Regional do Maranhão muitos colegas passaram pela mesma situação, espero que os responsáveis sejam punidos.