Grupo vai criar associação de credores de precatórios no MA

Uma comissão de advogados está convocando todos os credores titulares de precatórios (pessoas físicas ou jurídicas) a participarem de Assembleia Geral nesta sexta-feira (2) para a criação da Associação dos Credores de Precatórios no Estado do Maranhão (ACPEMA). O objetivo é reunir todos os credores, inclusive servidores públicos, para acompanhar e fiscalizar o cumprimento pelo Governo do Estado do calendário de pagamento de precatórios, conforme determina a Constituição Brasileira. A Assembleia Geral de fundação da ACPEMA será realizada às 9h, no Edifício Executive Lake, no Renascença, próximo ao Atlanta Center.

Em dezembro passado, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional 99/2017 que instituiu novo Regime Especial de Pagamento de Precatórios para Estados, Municípios e Distrito Federal. A Emenda 99 ampliou, de 2020 para 2024, o prazo para que estes entes públicos atualizem o pagamento de precatórios, mas manteve a determinação de que eles destinem mensalmente 1/12 (duodécimo) de suas receitas líquidas correntes para o pagamento de precatórios, conforme já estabelecia o regime anterior (Emenda Constitucional 94/2016).

A dívida do Governo do Estado, inscrita em precatórios, considerando a administração direta e indireta, até o exercício de 2018, é de cerca de R$ 1 bilhão. “A Associação tem a finalidade de congregar todos os credores, inclusive aqueles vinculados a entidades sindicais, para que esses credores, conjuntamente, atuem no sentido de formular pedidos junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão, acompanhar o cumprimento do calendário de pagamento de precatórios e fazer com que o Governo do Estado, efetivamente, respeite o que determina a Constituição com relação ao pagamento de precatórios”, afirmou o advogado Pedro Duailibe Mascarenhas, assessor jurídico do Sindjus-MA, que integra a comissão pró-fundação da ACPEMA.

Na Assembleia desta sexta-feira, os credores do Estado, além de criarem a Associação dos Credores de Precatórios no Estado do Maranhão, irão elaborar e aprovar o Estatuto da ACPEMA e eleger a diretoria. Qualquer credor de precatório, servidor público, entidades sindicais, escritórios de advocacia; pessoas físicas e jurídicas podem participar.

3 pensou em “Grupo vai criar associação de credores de precatórios no MA

  1. Isso está me parecendo uma “artimanha”, para essa pseudo Associação querer “tungar” parcela de recursos dos incautos beneficiários dos precatórios.
    Com efeito, a ordem para pagamento de precatórios (dívidas da União; Estados e municípios e suas entidades) é fixada em lei, e, o TJMA cumpre fielmente a ordem cronológica de apresentação, com ressalva dos casos de prioridades (verba alimentar; idosos etc.).
    Na medida que o governo faz os repasses da verba, também fixada em lei, para o TJMA, os pagamentos são realizados.
    Portanto, penso que se trata de mais uma entidade com propósitos nada republicanos.

  2. Reafirmo a dispensa dessa tal Associação, porque todos os credores de precatórios já contam com seus respectivos procuradores (advogados), legalmente habilitados para representar os seus interesses junto ao Tribunal de Justiça.
    Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

  3. A OAB-MA já exerce essa função por intermédio da Comissão de direito do contribuinte e dos credores públicos.
    Tomara que esta Associação não sirva para fomentar o “balcão de negócios” na cessão dos precatórios.

Os comentários estão fechados.