Inelegibilidade de Lula enfraquece palanque de Flávio Dino

De O Estado

(Foto: Diego Chaves/O Estado)

A condenação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) a 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro pode representar abalo à pretensão de reeleição do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O petista teve a condenação confirmada pelos desembargadores Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Ele já havia sido condenado na primeira instância, por decisão do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná, mas a pena era menor: de 9 anos e seis meses estabelecida por Moro.

Com a manutenção da condenação, por unanimidade, existe a possibilidade real de o ex-presidente não conseguir registro de candidatura e ficar fora das eleições de 2018 – embora petistas garantam que ele será candidato -, porque foi condenado por um colegiado.

Se Lula não entrar no jogo, Flávio Dino perde aquele que seria seu mais forte cabo eleitoral na campanha.

Segundo as últimas pesquisas divulgadas no Maranhão, ainda no ano passado, o petista tem larga vantagem sobre todos os adversários no estado – historicamente um dos colégios eleitorais onde tanto Lula, quanto a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sempre tiveram votações estratosféricas.

Sem um candidato com essa musculatura para ajudar o comunista na tarefa de pedir votos Maranhão adentro, até mesmo aliados admitem que a missão será ainda mais difícil para o atual governador.

Petistas do MA perdem força na briga por espaço

Pré-candidatos a senador pelo Partido dos Trabalhadores, os professores Márcio Jardim e Nonato Chocolate também sofrem abalos significativos em suas pretensões com o revés de Lula.

Eles tentam desde o ano passado forçar o governador Flávio Dino (PCdoB) – como uma espécie de troca pelo apoio do PT -, a confirmar que um dos dois será seu candidato a senador em 2018.

Com Lula candidato, eles teria um poder de barganha maior. Sem o líder na disputa, o poder de fogo dos petistas maranhense diminui drasticamente.

“Sim [concordo que a condenação do Lula enfraquece nosso pleito por vaga na chapa de Flávio Dino]. O Lula seria o ‘elo’ da aliança mais à esquerda: PT/PCdoB e movimentos socais”, destacou Chocolate. Ele acrescenta, contudo, que o PT decidiu levar adiante o projeto de candidatura do ex-presidente.

Apesar disso, diz achar que o tempo de propaganda do PT ainda pode ser uma boa moeda de troca. “Se o Flávio quiser o PT na coligação, penso ser coerente ter vaga majoritária o partido com maior tempo de propaganda”, completou.

Por outro lado, Márcio Jardim sequer admitiu a possibilidade de Lula não ser candidato. “´Terá sua candidatura registrada e será candidato. O jogo ainda está sendo jogado”, afirmou.

10 pensou em “Inelegibilidade de Lula enfraquece palanque de Flávio Dino

  1. Com o grande trabalho que o Flávio Dino vem fazendo no Maranhão, ele não precisa de nenhum presidenciável pra reeleger..

    • Milton, você viu ontem no Jornal do MA segunda edição (ah, claro, só podia ser da emissora do Sarney, né) o aumento de óbitos por falta de clínicas de hemodiálise? O governo anterior deixou verba para a construção dessas clínicas, o governo atual prometeu desde 2015 e agora fala de “readequação” das construções como motivo da demora. Mas o “grande trabalho” do teu governador continua, certo?

  2. Essa matéria do panfleto partidário chamado o EMA , soa como piada kkkkk
    Cansei de ler no panfleto a insinuação de que certas “amizades do Lula” eram forte impeditivo de o mesmo mergulhar num apoio ao governador. Agora, condenado, tome pedra na Geni …
    Dizer que o governador perdeu seu mais forte apoio !?!?!? Ora, minha gente, o Flávio Dino não teve apoio do Lula e do PT quando se elegeu. Lula apoiou Roseana em 2006 e 2010. Apoiou Edinho em 2014 e levou taca junto. Aliás, para ser sincero, penso que o governador tem que somar todo apoio possível, mas o palanque mesmo que decide é o Eletrônico !!!
    Outra coisa, Márcio e Chocolate não se elegem nem vereadores .

  3. Rapá! Só vejo uma saída. Dino renuncia ao mandato para ficar livre para advogar para Lula. Certamente com o “brilhante” saber jurídico que tem demonstrado nas redes sociais livrará o petista da cadeia.

  4. 2014 Lula não esteve com o governador Flávio Dino e foi eleito, tá enganado, essa inelegibilidade do Lula muito pelo contrário fortalece a reeleição do Governador Flávio Dino.

Os comentários estão fechados.